Zap Móveis

Funcionais, tintas podem ser usadas como isolantes térmico e acústico

Spread the love

Originalmente, as tintas são usadas para proteger e dar cor às paredes, eventualmente criando um efeito artístico no ambiente. Porém, hoje o mercado hoje oferece mais opções de produtos, que além da estética, dão uma nova função à superfície pintada.

Tintas com isolamento acústico e térmico são as últimas novidades do mercado de casa e construção (Foto: Shutterstock)

+ Laranja-acobreado é a cor de 2015 na decoração

+ Veja 11 maneiras de mudar a cara da sua parede

A tinta lousa, por exemplo, passou a ser bastante explorada em diversos cômodos. Com esse produto é possível transformar facilmente qualquer superfície em quadro-negro. A cozinha, por exemplo, pode ganhar uma lista de compras e receitas; o quarto das crianças e adolescentes passa a ter um espaço destinado aos rabiscos e o que a imaginação permitir.

Mas as tintas podem ainda ter outras funções, como auxiliar no isolamento térmico e acústico. O Nanothermic 1, da Nanotech do Brasil, é um revestimento que atua por reflexão à radiação solar e é recomendado para aplicações em áreas externas expostas ao sol, com a finalidade de reduzir a temperatura do ambiente.

Parte da parede do quarto pode ser pintada com a tinta lousa para ajudar nos estudos (Foto: Shutterstock)

Depois de seco, o produto forma uma película protetora que transforma a parede ou telhado em uma superfície termicamente refletora, de modo que 90% dos raios solares serão refletidos, reduzindo em até 35% a temperatura interna, segundo o fabricante.

Já o Nanosound é um revestimento fonoabsorvedor que utiliza a nanotecnologia para o tratamento acústico em ambientes onde se queira eliminar as reverberações provenientes de sons internos. É indicado para casas noturnas, auditórios, teatros, cinemas e igrejas.

O produto pode ser aplicado com 1 mm de espessura e seu acabamento fica como de uma parede comum, com a textura igual a um acabamento em gesso, possuindo diversas opções de cores.

Segundo a fabricante, o produto pode ser usado como acabamento final e pode ser aplicado em paredes de alvenaria convencional, em drywall, portas e divisórias de madeira (submetidos a seladora), forros de gesso e de isopor.

Há também as tintas específicas para madeira que servem para colorir, laquear ou restaurar. A Sayerlack tem como diferencial as tintas metalizadas para marcenaria, que podem ser uma opção para destacar, requintar e inovar o mobiliário. Segundo o fabricante, a tinta garante acabamento impecável, inclusive em detalhes como bordas  e rebaixos.

 

+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

+ Faça você mesmo: três ideias de decoração com pallets

+ Cor preta pode deixar a cozinha mais sofisticada

+ Escorregador dobrável transforma escada da casa em brinquedo

+ Mude o visual da sua parede com a pintura ou textura decorativa

+ Use e abuse das cores neon para alegrar a decoração da casa

+ Saiba quais estampas estão em alta na decoração

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas