Zap Móveis

Transforme a parede de azulejos sem graça da sua casa num painel vintage colorido

Spread the love

Rio de Janeiro – Basta entrar numa loja de decoração ou consultar publicações especializadas para você começar a bolar várias mudanças para a sua casa. No entanto, tem um detalhe: o apartamento em que reside é alugado, o que limita as possibilidades de interferência nos ambientes. Está pensando em desistir da ideia? Nada disso. A publicitária Thalita Magalhães, do blog Casa de Colorir , ensina por exemplo a transformar uma parede de azulejos sem vida num painel vintage colorido, usando apenas adesivos. E sem gastos altos. Basta ter conhecimento básico de programas de computador. Se você não tiver, chame um amigo para ajudá-lo nessa parte.

Com imagens adesivadas em vinil, é possível criar um painel para uma parede de azulejos (Foto: Divulgação)

Com imagens adesivadas em vinil, é possível criar um painel para uma parede de azulejos (Foto: Divulgação)

1 – Antes de botar a mão na massa, faça uma pesquisa em sites de busca por imagens que gostaria de ter em sua parede. Elas precisam ter boa resolução, de ao menos 240 dpi ( clique aqui para assistir ao passo a passo de como buscar imagens na internet). Thalita dá algumas sugestões de nomes para facilitar a procura, como: Vintage Pattern, Tile, Tile Pattern, Cute Pattern, Bohemian Pattern, Cute Prints, Antique Prints. Mas não precisa se guiar apenas por elas. Dê asas à imaginação e procure desenhos, fotografias ou pinturas para montar um painel com a sua cara.

2 – Achou? Pois bem. Meça o seu azulejo para poder formatar as imagens que escolheu. Ok, se você não tem ou nem mesmo conhece esses programas de edição de imagens, a blogueira dá a dica de um com download gratuito e de fácil navegação: o Paint.net . Lá, você pode redimensionar as suas imagens, dando-lhes as medidas exatas do seu azulejo.

3 – Ainda usando o programa de computador, monte um painel com as imagens já redimensionadas. Salve o arquivo para imprimi-lo numa gráfica. De acordo com Thalita, o papel de vinil é um bom suporte, por ter um preço acessível e ser de fácil manutenção. Uma folha com 49 imagens impressas, medindo cada uma delas 15×15 cm, sai por uma média de R$ 60. Dependendo do número de azulejos e de suas medidas, você pode precisar de outra folha de impressão. As gráficas geralmente possuem o serviço de refilamento. Portanto, você pode ir para casa com todas as imagens já cortadinhas.

4 – Antes de colar os adesivos, limpe bem a parede com álcool ou um desengordurante. Isso garante a aderência do vinil. Agora, é só colar os adesivos nos azulejos, um por um.

5 – Vale mais uma dica. Alguns azulejos podem ter medidas diferentes (aqueles que ficam no limite com o teto, o piso ou o fim da parede). Por isso, tenha um estilete em mãos para poder refilar as imagens que necessitarem de um corte para caber na cerâmica.

LEIA MAIS:

Inspiração carnavalesca na decoração

Produção caseira de adubo orgânico está em alta

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas