Zap Móveis

Conheça os pisos para garagem ideais para você

Spread the love

O piso para garagem residencial precisa atender a alguns fatores para que haja segurança no local, pois os veículos são pesados e geram sujeira, como manchas da borracha do pneu e de óleo que pode vazar. Na hora de escolher o piso considere a resistência, aspereza, durabilidade, facilidade de limpeza e de manutenção. Veja, abaixo, as melhores opções de materiais para o local.

Piso antiderrapante para garagem residencial

Piso de garagem deve ser antiderrapante (Foto: Shutterstock)

+ Veja dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa

+ Diminua o impacto ambiental da construção em 3 passos

A segurança deve ser a maior preocupação

Não escolha qualquer material. Um grande erro é achar que por ser uma área externa ou em que as pessoas não vão ficar, você  pode colocar qualquer piso. Atenção: Prefira produtos de marcas confiáveis, indicadas para esse uso, resistentes a alto tráfego e antiderrapantes.

De modo geral, os pisos mais fáceis de limpar são lisos e escorregadios. Os antiderrapantes, são irregulares, o que dificulta a limpeza, mas não escorregam.

Opte pelo piso antiderrapante para garagem, principalmente se a garagem é descoberta. Isto previne acidentes domésticos em dias chuvosos.  E se você escolheu um  piso poroso, como as pedras naturais e os cimentícios, lembre-se que eles necessitam de cuidados especiais, como impermeabilizações periódicas, para evitar que fiquem encardidos.

As peças polidas são lindas, mas o contato dos pneus podem riscá-las, além de serem escorregadias em contato com a água.

Pisos lisos são mais fáceis de limpar, porém são mais escorregadios (Foto: Shutterstock)

Pisos lisos são mais fáceis de limpar, porém são mais escorregadios (Foto: Shutterstock)

Para escolher o piso mais adequado avalie os custos, a estética, a resistência, a facilidade de instalação, a segurança e a frequência de manutenção.

Faça uma boa base e capriche no contrapiso

Preste atenção na base para assentar o piso, que deve ser bem resistente. Se for feito de qualquer jeito, pode afundar com as altas cargas de deslocamento do veículo ou soltar o piso.

Acabou o dinheiro? É possível utilizar  o contrapiso de concreto na garagem. A desvantagem é que fica mais difícil para limpar.

piso poroso necessita de cuidados especiais, como impermeabilizações periódicas (Foto Shutterstock)

Piso poroso necessita de cuidados especiais, como impermeabilizações periódicas (Foto: Shutterstock)

Conheça alguns pisos

Há muitas opções de materiais que podem ser usados: pedra miracema, ladrilho hidráulico de calçada, paralelepípedo, mosaico português, além dos já conhecidos revestimento laminado ou porcelanato. No caso de piso cerâmico ou porcelanato para garagens, procure por peças indicadas para locais de alto tráfego, pois são mais resistentes. Saiba mais sobre alguns deles:

Pedras

As pedras brutas são resistentes e têm superfície antiderrapantes. Algumas boas opções são as pedra miracema, são tomé e góias. Cuidado com as lisas e escorregadias, como granitos e mármores polidos, existem acabamentos como o levigamento para que ele fique antiderrapante. Se você optar por usar pedra, use também uma resina protetora aplicada sobre a pedra pra diminuir a porosidade e evitar manchas.

Placas cimentícias

As placas – feitas com concreto de alto desempenho– têm a vantagem de apresentarem boa resistência e durabilidade e mantêm o piso mais frio, porque absorvem menos calor. São peças de grandes formatos e aplicadas com juntas para dilatação.

Depois de assentá-las sobre o contrapiso, é recomendável aplicar uma camada de resina protetora para reduzir a absorção de água e gordura, facilitando a limpeza. A reaplicação desta resina deve acontecer anualmente.

Piso para garagem com placas de cimento são boas opções de materiais que podem ser usados. Há muitas opções de materiais que podem ser usadas no piso da garagem (Foto: Shutterstock)

Piso intertravado

São pisos de concreto para áreas externas. A grande característica do piso intertravado é permitir que o solo continue absorvendo água – uma questão bem importante para os centros urbanos. É um tipo de piso resistente, antiderrapante e que pode ser encontrado em vários formatos: piso sextavado, piso raquete, piso retangular, piso quadrado. E  os modelos são convencional, piso drenante/jardim e piso grama.

O convencional é inteiro de concreto e permite menor absorção de água só pelas juntas (encontro entre as peças). O pisograma é como uma moldura de  concreto que permite o cultivo de grama no centro. Ele é semipermeável e resistente ao tráfego de veículos. Seu uso garante até 60% de permeabilidade do solo. Já o drenante em concreto poroso, que é encontrado em diversos desenhos, garante até 95% de permeabilidade do solo.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico tem peças de diversos tamanhos: 15×15, 20×20, 40x40cm e grande variação de modelos e cores. É antiderrapante, mas é muito poroso. Por isso,  pode acumular sujeira e ficar com aparência de encardido. Sua resistência é muito alta, tanto que ele é muito utilizado em calçadas com grande fluxo de pessoas.

*100pepinos (www.100pepinos.com.br) é uma ferramenta para você saber reformar e fazer manutenção da sua casa.

+ Portões automáticos de garagem garantem comodidade aos moradores da casa

+ Saiba como agir em brigas com vizinhos na garagem

+ Veja 10 dicas para transformar o seu quintal

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Invenção promete ensinar gato a usar o vaso sanitário

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Veja dicas de como organizar banheiros pequenos

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Veja 5 dicas para fazer a iluminação correta dos ambientes

+ Veja três sofás de luxo que custam o preço de um carro

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas