Zap Móveis

Por que posicionar bem móveis de cozinha e eletrodomésticos?

Móveis da cozinha
Spread the love

As posições dos móveis da cozinha e dos eletrodomésticos fazem toda a diferença no dia a dia e podem atrapalhar tarefas simples, como o preparo dos alimentos, se estiverem de forma inadequada. Para quem está reformando, é preciso prestar atenção para deixar a cozinha funcional e organizada desde o projeto, já prevendo pontos de elétrica, hidráulica e gás nos locais necessários.

Leia também

+ Qual a melhor pedra de granito para sua pia da cozinha ou bancada?

+ Aprenda a decorar uma cozinha conectada à copa

Outra questão importante é não esquecer de garantir uma boa circulação no ambiente, com distâncias corretas entre os móveis da cozinha, que permita conforto de quem está no local. A altura de armários e bancadas também deve seguir padrões para facilitar a rotina. 

“A forma básica e ideal de organizar os móveis da cozinha é triangular os usos principais, de acordo com a função, em prol da otimização e da logística do ambiente. Geladeira, pia e fogão ditam os movimentos no espaço, porque são responsáveis por uma rotina cíclica: armazenagem, higienização/preparação, cocção e armazenagem de novo”, explica a arquiteta Thaisa Bohrer, da Bohrer Arquitetos.

É preciso organizar a cozinha de uma forma que ela permita uma boa circulação

A profissional ressalta que fornos, micro-ondas, exaustores e coifas possuem especificações de fábrica que devem ser seguidas em relação ao distanciamento, dimensões de nichos para embutir e ventilação para o correto funcionamento. 

“A torre de eletros ajuda bastante na organização do espaço. Também vale lembrar: sempre que possível, manter o refrigerador afastado de fontes de calor, o que garante melhor funcionamento e menor consumo de energia”. 

Altura correta de móveis da cozinha

 A arquiteta diz que, para os armários sob bancadas, a altura acompanhará a bancada, sendo que é importante deixar de 15 a 20 centímetros do chão para facilitar a limpeza. “Já os armários aéreos normalmente variam entre 60 e 80 centímetros (acima) da altura da bancada. Vale lembrar que sua profundidade deve ser menor – em torno de 40 centímetros – que os móveis inferiores, para evitar batidas com a cabeça”. 

É necessário ficar atento à altura dos móveis

Thaisa acredita que a logística da organização de uma cozinha é bastante pessoal, mas, de forma geral, deve-se atentar para que os itens de uso constante fiquem sempre em alturas e posições de fácil acesso, enquanto os de uso esporádico podem ficar mais escondidos. Isso vale para eletrodomésticos, louças e mantimentos.

Leia mais

+ Energia cara? Veja 4 dicas para economizar na conta de casa

+ 6 dicas de Feng Shui para atrair boas energias para sua casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas