Zap Móveis

Quais as diferenças entre a TV LED e a TV LCD?

Spread the love

As TVs de LED são um tipo de LCD. Enquanto usam LEDs (light-emitting diode ou, em português, diodos emissores de luz) para que a imagem fique visível na tela, as LCDs convencionais usam CCFL (lâmpadas fluorescentes de cátodo frio). Existem telas de LEDs reais, quando os próprios LEDs formam os pixels da imagem, mas elas costumam ser usadas em outdoors, fachadas de edifícios, estádios e ginásios.

Então, as TVs de LED à venda para o consumidor final são, na verdade, LCDs iluminadas por LEDs. Elas têm todas as vantagens e desvantagens das LCDs convencionais quando comparadas às de plasma, mas em escalas diferentes. Em comparação com as LCDs convencionais, oferecem mais brilho, consomem menos energia, têm menor espessura e uma qualidade de imagem um pouco melhor. Porém, costumam ser mais caras.

É possível dividir os LCDs com LEDs em duas categorias, conforme a posição deles na tela. A primeira inclui os modelos com LEDs nas bordas do televisor, que são mais baratos, finos e gastam menos energia, mas, em contrapartida, costumam ter contraste pior e menor ângulo de visão.

As TVs com LEDs atrás do painel têm imagem mais uniforme e melhor contraste. Normalmente, vêm com o “local dimming” (escurecimento local), que permite escurecer LEDs posicionados atrás de partes escuras da imagem, melhorando o contraste. Em contrapartida, como o número de LEDs é menor do que o de pixels, a transição entre partes escuras e claras não é precisa, o que pode adicionar artefatos indesejáveis à imagem.

Guia de compra
Tire suas dúvidas aqui e escolha a melhor TV para ver a Copa

>> Quais as diferenças entre TV LED e LCD?
>> O que é melhor: plasma ou LCD?
>> Os mitos da TV de plasma
>> Diferenças no constraste de cores
>> Distância da tela e iluminação do ambiente
>> Qual a melhor posição para a TV LCD?
>> O que esperar na hora de pagar o produto?
>> TV digital: qualidade depende do sinal
>> TVs de tubo: a vantagem é o preço
>> TV 3D: promessa de imagem real
>> TV 3D: falta programação

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas