Zap Móveis

Os pallets e suas inúmeras utilidades

Spread the love

Os pallets cada vez mais ganham espaço na decoração de casas e apartamentos. Primeiro porque eles podem ser facilmente transformados em objetos e são inúmeras as possibilidades de deixar o ambiente com uma peça única. Segundo porque são baratos e não pesam no bolso. E, não menos importante, a reciclagem é uma atitude inteligente por ser sustentável. É só usar a imaginação e escolher de que maneira você quer usar o pallet na sua decoração.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Uma das vantagens do pallet é que eles foram criados para armazenar objetos grandes e pesados e, consequentemente, são resistentes e podem durar bastante. Eles podem ser encontrados em feiras, nas ruas ou em supermercados. Neste caso, preste atenção na resistência da madeira na hora de escolher qual pallet vai virar objeto de decoração e tambémseele tem fungos ou cupins. Daí basta dar uma lixada e pode ainda ser passada uma camada de verniz impermeabilizante. Mas os pallets também passaram a ser vendidos em lojas com um acabamento melhorado.

cadeira_pallet

Se a ideia é dar um ar mais rústico à decoração, a cor natural da madeira é mais recomendada (Foto: Shutterstock)

Se a ideia é dar um ar mais rústico à decoração, a cor natural da madeira é mais recomendada. Mas se o objetivo é deixar o ambiente com um ar mais descolado, aí pode ousar com as cores vivas e vibrantes. “Numa ambientação clean, podem ser pintados de branco e abrigar objetos de arte, porta-retratos ou mesmo livros. Numa proposta ‘cult’, os pallets podem ter cores vivas como o amarelo,turquesa, verde ou vermelho, dependendo dos outros objetos e paredes do ambiente e abrigar objetos pessoais, revistas e pratos decorativos”, afirma a arquiteta Rozze Dominggues, do escritório Doma Arquitetos.

As possibilidades de transformação do pallet em um objeto de decoração são imensas. A começar pelasala, não faltam opções de como usar o material reciclado. “Usam-se os pallets como mesas laterais e mesas de centro ou também como nichos laterais para colocações de revistas e apoiopara bebidas e objetos de bar”, enumera Rozze. A mesa de jantar também pode ser feita do material reciclado e, neste caso, pode vir com um tampo de vidro. Um sofá ou um banco com uma almofada em cima também é são opções.

horta_pallet

Numa ambientação clean, podem ser pintados de branco (Foto: Shutterstock)

Na cozinha, o pallet pode ganhar e muito em funcionalidade. “Ele pode ser disposto em paredes e ter a função de manter organizadas louças, panelas e utensílios de cozinha”, explica a arquiteta. Ela ainda acrescenta que por se tratar de uma molhada, uma camada de vernizvai impermeabilizar a peça.

No quarto, também não faltam possibilidades. Uma cama, um criado-mudo, uma estante, um nicho, o pallet pode se transformar em mil e um objetos. O interessante é brincar com a decoração, deixando o ar mais rústico e descolado. O quarto das crianças também pode contar com um objeto do material reciclado. “Ele pode ter a função organizadora de brinquedos e livros e pode ser pintado em cores alegres de acordo com a proposta de ambientação e idade dos pequeninos”, acrescenta Rozze.

quarto_pallet

No quarto, também não faltam possibilidades. Uma cama, um criado-mudo, uma estante, um nicho, o pallet pode se transformar em mil e um objetos (Foto: Shutterstock)

O jardim pode ganhar um charme a mais com um sofá, uma mesinha de centro, um banco e até mesmo um balanço feito de pallet. “Também usamos muito os pallets em espaços de garagens e depósitos com estantes fixadas nas paredes para organizar materiais de jardim eobjetos utilitáriosem geral,como furadeiras, pregos e martelos”, conclui a arquiteta.

sofa_pallet É só usar a imaginação e escolher de que maneira você quer usar o pallet na sua decoração (Foto: Shutterstock)

+ Confira 14 dicas para decorar a casa com pallets

+ Veja dicas para montar um bar de pallet em casa. Assista ao vídeo

+ Veja como montar um cantinho da maquiagem com móveis de pallet

+ Varanda gourmet ganha mesa de pallet cheia de estilo. Assista ao vídeo

+ Veja como criar um painel de pallet para sua casa

+ Saiba como montar um balcão de pallet para cozinha pequena. Veja o vídeo

+ Faça você mesmo uma Cadeira de Pallet. Assista ao vídeo

+ Inspire-se com pallets de madeira e crie móveis originais

+ Use o pallet e faça você mesmo um sofá e uma mesa lateral. Assista ao vídeo

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas