Zap Móveis

Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

Spread the love

Por um bom tempo a cabeceira de cama ficou em segundo plano quando o assunto era decoração de dormitórios. Porém, nos últimos anos, ela ganhou novo status e passou a chamar a atenção de quem dita a moda.

Com um pouco de criatividade é possível ter uma charmosa cabeceira, que passará a ser a peça de destaque do quarto (Foto: Reprodução- Decoist)

+ Confira seis ideias para reaproveitar uma sapateira antiga na decoração

+ Veja como o seu signo pode interferir na decoração da casa

De acordo com a arquiteta Nátali de Mello, a cabeceira estofada, presa ou solta da cama, ainda é muito comum. “É clássica e muito confortável. Gosto muito das cabeceiras com botonês. Podem ser colocadas em ambientes românticos, vintages ou até mesmo nos modernos”, comenta a especialista.

A cabeceira estofada, presa ou solta da cama, voltou a fazer sucesso noslares brasileiros (Foto: Shutterstock)

A cabeceira feita com pallets vem sendo usada com muita frequência. O material pode ganhar pintura ou ser exposto ao natural, dando ares rústicos ao quarto. “Outra ideia legal é reaproveitar janelas e venezianas antigas. Coloque-as atrás da cama e terá uma cabeceira diferente”, aconselha Nátali.

Segundo a arquiteta, qualquer pessoa pode criar diversos tipos de cabeceira, misturando ripas de madeira, papel de parede, prateleiras, quadros, pintura, entre outros. “Em um dos meus projetos a cliente queria uma cabeceira rústica e diferente. Resolvemos aplicar uma ripa de madeira de demolição, que serve de prateleira estreita para quadros, papel de parede e um futon”, explica.

Cabeceira pode ser uma peça útil para armazenar livros e objetos de decoração (Foto: Reprodução – HomeDit)

Cama box

Uma nova tendência, barata e criativa, segundo Nátali, é usar adesivos na parede no lugar da cabeceira. “Não é uma solução que dura muito tempo e também não é muito confortável, mas é uma ótima ideia para quem quer economizar ou deixar o ambiente diferente e descolado. Para deixar um pouco mais aconchegante, coloque travesseiros no canto da cama com a parede”, recomenda.

Mitos

Muitas pessoas acham que é proibido encostar uma cama na janela, especialmente a de casal. “Essa é uma solução para quem tem um quarto com um layout complicado de ser resolvido. Eu evito esse tipo de situação, mas quando é preciso, dá para encostar a cama na janela mantendo o quarto iluminado e com estilo”, diz Nátali.

Cama pode ficar no centro do quarto ou um pouco afastada de alguma das paredes (Foto: Reprodução – Sketch 42)

Nesse caso é preciso escolher uma cama com cabeceira fixa, de preferência baixa, para não atrapalhar o manuseio da janela. “Deixe a cama ligeiramente afastada da janela para a cortina correr nesse espaço”, aconselha.

Outro mito é o de que a cama sempre deve estar encostada na parede. Hoje, esse móvel pode ficar no centro do quarto ou um pouco afastada de alguma das paredes. Vale lembrar que esse tipo de situação só acontece em ambientes mais amplos.

+ Faça você mesmo: três ideias de decoração com pallets

+ Camas embutidas são alternativas para espaços pequenos

+ Invista em uma cama suspensa e crie um espaço 3 em 1

+ Transforme o quarto de empregada em uma área útil. Veja ideias

+ Evite erros na hora de escolher a tinta para sua casa

+ Saiba quando é preciso trocar a decoração do quarto de seu filho

+ As 21 melhores dicas de decoração no estilo faça você mesmo

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas