Zap Móveis

Descubra o como colocar drywall de forma prática

Imagem de como colocar drywall
Spread the love

O drywall é uma estrutura com uma alta versatilidade e resistência. Ele divide ambientes, funciona como isolamento sonoro e também pode servir para colocar iluminação e até criar nichos. Por isso, vamos ensinar como colocar drywall e deixar sua casa do seu jeito.

Geralmente, esse sistema construtivo é feito de gesso acartonado e estrutura metálica, sendo usado, principalmente, em paredes internas. Ele também pode ser feito com placas cimentícias ou madeiras.

A seguir, separamos algumas dicas de profissionais do site Engenheiro no Canteiro para que você consiga instalar o drywall de forma simples. Veja também quais são os espaços em que você pode usar paredes desse material, além dos erros mais comuns de instalação.

Onde usar a parede de drywall?

Com aplicação variada, a parede de drywall pode ser usada em diversas situações de construção em uma residência. Uma delas são as divisórias, paredes que não separam totalmente dois ambientes, mas precisam de isolamento acústico.

O método também pode ser aplicado nos chamados shafts, regiões de passagem de tubos, dutos e outros sistemas hidráulicos. Outra forma de usá-lo é onde não são suportadas as paredes de alvenaria. Nesses casos, saber como colocar drywall é a melhor saída.

Confira quatro passos de como colocar drywall

Afinal, como instalar o drywall? Se você é o tipo de pessoa que gosta de fazer sua própria reforma, instalações e reparos em sua casa, vai perceber que a instalação do drywall é um processo bem intuitivo.

1 – Defina um planejamento

O primeiro passo para fazer a instalação é definir o local das paredes, portas e janelas. Para isso, basta fazer os desenhos com as medidas e posições de cada item. Isso ajuda a comprar materiais na medida certa e evita erros e desperdícios.

Além disso, é preciso definir por onde vai ser iniciada a colocação das placas. Em lugares molhados, como banheiros e cozinhas, é recomendável o uso de uma placa que seja resistente a umidade. Geralmente, esse tipo possui a cor verde.

Nesse esboço, posicione as tomadas conduítes e os canos do ambiente. Se for apoiar uma TV, é importante colocar um reforço. Por fim, cheque se tem todas as ferramentas para drywall. É preciso usar parafusos e perfil específico para a instalação, porque materiais diferentes podem causar corrosão.

2 – Como fazer a montagem e estrutura

Para fazer a montagem, é necessário colocar os perfis metálicos presos no piso e no teto. Isso porque são eles que seguram a parede no lugar. Além disso, é preciso que seja feita uma marcação da estrutura, pois ela deve ficar uma em cima da outra para ficar alinhada.

Em seguida, é só colocar uma banda acústica entre o piso e a parede. Ela é uma fita emborrachada que evita a passagem de som entre os ambientes. No entanto, se o local não precisar de isolamento acústico, esse item é desnecessário.

Imagem de como colocar drywall

Depois, os perfis metálicos podem ser presos com parafusos e pinos, sempre na vertical. Além disso, é importante que cada estrutura tenha um distanciamento de 60 cm para a instalação da placa de drywall. Nessa parte, tome cuidado para que a fresta entre as placas coincida com o meio do montante.

3 – Fixação das placas de gesso

Para fazer a instalação das placas é preciso prendê-las cerca de 1 cm acima do chão. Para isso, você pode usar pedaços de placa para fazer o apoio. Depois, é só aplicar a massa para tampar a fresta da parede.

É preciso ter atenção com as placas que estejam muito próximas às portas e às janelas, pois elas podem receber mais tensões e causar trincas. Por isso, o recomendável é que as juntas entre as placas fiquem 20 cm longe das quinas.

Os parafusos devem ser aplicados a cada 25 ou 30 cm de distância. Além disso, eles devem ficar a cerca de 1 cm da borda da placa. Por fim, a dica é fazer as placas de um lado, colocar os isolamentos e as tubulações e depois fazer o outro lado.

4 – Como fazer o acabamento?

Para fazer o acabamento da parede, é preciso passar massa, fita de papel microperfurado e depois mais uma camada de massa. Essa aplicação é importante para que as juntas fiquem lisas e uniformes.

Para tampar os parafusos, é só passar a massa com uma espátula, fazendo uma espécie de “x” sobre eles. Em alguns casos, é preciso lixar algumas vezes até que a textura fique com a aparência desejada.

Veja os principais erros de instalação

  1. falhas de isolamento acústico: é preciso estar atento ao isolamento de som em alguns ambientes em que o drywall será instalado, como o quarto;
  2. falta de planejamento: a ausência de projeto pode causar grandes perdas de materiais e tempo de trabalho no caso da aplicação desse método;
  3. tratamento mal feito: se, no momento da aplicação, não for usada a fita certa ou o procedimento não for feito de forma correta, em pouco tempo vão aparecer trincas na parede;
  4. descarte errado do gesso: esse material precisa ser jogado em locais específicos, pois ele pode contaminar o solo e os lençóis freáticos!

ZAP Imóveis: encontre sua próxima residência aqui!

Agora que você já sabe como colocar drywall, confira a grande variedade de residências à venda no catálogo do ZAP Imóveis. Filtre por localização, tamanho, valor e quantidade de cômodos, e encontre o seu próximo lar em poucos cliques.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas