Zap Móveis

3 dicas valiosas para projetos de apartamentos pequenos

Imagem da sala de um apartamento pequeno com rack, TV, sofá e mesa de centro
Spread the love

Atualmente, é comum que imóveis novos sejam cada vez menores. Assim, conceder uma atenção especial aos projetos de apartamentos pequenos pode ser uma excelente tática para aproveitar todo o potencial do espaço disponível.

Determinadas tonalidades e escolhas de móveis, por exemplo, podem contribuir para tornar cômodos com espaços limitados em ambientes altamente funcionais, charmosos e cheios de estilo.

Ainda, seguindo algumas dicas que você confere mais adiante, é possível aumentar a sensação de profundidade e de dimensão de um apartamento pequeno. Prossiga com a leitura e descubra mais sobre as possibilidades ao projetar a decoração, a escolha e os tipos de móveis em espaços limitados!

1. Integre os espaços

Uma sugestão que você pode considerar quando se depara com projetos de apartamentos pequenos é começar analisando a possibilidade de integrar os espaços. Assim, usando a criatividade, procure integrar um ou mais cômodos.

Por exemplo, seja em kitnets, apartamentos ou microapartamentos, geralmente é possível criar uma cozinha estilo americana, na qual a divisão com os outros cômodos acontece apenas por meio de um balcão. A integração também pode ser feita a partir da sala combinada ao quarto ou com a lavanderia integrada à cozinha.

Sobretudo, a ideia de integrar espaços é aproveitar os cômodos maiores de forma a encaixar, dentro deles, os cômodos menores que, tradicionalmente, aparecem divididos por paredes e portas. Dessa forma, você aproveita cada centímetro nos projetos de apartamento pequenos.

2. Dê atenção ao teto

Muitas vezes deixado de lado, o teto pode ajudar na tarefa de aumentar as dimensões em um projeto para apartamento pequeno. Isso porque, muitas vezes, o imóvel é entregue com forro, o que diminui o pé direito e aumenta a sensação de pouco espaço.

Se esse for o caso do seu imóvel, considere tirar o forro. Ao eliminá-lo, você ganha espaço real e ainda pode investir em belos lustres, arandelas ou luminárias. Porém, atenção, essa dica vale somente para quartos e salas, já que, no banheiro, o forro é necessário para manter as instalações hidráulicas fora do campo de visão.

3. Estilos de decoração que ampliam o espaço

Quando falamos em projetos de apartamentos pequenos, certos estilos na decoração podem ampliar a sensação de espaço no imóvel, enquanto outros podem produzir o efeito contrário. 

Nesse sentido, o estilo clean e o industrial aparecem como opções perfeitas em relação à decoração para apartamento pequeno. Entretanto, vale destacar, o melhor estilo é sempre aquele em que você se sente bem e acolhido, afinal o espaço é seu. Conheça algumas sugestões!

Decoração no estilo clean

O chamado estilo clean é aquele que traz características minimalistas, ou seja, não há excessos de cores, ornamentos e itens que sejam desnecessários. Ainda que você escolha entre móveis e objetos clássicos ou modernos, o aspecto clean traz harmonia e leveza, o que amplia a sensação de espaço.

Grandes quantidades de quadros e objetos decorativos em cômodos pequenos tendem a diminuir a sensação de amplitude. Isso ocorre, pois o visual torna-se carregado e pesado, o que pode provocar a sensação de aperto e de um espaço limitado.

Uma decoração clean costuma trazer tonalidades neutras, cortinas finas em tecidos leves, ornamentos delicados e monocromáticos, além de paredes livres e poucos tapetes. Materiais como vidro, cristais e texturas suaves também aparecem como ótimas pedidas para decorações clean.

Imagem de um homem e uma mulher sentados em um sofá com um cachorro

Decoração no estilo industrial

O estilo industrial costuma combinar bem com apartamentos pequenos e modernos. Cores sóbrias — como preto e cinza — dão o tom nesse estilo, além da presença predominante de materiais como aço, metal e concreto.

Embora tenha uma aparência mais rústica, por vezes com cimento exposto nas paredes, por exemplo, o estilo industrial é perfeito para projetos de apartamentos pequenos, pois alia modernidade, sofisticação e personalidade sem sobrecarregar o ambiente com estampas e paletas coloridas.

Além do metal que pode aparecer nos móveis ou em pequenos objetos decorativos, como molduras e espelhos, a madeira faz parte desse estilo. Canos, tubulações e vigas aparentes concedem um charme extra e são marcas registradas na decoração industrial.

Dicas extras para ampliar apartamentos pequenos

Além das sugestões que você conferiu anteriormente, existem algumas dicas que podem ser úteis na tarefa de aumentar a sensação de amplitude em apartamentos pequenos, confira:

  • invista em móveis sob medida;
  • explore a iluminação natural das janelas;
  • padronize os acabamentos. Por exemplo, use o mesmo piso para todos os cômodos, evitando a sensação de mudança de ambiente;
  • nivele o chão para que você tenha a sensação de unidade do espaço;
  • procure seguir a mesma paleta de cores e o mesmo tema decorativo para todos os cômodos;
  • se houver varanda, aproveite bem esse espaço e pense em como integrá-la ao ambiente;
  • aposte em móveis multifuncionais — como uma estante que acomoda desde livros até itens maiores;
  • dê preferência aos modelos de portas que correm por trilhos metálicos em vez daquelas tradicionais;
  • elimine móveis desnecessários;
  • adquira uma cama com baú e gavetas para ganhar espaço extra;
  • traga plantas: além de tornarem qualquer ambiente mais alegre e vívido, elas são excelentes para adicionar estilo e beleza aos ambientes pequenos com pouca margem para adicionar ornamentos.

Encontre o seu apartamento no ZAP Imóveis!

Agora que você conferiu nossas dicas para projetos de apartamentos pequenos, que tal aproveitar a inspiração para pesquisar o seu imóvel dos sonhos no ZAP Imóveis? Com milhares de propriedades cadastradas, você conta com toda a praticidade de efetuar pesquisas em uma plataforma on-line completa e segura.

Continue acessando nossos conteúdos e acompanhe nosso blog para se manter atualizado com as melhores dicas, tendências e informações sobre casas e mercado imobiliário!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas