Zap Móveis

Confira 5 dicas incríveis para escolher cores para casa

dicas de cores para casa
Spread the love

Pintar o imóvel é uma das melhores formas de renovar os ambientes ou começar a morar em um lugar com o pé direito. Porém, escolher as cores para casa nem sempre é fácil. Há muitas decisões e opções, o que pode gerar dúvidas. Por isso, preparamos um guia para ajudar nesse momento!

Qual paleta de cores para casa escolher? É possível utilizar tonalidades diferentes na parte externa e na interna? Essas são algumas das questões mais comuns quando o assunto é pintura.

Se você quer dicas incríveis de cores para casa, continue lendo. Abaixo, você vai ficar por dentro de tendências de pintura e tipos de cores para diferentes propósitos. Assim, você consegue aplicá-las em seu próprio imóvel!

1 – Escolha a paleta cromática

A paleta de cores é um conjunto de tonalidades que combinam de alguma forma, como complementação e oposição. Procurar paletas cromáticas é um modo de compor as cores para casa.

O primeiro passo é selecionar as paletas que fazem sentido para você e combinam com seu gosto. Porém, não é necessário utilizar todas as cores dela. Elas servem apenas de guia, por exemplo, para a combinação da pintura das paredes e até dos objetos nos cômodos.

Outro ponto importante na combinação de cores para casa são as tonalidades e categorias, como cores quentes e frias, tons pastéis e neons. Você pode pensar em propostas para diferentes cômodos, mas é interessante estabelecer um padrão.

2 – Cores para a área externa

dicas de cores para casa

Para escolher cores para área externa da casa, não há regras. Existe uma preferência pelo branco e por cores mais frias em determinadas regiões do país. Você pode ampliar essa proposta ao combinar tons pastéis e cores off-white, mantendo a sobriedade da fachada

Contudo, cada casa tem personalidade própria e, muitas vezes, algumas características do local podem ajudar a escolher as cores. Por exemplo, em casas com jardim ou paisagismo na fachada, é possível optar por cores terrosas, como terracota e musgo.

As cores vibrantes, que têm uma saturação mais alta, também combinam com a natureza, como alguns tons de vermelho. Outro atrativo dessas cores para casa externa mais escuras é a manutenção da pintura menor, pois as marcas de sujeira ficam menos aparentes.

3 – Cores para a área interna

Na maior parte do interior da casa, se você quer um ambiente clean, é recomendado usar cores neutras, que vão transmitir sensações de tranquilidade. Isso porque tons muito fortes podem sobrecarregar o local.

Nos quartos, você pode optar por cores neutras, como branco e bege, ou mais suaves e tons pastéis, como verde e azul, transmitindo tranquilidade. Nos quartos das crianças, as cores mais lúdicas, como lilás ou verde-claro, são ótimas alternativas para dar um toque diferenciado ao cômodo.

Entretanto, nem todos os cômodos precisam ter tonalidades mais neutras. Entre as cores para casa interna, as mais vibrantes podem ficar em áreas sociais, como a cozinha, e não usadas regularmente, como a área de churrasco.

Outra dica é utilizar cores para ampliar ambientes pequenos. Por incrível que pareça, é possível modificar a percepção do espaço ao usar algumas técnicas, como pintar as paredes de branco e o piso com cores fortes. Isso cria um efeito de alargamento do ambiente.

4 – Cores que transmitem sensações

Popularizada desde o século XIX, a teoria das cores compreende que as tonalidades transmitem sensações e sentimentos aos seres humanos. Também conhecidas como psicologia das cores, essas técnicas cromáticas são muito utilizadas na publicidade, no cinema e na decoração das casas.

O azul, por exemplo, transmite a sensação de tranquilidade e paz, sendo recomendado para ambientes de estudo e descanso. O amarelo evoca alegria e relaxamento. Já o vermelho expressa sensações intensas. Dessa forma, você deve considerar esse aspecto psicológico ao escolher cores para casa de sua preferência.

5 – Considere a iluminação dos ambientes

Muitas vezes, as cores não parecem se encaixar nos lugares da casa e o motivo pode ser mais simples do que você pensa: a iluminação natural ou artificial do local. Por isso, sempre analise a incidência do sol e o tipo de lâmpada dos cômodos para escolher as cores para casa.

Utilizar uma cor escura em uma área que bate pouco sol pode deixar o ambiente sombrio, assim como usar o branco em um local com muita incidência solar pode ofuscar a visão.

Dessa forma, mapeie os pontos de iluminação da casa para escolher as cores e utilize softwares para simular as pinturas. Você não vai ter um resultado exato, mas é possível encontrar exemplos de imóveis semelhantes ao seu e testar diferentes tonalidades de cores para casa digitalmente.

Faça uma busca personalizada para encontrar os melhores imóveis

Para encontrar um imóvel para comprar ou alugar que combine com seu gosto, nada é melhor que contar com uma plataforma completa e fácil de usar. Assim, o buscador do ZAP Imóveis é perfeito para você escolher sua próxima casa ou seu próximo apartamento.

Inclusive, se você curtiu essas dicas sobre cores, o blog do ZAP Imóveis tem artigos sobre decoração e cuidados domésticos. Além disso, você fica por dentro de todas as tendências das cidades no Brasil e guias de bairros completos.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas