Zap Móveis

Medidas simples podem prevenir acidentes com elevadores

Spread the love
Moradores também devem ser alertados quanto aos riscos (Foto: Divulgação)

Moradores também devem ser alertados quanto aos riscos (Foto: Divulgação)

Medidas simples, mas muitas vezes deixadas de lado, ajudam a garantir o bom funcionamento e a segurança dos elevadores residenciais, prevenindo acidentes como o que ocorreu no fim do mês passado, em São Paulo. Na ocasião, 11 pessoas ficaram feridas na queda de um elevador de um prédio residencial. A causa teria sido o excesso de peso.

Além de estimular o uso correto do equipamento, afixando as dicas da empresa responsável pela manutenção nos quadros de aviso do condomínio, o síndico deve observar regularmente o seu funcionamento, para verificar se há qualquer tipo de alteração.

Os moradores também devem ser alertados quanto aos riscos de acidentes causados por brincadeiras dentro do elevador, como pular, balançar ou forçar a abertura da porta automática. Crianças menores de 10 anos não devem utilizar o elevador desacompanhadas, já que em situações de emergência podem ter dificuldades para pedir ajuda.

Segundo Raquel Bueno Tomasini, gerente da administradora Lello, o elevador deve ser desligado se houver desnível da cabine; quando o equipamento estiver parando entre dois andares, ou ainda se movimentando com a porta aberta.

“Nesses casos, a empresa de manutenção deve ser acionada imediatamente. São sinais claros de que o elevador está com problemas técnicos”, diz.

Diretor de segurança da empresa Otis, Antônio Carlos Barboza ressalta que a casa de máquinas deve ser mantida limpa, ventilada e bem iluminada, para que os técnicos possam trabalhar a qualquer hora. O espaço também não deve ser usado como almoxarifado, e muito menos frequentado por moradores ou estranhos:

“Deve-se verificar também se não há infiltração de água da chuva ou de outras fontes. E, durante a manutenção, a chave-geral da casa de máquinas deve ser bloqueada, para impedir que alguém a ligue durante o trabalho dos técnicos.”

Para facilitar a comunicação, em caso de alguma parada ou incidente, Barboza recomenda a instalação de um interfone dentro da cabine. Outra dica importante é evitar a queda de água ou de produtos de limpeza no poço. Eles podem provocar danos na porta. Por fim, deve-se respeitar os limites de peso.

 

LEIA MAIS:

INADIMPLÊNCIA ALTA GERA CASTIGO COLETIVO EM VÁRIOS CONDOMÍNIOS

AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA TORNAR EDIFÍCIOS E IMÓVEIS ACESSÍVEIS A TODOS

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas