Zap Móveis

Organização: confira um checklist para manter as tarefas domésticas em dia

Spread the love

Agradeço a todos vocês, queridos leitores, pela carinhosa e empolgante forma que fui recebida em minha primeira coluna aqui no Pense Imóveis. Fiquei encantada com a receptividade!

Como prometi, a partir de hoje, você terá uma ferramenta para deixar as rotinas domésticas mais práticas, rápidas e fáceis. No checklist abaixo – que você pode baixar, imprimir e deixar em um local de fácil visualização –, dividi a casa em seus diferentes cômodos, como quarto principal, sala, cozinha etc. Para cada um deles, há uma lista de tarefas, que podem ser feitas em determinados dias da semana, de acordo com a sua escolha. Você também pode indicar se as atividades serão cumpridas apenas quinzenalmente. Assim, elas não serão mais esquecidas, e você se sentirá completamente satisfeita com os resultados.


baixe-checklist

 

Apesar do material ser bem detalhado e abrangente, faça todas as adaptações necessárias para satisfazer suas reais necessidades de limpeza e organização, ok? Para melhor aproveitamento, aqui estão algumas dicas:

>> Se é você quem cuida de sua casa, comprometa-se com uma rotina. Veja de que forma as atividades podem ser menos cansativas e mais produtivas.

>> Uma casa pode seguir as mesmas características de uma empresa, com rotinas de funcionamento e colaboradores motivados a fazer um bom trabalho. O chefe, contudo, é você. Sendo assim, cobre metas e prazos – nem que seja de você mesmo!

>> Se você possui uma profissional doméstica, antes de estabelecer o checklist, converse com ela sobre os benefícios e a importância de termos uma rotina pré-definida – e organizada – para melhorar a qualidade do serviço prestado e o tempo dela em sua casa.

>> Caso você conte com uma diarista, adapte as rotinas – sempre com bom senso – para ela ter tempo de deixar tudo da forma que você deseja. Eleja suas prioridades e converse com ela abertamente sobre essas questões.

>> Pergunte-se: estou satisfeita (o) com minha casa e com a forma com que ela é limpa e organizada? Se a sua resposta for negativa, oportunize uma forma diferente de fazer as tarefas. Abra-se ao novo e a novas possibilidades. Vai dar certo!

>> Fale, converse e debata com todos os envolvidos sobre o que você gosta ou gostaria que fosse diferente. Por exemplo, se você tem um “bagunceiro” de plantão em casa, estipule tarefas e regras. Você só atingirá seu objetivo com participação e conversas sinceras sobre a integração de todos.

Organizar é contagiante e empolgante. Promova o inicio desta transformação e veja como, aos poucos, todos em sua casa irão aderir a esta forma de se viver. Afinal, organizar é tornar fácil tudo o que é difícil.

Uma semana impecável a todos e até quinta que vem!

Colunista Rosângela Campos

busca-imóvel-pense vender-imóvel-pense

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas