Zap Móveis

Estilos de decoração: descubra o que mais combina com você

casal segurando um tapete e botando em prática os seus estilos de decoração preferidos
Spread the love

Chega um momento em nossas vidas que começamos a planejar como será a nossa casa e quais estilos de decoração devemos escolher, não é mesmo? Entre os diversos temas que existem, encontrar o ideal pode não ser uma tarefa simples, já que é preciso entender o que realmente combina com você. 

A escolha de uma estética para a sua casa torna os ambientes personalizados, visualmente mais organizados e aconchegantes. Para isso, é necessário pesquisar alguns tipos de decoração para compor o ambiente, considerando estrutura do imóvel, linguagem do mobiliário e paleta de cores. O ZAP reuniu um guia para ajudar. Confira! 

Como escolher um estilo de decoração? 

As mudanças na sociedade estruturam novos estilos de vida e, consequentemente, os modos de organizar a casa. Por exemplo, um estilo clássico, em épocas passadas, significava posse, e o dourado era símbolo de riqueza. 

Com o passar do tempo, estabeleceram-se decorações que transmitem praticidade. O minimalismo é um bom exemplo disso, considerando o lema de que “menos é mais”. No entanto, é interessante você definir o que mais lhe agrada.

Você pode começar sua ideia pesquisando referências e observando seus espaços para entender seu próprio estilo. Para facilitar o processo, selecione estampas, cores, móveis, revestimentos e coloque o que planeja no papel. Outra dica é observar os lugares que você mais gosta de frequentar, pois isso traz mais inspiração para novas ideias.

Quais são os estilos de decoração?  

casal segurando um cachorro e decidindo quais os estilos de decoração que colocarão em prática

Um estilo de decoração é muito parecido com um de roupa: é íntimo e possui muita personalidade. É muito comum pensar em regras para seguir uma composição ideal, mas existem diversas possibilidades para se conseguir o que é desejado. 

O segredo está em criar uma composição harmônica que combine com seu estilo de vida, para proporcionar ótimas sensações e conforto visual. Para ajudar você a se inspirar, mostraremos a seguir alguns dos principais estilos de decoração de interiores. Confira: 

Estilo clássico 

Este tema tem como base alguns princípios de épocas passadas, mas não se caracteriza por período nenhum. A intenção é focar nas riquezas dos detalhes e na sofisticação. Além disso, é bastante comum a mistura de cores e texturas, agregando muita informação ao ambiente. 

Com contrastes mais neutros, ele proporciona calmaria e elegância, e é mais chamativo. Destacam-se internamente as peças bem brilhantes, como lustres, espelhos grandes e castiçais. A decoração consiste em muito revestimento em tons metálicos, mármore e forros desenhados. 

Estilo retrô 

Um dos estilos de decoração que mais remetem ao passado é o retrô. A composição traz uma atmosfera nostálgica que eleva nossos sentidos, trazendo muitas lembranças, como a casa de nossos pais ou avós.  

Diferentemente do vintage, que utiliza peças originais de algumas décadas, como dos anos 1920 a 1960, o retrô faz apenas uma releitura de peças que eram fabricadas em outras décadas. Sendo assim, você pode combinar itens modernos com elas. 

O que caracteriza esse estilo de decoração de casa ou apartamento são as cores vivas com tons pastéis. As mais claras são direcionadas aos cômodos e as mais chamativas, aos acessórios. A iluminação geralmente possui luzes amareladas, e as paredes são revestidas com estampas florais e padrões geométricos. 

Estilo rústico 

Considerado um dos estilos de decoração mais aconchegantes, o rústico valoriza a aparência dos materiais naturais. Certamente, você vai associar a composição com as residências do interior. Existe uma combinação da simplicidade com a modernidade, proporcionando muito bem-estar.

As características se destacam também com luzes amareladas, que beneficiam o conforto visual e criam um clima perfeito. Os acessórios mais comuns são peças artesanais como cestos, utensílios de cozinha e objetos de madeira. Você consegue atribuir outras cores, mas as mais recomendadas são os tons terrosos. 

Estilo moderno 

Atualmente, um dos estilos de decoração mais focados em funcionalidade é o moderno, movido ao imediatismo de nossa rotina. Portanto, os elementos decorativos ficam mais em segundo plano, para a rapidez e a praticidade se tornarem protagonistas. 

Ele é composto por móveis planejados com estruturas mais retas e traz materiais como acrílico, aço e muito vidro. As cores tendem a ser neutras e o ambiente é iluminado com luzes brancas para criar uma maior sensação de amplitude, ideais para decoração de apartamento.  

Confira mais dicas no blog do ZAP Imóveis

Viu como há muitos estilos de decoração para você se inspirar? Continue de olho no blog do ZAP Imóveis para conferir muitas dicas para sua casa e ficar por dentro de todas as tendências. Além disso, em nosso site, você encontra imóveis para comprar ou alugar de uma forma rápida e segura. Acesse já!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas