Zap Móveis

Quais são as vantagens de morar em um imóvel pequeno?

Imagem da sala de imóvel pequeno com móveis e itens decorativos
Spread the love

Você sabe quais são as principais vantagens de morar em um imóvel pequeno? Uma casa ou apartamento com tamanho mais compacto pode trazer mais benefícios do que você imagina. Sim, essa pode ser a opção perfeita para quem mora sozinho ou possui família pouco numerosa!

Em cidades como Londres, Nova York, Pequim, São Paulo e Rio de Janeiro, viver em um apartamento pequeno se tornou uma verdadeira tendência. “Morar em uma residência com área reduzida — seja por escolha, conveniência ou necessidade — é uma realidade cada vez mais comum”, diz a arquiteta Adriana Peccin.

Essa é uma ocorrência que está se tornando bastante comum não somente nos grandes centros urbanos, mas na maioria das cidades do Brasil. Grande parte dos apartamentos novos estão sendo construídos com dimensões menores se comparados aos mais antigos. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura!

Por que morar em um imóvel pequeno?

Com a ajuda da arquiteta Adriana Peccin, selecionamos algumas vantagens de morar em um imóvel pequeno. Seja apartamento ou casa, eles podem ser uma alternativa interessante em diversos aspectos. Confira a seguir alguns pontos relevantes.

Menor custo

Com a metragem reduzida, o preço de um apartamento pequeno tende a ser menor quando comparado a uma propriedade maior localizada na mesma região. Isso significa que você pode viver em uma região privilegiada investindo menos.

Paralelamente, considerando que o preço dos imóveis está cada vez mais alto, optar por um imóvel pequeno é uma excelente solução para quem mora sozinho ou possui famílias menores.

Além disso, o menor custo do apartamento contribui para que os gastos com IPTU e condomínio sejam menores. Considerando todos esses fatores, a possibilidade de comprar um apartamento à vista ou alugar um imóvel em excelentes condições e pronto para morar se torna ainda mais palpável.

Contas

Outra das muitas vantagens de morar em apartamento pequeno é em relação à economia com contas de energia e água, já que a propriedade possui menos cômodos. A manutenção também está inclusa nesses gastos. Afinal, sabemos que um imóvel é como um carro: sempre há algo a ser consertado ou melhorado.

Pintura, rede elétrica, hidráulica, reformas… Esses são alguns exemplos comuns de problemas que podem acontecer. Porém, com o espaço reduzido, a possibilidade deles surgirem é bem menor e, caso apareçam, tendem a ser menos custosos. Ao final, essas questões podem fazer uma diferença significativa nos gastos.

Impostos

“Como o imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) e as custas para registrar a escritura de compra e venda ou o contrato de financiamento são calculados proporcionalmente ao tamanho do imóvel, quem mora em uma casa ou apartamento menor acaba economizando também na hora de pagar essas despesas”.

Quem diz isto é Laíse Polonio, diretora da Lumina Documentação e Soluções Imobiliárias, empresa especializada em financiamentos imobiliários. O dinheiro economizado com impostos pode ser destinado a um serviço de alarme, seguro da casa ou outros benefícios de sua preferência.

Imagem da sala de um apartamento pequeno com sofá, mesa, TV e rack

Organização

O pouco espaço de um imóvel pequeno limita o excesso de objetos desnecessários dentro de casa e proporciona abertura somente para o essencial. Nesse sentido, pessoas que possuem o hábito de fazer compras por impulso também acabam se beneficiando.

Além disso, durante o dia a dia, é muito mais simples manter a organização de apartamento pequeno. A possibilidade de perder pertences ou ter preguiça de guardá-los adequadamente também é relativamente menor.

Sendo a organização uma das principais vantagens de morar em apartamento pequeno, a limpeza, consequentemente, também se torna mais fácil. Com menos cômodos e móveis espalhados pelo espaço, limpar a sujeira é uma tarefa muito mais simples e prática de se fazer.

Decoração

Já que o ambiente comporta pouca mobília e poucos artigos de decoração, menos pode se transformar em mais. Tudo que você precisa é saber aproveitar bem o espaço pequeno. Cada peça ganha mais destaque e causa maior impacto.

Dessa forma, fica ainda mais fácil deixar o seu apartamento com a sua cara. Isso também possibilita que você invista em itens com mais qualidade ou diferenciados. Além disso, caso você seja adepta ao estilo minimalista ou aprecie ambientes com um visual mais clean, os imóveis pequenos são a escolha ideal.

Poucos móveis, paredes livres, cores claras e objetos estrategicamente posicionados fazem parte dessas estéticas e o espaço limitado é o cenário ideal para esses tipos de decorações.

Disponibilidade

Que o mercado imobiliário está bem competitivo, você já deve ter notado. Entretanto, outra vantagem de morar em um imóvel pequeno é a facilidade com que você consegue encontrá-lo no ZAP Imóveis.

Pelos nossos filtros, você escolhe o tamanho do imóvel e o tipo. Por exemplo, você pode selecionar kitnet, casa, apartamento ou studio, tornando a sua pesquisa ainda mais assertiva e condizente com aquilo que você busca. Ainda, é possível escolher se você deseja conferir somente os anúncios de venda, aluguel ou ambos.

Encontre imóveis pequenos no Zap Imóveis!

Gostou de saber mais sobre as vantagens de morar em um imóvel pequeno? Então não deixe de conferir os outros conteúdos do blog do ZAP Imóveis. Atualizamos periodicamente o nosso portal com tudo que você precisa saber sobre o universo imobiliário.

Caso você esteja buscando um apartamento pequeno, conte com todas as facilidades da nossa plataforma. Possuímos milhares de anúncios cadastrados com todas as informações que você precisa para encontrar o seu lar ideal. Comece a sua busca hoje mesmo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas