Zap Móveis

Saiba a distância ideal entre o sofá e sua TV para uma melhor visualização

Spread the love

Altura da TV deve estar na mesma altura dos seus olhos (Fotos: Shutterstock)

Altura da TV deve estar na mesma altura dos seus olhos (Fotos: Shutterstock)

A TV é um dos objetos mais importantes na hora de decorar, principalmente, a sala de uma casa. Mas, você sabia que existe uma distância ideal entre o sofá e a tela? De nada adianta ter uma TV enorme se sua sala for pequena. Isso só irá trazer malefícios a sua visão.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se


Na opinião da arquiteta Pricila Dalzochio, todo projeto de sala depende da necessidade e do desejo do cliente. Mas a questão da distância deve ser observada, sempre. “Se a TV for muito grande, o sofá tem que estar bem distante. Por exemplo, uma TV de 42’’, o ideal é o sofá estar distante em torno de 3 metros da TV”, orienta.

Para as pessoas que querem ter a TV mais próxima à visão, o padrão para uma boa distância gira em torno de 90 cm e 1,10 m. Mas, segundo a arquiteta, o que deve ser observado, também, é a altura do espectador sentado no sofá. A altura da TV deve ser exatamente a mesma altura dos olhos da pessoa.

Distância incorreta pode acarretar problemas na visão e também na visualização da sua TV

Distância incorreta pode acarretar problemas na visão e também na visualização da sua TV

E o suporte, onde instalar a TV? Existem muitas possibilidades, como racks, suportes fixados na parede ou suspensa em um eixo. Além disso, é interessante pensar na luminosidade do ambiente. Um local com pouca entrada de sol deixa a visualização muito melhor.

“Eu sempre indico para meus clientes o suporte de parede articulado, pois ele permite um giro de 180 graus na TV e, também, permite o manuseio do aparelho para mexer na fiação na parte de trás”, diz Pricila.

No quarto – Tem gente que tem o costume de assistir televisão no próprio dormitório, ao invés de ficar na sala. Como as pessoas ficam deitadas, geralmente, também existe distância e posicionamento ideias para uma boa visualização da tela.

“O ideal é bem em frente a cama e com uma altura que pode ser visualizada deitada com a pessoa olhando para cima, em torno de 1,50 m”, afirma a arquiteta.

No caso de impossibilidade de colocar logo à sua frente, pode-se também instalar o aparelho ao lado da cama, que também é muito usual. Dessa forma, a pessoa assiste televisão deitada de lado.

A última opção é no alto, próximo ao teto. Essa prática não deve ser levada em consideração para salas. Mas, para quartos, não há problema, já que o ângulo de visão da pessoa deitada é próximo ao teto e, além disso, fica confortável para o espectador.

Confira abaixo a distância ideal entre o sofá e a televisão, de acordo com o número de polegadas.

TV

 

 

Em busca de uma TV? Veja alguns modelos

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas