Zap Móveis

Motor home rodas são verdadeiras casas sobre rodas e podem ser personalizados

Spread the love

Janeiro e fevereiro, meses de férias, hora de viajar… Quem nunca pensou em pegar uma estrada meio sem rumo, sem precisar fazer reserva em hotel, parando no lugar e na hora em que quisesse? Os motor homes oferecem essa liberdade, pois são verdadeiras casas sobre rodas.

O acabamento pode ser modificado (Fotos: Divulgação)

De acordo com Odirlei Pasa, proprietário da Neway RVS Projetos Especiais, empresa de Novo Hamburgo (RS) que comercializa esses veículos, os motor homes podem custar de R$ 50 mil até R$ 600 mil, dependendo do veículo utilizado e do tamanho, e são preparados sob encomenda. A entrega demora cerca de seis meses e, normalmente, o proprietário vai até o local buscar e já sai de lá viajando.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

“Temos padrões de veículos, mas o acabamento pode ser modificado, feito ao gosto do cliente”, explica. Segundo ele, um dos modelos mais procurados atualmente é um Iveco, com 8,5 metros de comprimento, que acomoda seis pessoas.

O modelo conta com um quarto com cama de casal, um banheiro, uma sala-cozinha com sofá-cama para duas pessoas e há outra cama de casal sobre a cabine do motorista.

Um modelo de motor home da Iveco

Entre os equipamentos que o Iveco Daily oferece estão: refrigerador duplex; micro-ondas 30 litros; dois fogões com dois queimadores (cooktop), interno e externo; depurador para o fogão interno; condicionador de ar de teto centralizado; home theater com DVD, radio, USB; além de três televisores de LED de 26 polegadas – para a sala, quarto e área externa.

Possibilidades que a casa sobre rodas oferece

Embora esses motor homes já venham prontos, com móveis e eletrodomésticos, também é possível dar seu toque especial e fazer sua própria decoração. A arquiteta Luciana Corrêa sugere que os móveis sejam retráteis, pois, assim, uma cama ou uma mesa podem liberar espaço para outras atividades enquanto não estiverem sendo usadas. Ela explica que a ferragem para esse tipo de mobiliário costuma ser específica.

“Em geral, as pessoas levam apenas o essencial para o motor home, então não há necessidade de prateleiras com livros e outros objetos, podendo ser substituídas por armários. Além disso, prateleiras abertas com muitas coisas expostas podem causar desconforto visual e armários fechados eliminam essa sensação.

Outra tendência, na opinião de Luciana, são os adesivos, que decoram e não ocupam espaço. “Procure usar móveis que, apesar de bonitos, não tenham muitos detalhes para não exigir muita manutenção e limpeza. Esse tipo de local é para ser usado em viagens, férias e não deve ocupar seu tempo”, alerta.

Ela recomenda que as cores sejam usadas com cautela, mas sem deixar o ambiente neutro demais, pois pode ficar impessoal. Nos quartos, uma boa dica é a cama com gavetas embaixo. “Usar o mesmo piso em todos os ambientes trará a sensação de amplitude”, diz Luciana. Além disso, ela recomenda que as principais necessidades e hábitos sejam listados antes de decorar o ambiente. “Se não costuma levar muitas pessoas, não sobrecarregue o local com muitas cadeiras, camas etc. Neste caso, o menos é mais”, ensina.

Quarto moderno e sofisticado

Dia a dia – Para quem tem curiosidade sobre como é o dia a dia a bordo do motor home, saiba que eles contam com reservatório de água, que pode variar de 100 litros a 1.000 litros, na média. “Tem bomba de água nas torneiras, aquecedor para fornecer água quente para o banho ou para lavar louça e para cozinhar”, explica Pasa.

Existem três reservatórios – de água potável, servida e detritos. A água potável é enviada ao chuveiro por meio de bomba d’água, que é acionada quando o registro abre. Essa bomba manda água fria diretamente e também passa por um aquecedor que vem ao misturador do chuveiro. A água usada no banho vai ao tanque de água servida e, depois de algum tempo, o tanque é esvaziado. O sanitário tem também o tanque de detritos para acumular as descargas.

Ele complementa que há três fontes de energia: a de 12V, que vem por meio de bateria, que gera a iluminação; a energia alternada, de 127V ou 220V, vem de fonte externa, pois o carro pode ser conectado a uma tomada. Há também o gerador de energia, que vai dentro do veículo e normalmente usa gasolina ou óleo diesel. Além disso, há o inversor de baterias, que transforma a energia de 12V em 220V.

Cozinha pequena, mas muito bem planejada

Pasa explica que, no motor home, tudo é otimizado. “Hoje o nosso produto mais popular tem pouco menos de 20m², sendo um quarto de casal, box, banheiro, cozinha, sala, cabine e um dormitório acima da cabine”, detalha. Esse é praticamente o mesmo espaço de alguns apartamentos comercializados em São Paulo, com a diferença de que o motor home pode levar seus moradores para onde eles quiserem.

“O veículo já vem pronto para uso, com estofamentos em tecido e couro, pastilhas decorativas, granitos, louças sanitárias, piso, luzes diretas e indiretas, e tudo pode ser customizado de acordo com o gosto, já que é a casa da pessoa e ela pode escolher”, diz Pasa.

É possível abusar do bom gosto nos acabamentos

O arquiteto Augdan de Oliveira Leite concorda que, quando se compra um motor home novo, há vários padrões de acabamento que se pode escolher. Mas no caso de um usado, também é possível personalizar. “Você pode colocar papel de parede, piso vinílico que possa ser lavado, com padrão que imita madeira, por exemplo, para dar acabamento melhor”, sugere.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas