Zap Móveis

Conheça os principais tipos de revestimentos disponíveis no mercado

tipos de revestimento - imagem de pessoa instalando piso
Spread the love

Quem está reformando ou construindo um novo imóvel sabe a importância de se atentar a todos os detalhes. Por esse motivo, é essencial se informar sobre os tipos de revestimentos disponíveis no mercado.

Os revestimentos são necessários nos pisos e nas paredes, e existem diversas opções de materiais, tratamentos e tecnologias para você escolher, desde os azulejos e as pastilhas até o porcelanato.

Caso você esteja pensando em mudar algo na sua casa e queira entender mais sobre quais são os tipos de revestimentos e para que eles servem, acompanhe este artigo!

O que são os revestimentos?

Os revestimentos são os diferentes tipos de acabamentos do piso e das paredes de um imóvel, ou seja, compõem a camada externa das estruturas. Eles não têm somente função estética, mas também auxiliam na funcionalidade, o que faz cada vez mais tecnologias serem criadas para manter os ambientes intactos.

Assim, antes de escolher os tipos de revestimentos ideais, é preciso considerar o ambiente em que eles vão estar presentes: há muita exposição solar no cômodo? A aplicação vai ficar dentro ou fora de casa? Todos esses fatores influenciam diretamente a funcionalidade do revestimento de parede ou piso e devem ser considerados na sua decisão.

Quais são os principais tipos de revestimentos?

Agora que você já sabe o que são e quais são as funcionalidades de cada um, é hora de saber mais sobre os tipos de revestimentos e entender que nem todos são indicados para qualquer ambiente.

Revestimento cerâmico

O revestimento cerâmico é o mais popular, porque o material apresenta alta qualidade e está disponível em várias versões, tanto para o piso quanto para a parede. Ele tem como benefícios a estética, a versatilidade e a facilidade de limpeza e manutenção.

A produção do revestimento cerâmico era bastante artesanal no passado. Atualmente, devido à demanda, a fabricação industrial em escala tomou conta do mercado. Em contrapartida, isso possibilitou o surgimento de novos modelos de revestimentos, com ares retrôs, texturas diferenciadas e muito mais.

O revestimento cerâmico possui três tipos de acabamentos: acetinado (esmaltado, menos brilhante), brilhante (esmaltado e mais brilhante) e estampado (esmaltado com diferentes opções de estampas).

Revestimento de porcelanato

Outro tipo de revestimento muito conhecido é feito de porcelanato, considerado uma evolução do cerâmico, pois possui muito mais tecnologia envolvida na produção. Ele é mais moderno, resistente e homogêneo, então pode ser usado tanto em residências quanto ambientes maiores e mais movimentados, como shoppings, por exemplo.

Para se ter uma ideia, a produção envolve a mistura da porcelana com outros materiais queimados em temperaturas exorbitantes. Esse processo resulta em um revestimento resistente, com menor absorção de água e uma excelente durabilidade.

Assim como o cerâmico, o revestimento de porcelanato possui diversos tipos de acabamentos: acetinado (mais fosco e resistente, não indicado para áreas externas), polido (brilhante e fácil de limpar, não indicado para áreas externas), natural (rústico sem polimento) e externo (rugoso e pouco escorregadio).

Revestimento de pedras

As pedras são uma excelente opção para o revestimento de parede ou piso. O mais interessante é que são retiradas da natureza, por isso possuem uma aparência bastante única, que leva um charme a mais para o ambiente.

O granito é um exemplo de revestimento de pedra muito usado. Ele possui um excelente custo-benefício, é muito resistente e pode ser polido, levigado ou flameado.

Já o mármore possui ainda mais opções. O diferencial dele está na absorção de água e gordura, o que o torna um revestimento muito indicado para banheiro e cozinha.

A ardósia está entre os tipos de revestimentos de pedra mais sofisticados e disponível nas cores verde, cinza e preto. Apesar de ser charmosa, ela é bastante escorregadia, por isso não é recomendada para pisos. Já o quartzito é antiderrapante e uma opção ideal para bordas de piscina, por exemplo.

Como usar o mesmo revestimento no piso e na parede?

Usar o mesmo revestimento cerâmico para o chão e as paredes é uma tendência em alta e dá uma sensação de amplitude ao ambiente. “Sem a quebra de cor e textura, o piso parece infinito”, explica a arquiteta Luciana Voso.

Também não existe uma regra para essa combinação. A arquiteta afirma que as pessoas mais cautelosas podem começar a experiência em apenas um cômodo, como o hall de entrada ou uma pequena varanda, já os mais ousados podem tentar na sala ou em um dos dormitórios da casa.

“Para não dar uma sensação de clausura, o ideal é usar o revestimento igual ao piso em apenas uma das paredes”, ensina a especialista. É o caso da área do box do banheiro, que fica charmosa e mais ampla com essa combinação.

Também vale lembrar que os tipos de revestimentos para piso possuem uma maior capacidade de resistência a impactos, o que não ocorre com a maior parte das versões de parede. Portanto, o piso pode ser usado na parede, e não o contrário.

Confira mais dicas de reforma no blog do ZAP Imóveis!

Esses são alguns dos principais e mais tradicionais exemplos, mas há diversas opções a mais para você explorar. Entre elas, estão o papel de parede, as ripas de madeiras e outros.

Se quiser mais dicas sobre este e outros assuntos, o blog do ZAP Imóveis traz diversas informações interessantes sobre reforma e construção de imóveis. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas