Zap Móveis

Projeto vencedor do concurso para casa da Barbie Arquiteta tem painéis fotovoltaicos e telhado verde

Spread the love

Tubo que abriga as escadas serve de closet (Imagem: Reprodução internet)

Tubo que abriga as escadas serve de closet (Imagem: Reprodução internet)

A Barbie arquiteta, último lançamento da série “I can be” (“Eu quero ser”) – que tem o objetivo de inspirar meninas a escolherem uma carreira – acaba de ganhar um lar, doce lar sustentável à beira da praia de Malibu. O projeto conceitual, das arquitetas Ting Li e Maja Paklar, foi o vencedor do concurso lúdico Barbie´s Dream Green Home (Casa verde dos sonhos da Barbie), promovido pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA) em parceria com a Mattel, fabricante da boneca.

No projeto, a fachada de vidro permite uma vista panorâmica da região, incluindo as montanhas e o mar, de qualquer um dos cinco pavimentos da casa, situada na encosta. O projeto propõe uma residência um pouco mais alta que o nível do mar, seguindo a topografia do terreno. O acesso principal é feito pela praia, através de uma escada.

A residência é composta por quatro cubos sobrepostos de maneira aparentemente desordenada e ligados por uma escada em espiral. Numa área total interna de 453 metros quadrados estão distribuídos quarto, banheiro, sala de estar e de jantar, cozinha, biblioteca, escritório, sala de meditação e academia. No topo da casa, haveria uma estufa e o telhado verde.

Casa tem vista panorâmica para a as montanhas e a praia de Malibu (Imagem: Reprodução internet)

Casa tem vista panorâmica para a as montanhas e a praia de Malibu (Imagem: Reprodução internet)

Os degraus que dão acesso a todos os andares giram em torno de um cubo oco que também assume função de closet da boneca-moradora. Através de um sistema computadorizado, as roupas podem ser retiradas do armário e levadas até o lugar em que a Barbie estiver.

Telas metálicas foram distribuídas pelo projeto para sombrear a fachada. Entre outros itens sustentáveis estão os painéis fotovoltaicos, o telhado verde e as descargas com sistema dual flush (que libera menos água para resíduos líquidos e um volume maior para resíduos sólidos).

Por enquanto, não está nos planos da Mattel comercializar a casa sustentável da Barbie. Quem sabe num futuro próximo?

LEIA MAIS:

Decoração para quem mora sozinho

Variação de preços de cortinas com as mesmas características pode chegar a 85%

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas