Quantos bairros tem o Rio de Janeiro? 

Imagem aérea do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro também é conhecido como a Cidade Maravilhosa, pois possui belas paisagens naturais. Além disso, ele tem algumas vizinhanças conhecidas em todo o país, como Leblon e Ipanema; mas você já parou para pensar quantos bairros tem o Rio de Janeiro?

Segundo o IBGE, a capital carioca tem mais de 6 milhões de habitantes, o que faz dela a segunda cidade mais populosa do país. O Rio de Janeiro é dividido em quatro zonas: Sul, Norte, Oeste e Central e possui um pouco mais de 160 bairros. Confira, agora, a nossa lista de bairros do Rio de Janeiro.

Zona Sul do Rio de Janeiro

A Zona Sul do Rio de Janeiro é a região mais nobre e famosa da cidade. Afinal, alguns bairros da Zona Sul, como Leblon, Copacabana e Ipanema ficaram conhecidos em todo o Brasil por causa de músicas e novelas.

Essa região também concentra alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Jardim Botânico.  

Leblon

Um dos principais bairros dessa região é o Leblon, uma das vizinhanças mais valorizadas do Rio de Janeiro; possui um equilíbrio entre as áreas comerciais e as residenciais, bem como oferece boas opções de transporte, com estação de metrô e várias linhas de ônibus que atendem o bairro.

Essa vizinhança também possui muitas belezas naturais, como a Praia do Leblon, muito frequentada por turistas e moradores. Esse bairro ainda conta um mirante, no qual é possível tirar belas fotos com a Cidade Maravilhosa como pano de fundo, e com o Parque do Penhasco, que está em uma área de preservação ambiental.  

O Leblon também tem o Shopping Leblon, um dos centros de compras mais sofisticados do Rio de Janeiro. Esse bairro oferece, ainda, muitas opções de bares e restaurantes.

Zona Norte do Rio de Janeiro

Se você se pergunta quantos bairros tem o Rio de Janeiro, saiba que a maioria deles está localizada na Zona Norte, a mais populosa da cidade. Essa região também possui alguns pontos turísticos importantes, como o Parque Municipal Quinta da Boa Vista e o Museu Nacional.

Maracanã

Um dos principais bairros dessa região é o Maracanã, conhecido por abrigar o estádio mais famoso do Brasil. Para além disso, essa vizinhança também possui uma boa infraestrutura, com muitas opções de comércios, escolas e universidades e possui área bem arborizada.

A Zona Norte tem mais de 90 bairros. Sendo assim, além do Maracanã, essa região também conta com outros bairros importantes, como Andaraí, Tijuca, Praça da Bandeira, Méier e Bonsucesso. Portanto, se você quer saber quantos bairros tem a cidade do Rio de Janeiro, comece pesquisando as vizinhanças da Zona Norte.

Imagem aérea do Rio de Janeiro

Zona Central do Rio de Janeiro

A Zona Central do Rio de Janeiro possui muitos prédios históricos, pontos turísticos e vários museus, como o Centro Cultural do Banco do Brasil e o Museu Nacional de Belas Artes, além de abrigar o Sambódromo Municipal. Confira, a seguir, algumas características dos principais bairros dessa região.

Lapa

A Lapa é um dos bairros mais boêmios da cidade. Logo, se você gosta de curtir a vida noturna, vale a pena conhecer essa vizinhança. Nesse local, também estão localizados os Arcos da Lapa, que estão entre os pontos turísticos mais importantes da cidade.

Centro

O centro é um dos bairros do Rio com a maior concentração de construções históricas e monumentos arquitetônicos, como a Catedral Metropolitana, o Paço Imperial e o Theatro Municipal. Um outro ponto positivo é que essa é uma área bem atendida pelos meios de transporte públicos. Diante disso, é fácil acessar tal região.

Zona Oeste do Rio de Janeiro

Outra área importante para quem quer saber quantos bairros tem o Rio de Janeiro é a Zona Oeste, a segunda região mais populosa da cidade, tanto que possui quatro subprefeituras. Essa zona também concentra a maior parte dos corredores de BRT. 

Barra da Tijuca

Um dos principais bairros dessa região é Barra da Tijuca, muito conhecida devido à sua orla, que possui 14,4 km de extensão, o que faz dela a maior praia do Rio de Janeiro. 

As distâncias entre as atrações desse bairro são grandes, por isso muitos moradores têm mais de um carro na garagem. Entretanto, o bairro é bem atendido pelo transporte público.

Esse bairro também possui um grande número de shoppings, como o Village Mall, o Barra Shopping e o New York City Center. Além disso, a Barra da Tijuca também oferece muitas opções de restaurantes e bares.

Encontre seu imóvel no Rio de Janeiro com o ZAP!

Agora que você já sabe quantos bairros tem o Rio de Janeiro e quais são as principais zonas da cidade, já pode começar a procurar um imóvel para alugar ou comprar na Cidade Maravilhosa. 

No site do ZAP Imóveis, há várias opções de casas, apartamentos e salas comerciais nos principais bairros do Rio de Janeiro. Sendo assim, certamente, você vai encontrar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades.

Logo, acesse o site do ZAP e pesquise o tipo de imóvel de sua preferência. Você pode, ainda, usar alguns dos filtros que o ZAP disponibiliza para facilitar a sua busca. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas