Zap Móveis

Como criar uma parede geométrica em 5 passos

exemplo de parede geométrica com triângulos coloridos
Spread the love

Ocasionalmente, surgem tendências de decoração amplamente utilizadas em lugares de todo o mundo, e a parede geométrica é um bom exemplo disso. Com diversas possibilidades, agradando tanto aos mais excêntricos quanto aos mais minimalistas, esse estilo de decoração oferece diversas vantagens, de forma bem prática, para residências e espaços comerciais.

Hoje, em cinco passos, vamos mostrar como adicionar uma parede geométrica em qualquer ambiente da casa. Ela pode ser uma maneira de deixar o espaço mais descontraído ou visualmente mais amplo. Confira!

Um diferencial para vários ambientes

Quem é fã de redes como o Pinterest, com certeza, já se deparou com uma parede geométrica colorida passando pelo mural. Visualmente chamativa, essa técnica de decoração combina elementos como formas, cores e até tridimensionalidade, ampliando as possibilidades de uma simples pintura na parede.

Uma das principais vantagens de brincar com a parede geométrica é que ela se adapta aos mais diversos estilos de decoração. Sendo assim, é possível combiná-la com apartamentos de design mais sóbrio e refinado ou explorar o exagero em cômodos lúdicos para crianças, áreas externas e ambientes comerciais, como agências e lojas.

Cinco dicas sobre como fazer em casa

exemplo de uma sala com parede geométrica

Uma pessoa pode adicionar uma parede geométrica em casa por vários motivos. É bem comum utilizar essa técnica para ampliar o espaço, como os espelhos fazem em alguns projetos. A escolha do tipo de desenho, da cor e da posição podem influenciar o resultado.

A seguir, confira cinco dicas essenciais para não errar na hora de criar uma parede desse tipo em casa. Aproveite para compartilhá-las com a família, pois a tarefa pode ser executada em conjunto, gerando momentos agradáveis de convivência enquanto a casa fica ainda melhor.

Escolha o local da aplicação

Nem todo lugar da casa combina com uma parede pintada com formas geométricas. Na decoração, ambientes como salas de leitura, jantar e TV tendem a receber cores menos vivas. A psicologia das cores explica esse cuidado, já que tonalidades intensas tendem a gerar inquietação, enquanto cores mais frias transmitem a sensação de calma.

Se o ambiente já possui muitos elementos, com estampas e cores chamativas, é provável que uma parede geométrica vá pesar visualmente no espaço. A dica é escolher pontos estratégicos da casa, onde a presença da parede traga vida de forma equilibrada.

Pesquise padrões e desenhos

É claro que cada pessoa possui um gosto e vai montar a decoração como preferir, mas uma parede geométrica na sala nem sempre ocupa uma grande área. Se sua casa é composta de tons mais frios, busque padronagens em tons próximos ou contrastantes, mas harmoniosos, com os elementos já existentes.

A parede geométrica também pode gerar conflito com quadros, TVs e outros elementos visuais da casa. Por isso, pesquise diversos exemplos de desenhos e escolha o que combina com sua proposta de decoração – divertida, sóbria ou artística.

Compare os benefícios de cada técnica

Sabia que é possível executar a pintura geométrica 3D de forma manual, mas também optar por papéis de parede? O grande segredo do sucesso de uma parede geométrica é a precisão. O efeito 3D fica muito legal em corredores, quartos de crianças e cozinhas.

Caso você prefira gastar menos recursos financeiros e tempo na execução, o papel de parede pode ser a melhor escolha. Já se você tem espírito artístico e quer se jogar no do it yourself, garanta os materiais adequados, como pincéis, tintas, fitas para marcação, lápis e régua para rascunhos.

Faça testes antes da execução

Criar uma parede geométrica para o quarto das crianças pode ser superdivertido. Os pais podem convidar os filhos para ajudar na pintura, mas fazer testes é a melhor forma de evitar frustração com o resultado. Se o ambiente tem grandes variações de luz ao longo do dia, observe qual cor fica mais agradável, sem afetar a iluminação do espaço de forma negativa.

Outra dica é recortar moldes dos padrões desejados e testar o posicionamento de cada um deles. Paredes mais estreitas podem combinar mais com desenhos na vertical do que na horizontal, e superfícies texturizadas podem resultar em um efeito diferente do esperado.

Contrate um profissional

Ficou interessado em ter uma parede geométrica em casa, mas não tem tempo para criar uma? Pela internet, é possível encontrar profissionais que fazem a aplicação de paredes geométricas com tinta, papéis de parede e até módulos 3D.

Além de ser uma opção para quem tem um orçamento maior disponível, o resultado pode ser mais preciso. Com ela, você se preocupa apenas com a escolha das cores, o estilo de desenho e o local da aplicação. Outro ponto positivo é que esse tipo de parede requer baixa manutenção.

Encontre diversas dicas para sua casa no ZAP Imóveis

Gosta de ficar por dentro das melhores tendências de decoração para casa, organização e outras dicas para deixar seu imóvel cada vez melhor? A Redação ZAP está sempre selecionando os melhores assuntos para você, então acompanhe outros posts para não perder nada!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas