Zap Móveis

Decoração de cozinha: 4 dicas para transformar o ambiente

decoração de cozinha - imagem de cozinha amarela
Spread the love

A decoração de cozinha é um tema que interessa muitas pessoas, afinal é um dos cômodos mais utilizados da casa. Além de ser o espaço de preparo das refeições, a cozinha é um ambiente de convivência, onde se recebem amigos e familiares. 

Por isso, é importante que esse cômodo seja acolhedor, tenha funcionalidade e reflita a personalidade dos moradores da casa. Se você está pensando em renovar a decoração de cozinha, a boa notícia é que existem muitas opções e estilos diferentes para escolher.

Para ajudar nessa tarefa, o ZAP Imóveis selecionou diversas ideias de decoração de cozinha. Prossiga com a leitura e confira dicas valiosas para transformar esse ambiente em um espaço ainda mais convidativo e funcional! Vamos lá?

1 – Escolha um estilo de decoração que reflita sua personalidade

Existem diversos estilos de cozinha, desde o rústico até o contemporâneo. Então, antes de começar a decorar sua cozinha, é importante que você escolha elementos que combinem com sua personalidade.

Se você gosta de um ambiente mais clean e moderno, por exemplo, a cozinha minimalista pode ser a escolha perfeita. Já se você prefere um ambiente mais acolhedor e aconchegante, uma cozinha rústica pode ser a opção ideal.

2 – Utilize utensílios de decoração para cozinha

Utilizar utensílios de decoração para cozinha também pode fazer toda a diferença e dar um toque especial ao ambiente. Alguns exemplos disso são: quadros, relógios de parede, vasos de plantas, cortinas e tapetes. 

Por outro lado, se você possui uma cozinha pequena, é importante escolher itens que aproveitem o espaço, como prateleiras e nichos para armazenamento de objetos.

decoração de cozinha
 - imagem de cozinha retrô

3 – Aposte nas cores para cozinha

As cores são uma parte fundamental da decoração de cozinha. Pensando nisso, tonalidades claras como branco e bege dão uma sensação de amplitude ao ambiente, o que é ótimo para cozinhas pequenas. 

Já as cores mais vibrantes, como vermelho e amarelo, trazem um toque de personalidade. Além disso, é importante escolher tons que combinem com o estilo de decoração escolhido.

4 – Invista em iluminação para cozinha

Uma boa iluminação para cozinha pode destacar pontos estratégicos do ambiente e torná-lo mais funcional. Para cozinhas pequenas, luminárias embutidas e spots de luz são escolhas interessantes. 

Já para cozinhas maiores, a dica é apostar em lustres e pendentes para dar um toque de sofisticação. Se o cômodo for compartilhado com a área de serviços, aproveite a luz natural da janela e deixe-o ainda mais iluminado e acolhedor.

Como decorar uma cozinha pequena?

A ideia é comprar um imóvel com cozinha pequena? Sem problemas! Nesse caso, vale investir em soluções inteligentes para otimizar o espaço. Em primeiro lugar, considere apostar em móveis embutidos e mesas dobráveis.

Outra ideia para decoração de cozinha pequena é utilizar prateleiras e nichos para armazenar objetos e evitar o acúmulo de itens sobre a bancada. Também use caixas e potes organizadores para ordenar os itens na parte interna dos armários.

Cozinha minimalista pequena

A cozinha minimalista é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Se você está pensando em adotar esse estilo de decoração na sua cozinha, aqui vão algumas dicas para ajudar no visual perfeito. 

Primeiro, é importante investir em móveis e utensílios de cozinha com linhas retas e design simples. Para as cores, experimente tonalidades claras e neutras, como branco, bege e cinza.

Outra dica é apostar em detalhes que ajudem a dar personalidade ao ambiente, como um vaso de plantas ou uma peça de arte na parede. Esses itens podem fazer toda a diferença na hora de criar um ambiente acolhedor e convidativo.

Dicas para decorar cozinha de qualquer tamanho

decoração de cozinha

A decoração de cozinha pode ser bonita e funcional independentemente do tamanho do cômodo. Para isso, basta saber utilizar os móveis e itens decorativos certos, além de manter o ambiente limpo e organizado. A seguir, reunimos dicas criativas que ajudam a alcançar esse objetivo:

  • use as sobras do papel de parede em lugares inusitados;
  • aproveite cantos e vãos da cozinha para manter a organização; 
  • móveis planejados otimizam espaço com elegância;
  • a decoração retrô segue em alta nas cozinhas;
  • a cor preta pode deixar a cozinha mais sofisticada;
  • invista em iluminação adequada, com lâmpadas de LED ou fluorescentes, para garantir uma boa luminosidade e economia de energia;
  • aposte em objetos decorativos que tenham a ver com a temática de culinária, como quadros com frutas ou plantas em vasos;
  • utilize plantas para trazer vida e frescor à cozinha, além de purificar o ar;
  • escolha utensílios de decoração para cozinha que combinem com o estilo da decoração, como potes de vidro ou jarras de cerâmica;
  • opte por revestimentos práticos e fáceis de limpar, como pastilhas de vidro ou porcelanato;
  • faça uma parede de lousa, onde você pode desenhar, anotar receitas ou deixar recados para a família;
  • aproveite o espaço vertical para pendurar panelas, utensílios e acessórios de cozinha, deixando-os à mão e facilitando o preparo das refeições.

Conte com o ZAP Imóveis para encontrar o imóvel ideal!

Conseguiu se inspirar com as dicas de decoração de cozinha e, agora, só resta encontrar o imóvel ideal para colocar as ideias em prática? Então, conte com o ZAP Imóveis! Na plataforma, você encontra milhares de anúncios de apartamentos e casas de todos os tamanhos e tipos. Acesse o site e confira as op

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas