Zap Móveis

Veludo voltou com toda força e garante sofisticação à decoração

veludo na decoração
Spread the love

O veludo, que passou uma temporada fora de moda, taxado como algo antigo, está de volta com toda força na moda e também ganhou espaço na decoração. O tecido é considerado bastante elegante e pode dar um toque de sofisticação a qualquer ambiente. Ele é considerado um tecido nobre e pode estar presente em vários móveis e objetos da casa. Porém, para que não deixe o espaço muito pesado, é importante pensar bem na hora de compor o material com o restante da decoração. Saiba como usar o veludo na decoração e deixar o ambiente mais luxuoso.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Sofisticado, o veludo pode aparecer de várias formas na decoração. Na sala, pode ser usado em sofás, cadeiras, assentos de cadeiras, pufes, poltronas e até na cortina. No quarto, além desses objetos, também pode despontar no painel da cama. “O veludo é um revestimento excelente para acabamento de estofados. Como é um tecido encorpado, ele reveste perfeitamente um sofá ou um pufe sem ter perigo de deformação , assim como sua textura camufla certas imperfeições de acabamento do móvel”, afirma a arquiteta Juliana da Mata.

veludo na decoração da casa

Sofisticado, o veludo pode aparecer de várias formas na decoração (Foto: Reprodução/Pinterest)

Para quem deseja dar um toque mais requintado, mas não apostar tanto no tecido, as almofadas são boas opções. “Sua textura é muito macia e traz conforto, seu toque suave e seu brilho trazem ainda mais beleza e sofisticação. É aconchegante e elegante ao mesmo tempo”, ressalta a arquiteta do escritório Juliana da Mata Arquitetura.

É importante combinar bem o tecido para que ele, ao invés de pesar na decoração, dê um toque sofisticado. “O veludo pode ser combinado com couro , sued , pele, entre outras opções, mas geralmente com tecidos ou revestimentos que tenham a mesma padronagem de peso e composições similares, afirma a arquiteta, que ainda sugere uma composição com seda. “Tudo depende do contexto e de onde estamos aplicando”, acrescenta.

veludo na decoração

Para quem deseja dar um toque mais requintado, mas não apostar tanto no tecido, as almofadas são boas opções (Foto: Reprodução/Pinterest)

A questão é que, de uma forma geral, o veludo é um tecido “quente”. “Não costumo usar veludo em decorações de praia. Nestes ambientes procuro um revestimento mais leve”, explica Juliana da Mata. No entanto, ela explica que hoje existem veludos que na composição têm algodão e bambu, tornando-o um revestimento mais fresh e, com isso, mais versátil no uso.

A escolha do tipo também influencia no quanto o uso dele vai pesar no bolso. “Existem vários tipos de veludo, para todos os preços, e os com seda na composição são os mais caros”, diz.

veludo na decoração da casa A escolha do tipo também influencia no quanto o uso dele vai pesar no bolso (Foto: Reprodução/Pinterest)

A escolha da cor também vai de acordo com o resultado esperado para cada tipo de decoração, seja mais leve, elegante ou despojada. A paleta eleita pode ser usada para cada ambiente. “O veludo mais escuro dá mais requinte, já o claro já fica mais clean. E se for uma cor forte, tipo verde limão ou rosa pink, dá um ar mais vintage. Então o cliente escolhe a cara que que dar ao ambiente e assim o arquiteto ou design de interiores monta a paleta que atenda”, esclarece.

veludo na decoração

A escolha da cor também vai de acordo com o resultado esperado para cada tipo de decoração, seja mais leve, elegante ou despojada (Foto: Reprodução/Pinterest)

Limpeza

Um ponto que deve ser levado em consideração na hora de escolher o veludo para a decoração é que ele é um tecido que suja mais facilmente. Como ele não é um revestimento liso, está mais propício a pegar mais poeira. “O ideal é a impermeabilização do tecido para que não suje tão facilmente e que na limpeza seja usado o aspirador de pó, sem esquecer também as mantas e colchas nos quartos”, afirma a arquiteta Juliana da Mata.

veludo na decoração

Um ponto que deve ser levado em consideração na hora de escolher o veludo para a decoração é que ele é um tecido que suja mais facilmente (Foto: Reprodução/Pinterest)

Uma dica para evitar maior acúmulo de sujeira é não usar o veludo em cozinhas ou assentos de cadeira de do mesmo ambiente. “Se usado em copa que não tenha contato com cozinha, mesmo assim ele deve ser impermeabilizado para ter mais proteção. O ideal também é escolher uma cor neutra , nem muito escura , nem muito clara, para “esconder ” um pouco a sujeira”, acrescenta a arquiteta.

+ Azulejo português traz tradição e estilo na decoração

+ Veja qual estilo de decoração que foi moda no passado combina com você

+ Confira inspirações para ter um jardim vertical em casa

+ Faça você mesmo um puff de pneu com corda de sisal. Veja o vídeo

+ Tapete na parede é sinônimo de decoração autêntica e moderna

+ Tudo o que você precisa saber sobre móveis rústicos

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas