Zap Móveis

Confira um guia completo para aprender como instalar ar-condicionado split

Imagem de um homem instalando um ar-condicionado
Spread the love

O ar-condicionado é um aparelho que possui várias funções dentro das casas. Com ele, é possível regular temperatura, umidade, limpeza e ventilação. Ele pode ser encontrado em vários modelos; por isso, podem surgir dúvidas sobre como instalar o ar-condicionado escolhido.

O ar-condicionado split é um dos modelos mais recomendados. Isso porque ele é dividido em duas partes: uma que fica dentro da casa – chamada evaporadora, que é onde sai o ar – e a outra, que fica do lado de fora – chamada condensadora, onde o ar é “tratado”.

O ZAP Imóveis trouxe algumas dicas importantes para fazer a instalação de ar-condicionado split. Por aqui, vamos listar alguns cuidados para escolher o lugar do aparelho, a estrutura de instalação e a capacidade. Confira!

Conheça todos os cuidados para fazer a instalação 

A fim de aprender como instalar o ar-condicionado, é preciso entender que a preparação é tão importante quanto a própria instalação. Por isso, é preciso tomar três cuidados: conhecer a estrutura de que ele precisa, definir em que local da casa ficará cada parte e escolher a capacidade exata do aparelho.

Estrutura do ar-condicionado

A palavra split significa “dividir” — como você já sabe, o ar-condicionado split possui duas partes, sendo elas em espaços separados, o que implica a necessidade de uma conexão entre elas. Para a infraestrutura que liga as duas partes, são usados:

  • tubos em cobre ou alumínio (também chamados tubulação frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica que você escolher;
  • tubulação com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a carga do condicionador, e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar-condicionado;
  • tubos de PVC ligados à rede pluvial da casa para drenagem da água.

Local de instalação

Para escolher o lugar da instalação de ar condicionado split, lembre-se: uma parte do aparelho fica dentro da casa, e a outra fica fora. Considere que a parte da saída de ar é ligada por tubos e fios até a outra parte do aparelho, que deve ficar numa área externa. Então, quanto mais perto, menor será o custo com a reforma. 

A dica geral para evitar contratempos para instalar o split é optar por locais da casa em que a tubulação do ar não interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Em relação à evaporadora, você pode tomar alguns cuidados:

  • evite colocá-la sob equipamentos elétricos — a água que sai do aparelho pode danificá-los;
  • coloque a evaporadora a, pelo menos, 15 cm do teto;
  • escolha um lugar de fácil acesso para limpeza e manutenção e que não receba muito sol.

Já a condensadora é recomendada que seja instalada de pé. O local deve ser arejado e, de preferência, não receber muito sol. Isso ajuda a aumentar a vida útil do equipamento. 

Imagem de um homem instalando um ar-condicionado

Capacidade do ar-condicionado split

Outro ponto importante é saber como calcular a capacidade do ar-condicionado. Para calcular a capacidade, você precisa de duas informações: a área do ambiente e em quais períodos ele recebe sol. Cômodos menores normalmente precisam de um split de menor capacidade.

A sigla BTU é muito importante para esse cálculo. Ela é a Unidade Térmica Britânica, e a quantidade de BTUs determina a potência de refrigeração do seu ar-condicionado. Para calcular, você pode seguir uma fórmula: 

  • multiplique a área do ambiente por 600;
  • multiplique o número de pessoas que está na área por 600;
  • multiplique cada aparelho que irradia calor (geladeira, fogão, entre outros) por 600;
  • some todos esses valores;
  • caso o ambiente receba muita luz, some 800 nesse resultado final.

Por essa conta, você terá uma ideia sobre qual é a capacidade indicada para onde for instalar o aparelho. Todavia, hoje, é possível encontrar calculadoras on-line para ajudar, e você também pode tirar dúvidas na hora de comprar o ar-condicionado ideal. 

Confira dicas importantes para instalar o ar-condicionado

Se você for instalar o ar-condicionado em um imóvel em construção, tenha um cuidado extra. Nesse caso, é importante passar os tubos nas paredes prontas ao mesmo tempo em que a parte hidráulica e as caixinhas para tomadas e interruptores estejam sendo instaladas.

Agora, se for instalar o ar-condicionado em um imóvel já pronto, você tem duas alternativas: quebrar passagem para os tubos na parede/contrapiso ou embutir no forro de gesso. Em casas com alvenaria estrutural, o recomendado é deixar as tubulações transparentes ou usar o forro. 

O ar-condicionado precisa de um disjuntor específico com fiação exclusiva para ele, um para cada aparelho. Se não tiver isso, e a ligação for improvisada, a rede elétrica pode ficar sobrecarregada, sua casa fica em risco, e o aparelho pode ser danificado.

Fique atento, também, à ligação elétrica do ar-condicionado. Isso porque os modelos split normalmente precisam ser ligados a tomadas de 220V. Se colocá-lo em uma de 110V, o aparelho será danificado.

Conheça o ZAP Imóveis!

Viu só? É muito fácil aprender como instalar o ar-condicionado split. Aproveite que está conferindo esse conteúdo e veja as opções de imóveis disponíveis no ZAP Imóveis. Por aqui, temos filtros que ajudam a encontrar o espaço ideal para você e sua família.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas