Zap Móveis

Como escolher lustre para sala? Confira as dicas do ZAP!

Imagem de um lustre
Spread the love

Você sabe como escolher lustre para sala? Como ela é um dos cômodos mais utilizados dentro de um lar, é importante completá-la com itens que combinem com sua decoração, e essa peça pode se tornar essencial na composição do cômodo.

Afinal, nada é melhor que ter uma boa iluminação em cada ambiente da casa, certo? Por isso, o ZAP Imóveis preparou este artigo exclusivo com dicas para você acertar na escolha do lustre que fará toda a diferença no seu lar!!

Como selecionar o lustre perfeito para a sala?

Para saber como escolher lustre para sala, é necessário se atentar a alguns aspectos importantes, como a altura do teto da sua sala, o tamanho do ambiente, entre outros pontos. Confira a seguir!

Tamanho do espaço 

Para saber como escolher lustre para a sala de jantar, comece observando o tamanho do espaço. Normalmente, as pessoas escolhem o lustre com tamanho proporcional ao da mesa da sala de jantar, com o objetivo de garantir um visual harmônico nesse ambiente. Portanto, uma dica é encontrar uma peça com o comprimento da mesa utilizada no espaço da sua.

Altura do teto

Outro ponto crucial para acertar no tamanho do lustre da mesa de jantar é a altura do cômodo. Em salas com tetos mais altos, é possível utilizar lustres mais impactantes e cheios de detalhes. Do contrário, vale colocar um lustre mais curto.

A posição do lustre em relação à mesa de jantar deve manter uma distância de 70 a 90 cm, para não atrapalhar as pessoas que estão se reunindo no espaço.

Imagem de um lustre numa sala

Decoração 

Para saber como escolher lustre para sala sem errar na decoração, é interessante encontrar peças que tenham conexão e transmitam boas sensações no ambiente. Isso vale para a seleção de mesas, cadeiras, talheres, entre outros itens, para deixar sua sala de jantar confortável e aconchegante ao receber familiares e amigos. 

Por exemplo, existem opções de tamanho de lustre para mesa de jantar retangular, redonda, quadrada, entre outras. Além disso, há modelos de diversos materiais, como cristal, ferro, madeira, entre outros.

Luz do ambiente

Também é necessário se atentar à luz do ambiente da sua sala de jantar. Por exemplo, com uma janela, o espaço normalmente apresenta mais luz natural. Assim, além de saber como escolher o lustre certo, é preciso analisar o melhor local para instalação.

Qual modelo de lustre escolher para a sala?

Como existem diversos tipos, é interessante conhecer as características dos principais modelos de lustres. Então, continue a leitura e veja alguns tipos a seguir para saber como escolher lustre para sala!

  • Verticais: têm a largura menor que a altura;
  • Redondos: apresentam as formas mais arredondadas e largura proporcional à profundidade, por exemplo, diâmetro de 60 cm e altura de 70 cm. 
  • Quadrados: possuem larguras iguais e profundidades iguais ou bastante parecidas.
  • Retangulares: peças retangulares mais compridas que também podem ter cantos arredondados.
  • Lineares: apresentam vários elementos alinhados lado a lado.

Agora que você conheceu os modelos mais habituais nos lares, uma dica é optar pelo lustre de acordo com o formato da mesa da sua sala. Por exemplo, lustres quadrados e redondos combinam com mesas de mesmo formato.

Quais são os tipos de lâmpada para utilizar no lustre?

Para sua sala de jantar ficar da forma que imagina, não tem como escolher lustre sem pensar nas peças que mais combinam com ele, incluindo as lâmpadas Até porque, como dissemos, a iluminação é crucial para o ambiente. 

Por isso, separamos alguns modelos de lâmpada mais comuns no mercado. Confira!

  • LED colorido: essas lâmpadas estão disponíveis em várias cores, como verde, azul, amarelo, vermelho e lilás. Normalmente, são utilizadas em momentos de comemorações entre familiares e amigos, como aniversários.
  • LED bulbo: esse tipo se parece com lâmpadas incandescentes. 
  • LED vela: essa iluminação é utilizada em lustres maiores e mais detalhados, o que é ideal para salas maiores. 

Quer encontrar imóveis com belas salas? O ZAP ajuda!

Agora que você viu como escolher lustre para sala, que tal encontrar um imóvel com a sala de jantar do tamanho que você sempre sonhou? No ZAP Imóveis, há uma variedade de casas e apartamentos nas principais regiões do país. Basta acessar o site e aproveitar todas as melhores opções!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas