Zap Móveis

Condomínio horizontal: saiba o que é e quais são as vantagens

Imagem de um condomínio de casas
Spread the love

Com a popularidade dos condomínios, muita gente se depara com tipos específicos, como o condomínio horizontal. Esse é um conceito muito importante para quem quer encontrar um novo lar, especialmente comprado na planta. 

Por isso, a Redação ZAP trouxe um guia completo sobre o condomínio horizontal. Nele, você vai entender melhor o que é esse tipo, se existem outros e quais são as principais vantagens de escolhê-lo. Assim, fica mais fácil entender se é a opção ideal para sua vida. 

O que é o condomínio horizontal?

Como o próprio nome sugere, um condomínio horizontal é aquele onde as construções são feitas em um mesmo espaço e divididas por muros. Em geral, esse conjunto de casas têm áreas comuns, que podem ser usadas por todos os moradores.

Além disso, é comum que as construções tenham o mesmo estilo, mas isso não é uma regra do condomínio horizontal. É uma ótima opção para viver com um senso de comunidade e contar com alternativas de lazer, como piscina, churrasqueira, etc.

Outros tipos

É possível classificar essas construções conforme a direção ou a finalidade da construção. A diferença entre condomínio horizontal e vertical é que o segundo é estruturado em torres, podendo ter um único prédio ou vários. Ele tem vários andares e pode ser construído em um terreno menor.

O condomínio residencial, como o próprio nome sugere, é destinado a ser uma moradia fixa ou temporária. Já o comercial é exatamente o contrário: é indicado para fins comerciais, podendo abrigar uma única empresa ou várias. Por fim, há o condomínio misto, ou seja, com espaços residenciais e comerciais.

Imagem de um condomínio de casas

Quais são as principais vantagens de escolher um condomínio horizontal?

Agora que você já sabe o que é condomínio horizontal, é importante conhecer as vantagens de escolher esse tipo. Pensando nisso, reunimos alguns benefícios que podem determinar se ele é uma boa opção para você. Confira mais detalhes a seguir:

1. Áreas comuns

Muitas pessoas não conseguem adquirir um imóvel com piscina, churrasqueira, área fitness, etc. Nesses casos, o condomínio horizontal é uma ótima opção, porque os moradores têm a possibilidade de usar as áreas comuns sem se preocupar com os cuidados diários com elas. 

Pode haver uma taxa embutida no valor do condomínio, mas ela fica mais em conta considerando o cuidado que essas opções de lazer exigem no dia a dia. As piscinas, por exemplo, precisam ser limpas com frequência.

2. Segurança

Uma prática muito comum dos condomínios é ter uma equipe de segurança contratada. Inclusive, pode haver uma portaria que controle o acesso das pessoas a esse conjunto de imóveis. Além disso, um dos guardas geralmente faz rondas para garantir mais conforto para os moradores.

 3. Privacidade

Quem busca privacidade certamente vai adorar um condomínio horizontal. Como falamos, é possível controlar as pessoas que entram e saem do lugar e, por consequência, da sua casa. As construções também têm um bom espaço entre si, o que separa as rotinas dos vizinhos. 

4. Localização

Na grande maioria das vezes, os condomínios horizontais têm uma localização privilegiada, ou seja, próxima de grandes centros urbanos. Por isso, é fácil se locomover no dia a dia, para escolas, supermercados, trabalho, shoppings, entre outros.

5. Tranquilidade

Com privacidade, segurança e boa localização, a tranquilidade é garantida para os moradores de um condomínio horizontal. Geralmente, nesses ambientes, é possível ver crianças brincando nas ruas e eventos da comunidade. Por isso, é uma ótima opção para famílias. 

6. Convívio

O convívio social é um dos aspectos mais interessantes do condomínio horizontal. É algo superpositivo para crianças, que podem fazer amizades e brincar nos espaços kids que podem existir nesses conjuntos. Isso ainda ajuda no próprio convívio da família, que pode se divertir nas opções de lazer disponíveis.

7. Regras

Outra prática comum dos condomínios é o estabelecimento de algumas regras para o convívio. Geralmente, elas estão relacionadas a horário para eventos, limite para barulhos, uso das áreas comuns. É uma boa maneira de criar um ambiente mais harmônico entre todos os moradores, garantindo uma rotina mais leve e tranquila.

Conheça o ZAP Imóveis!

Pronto! Agora, você já sabe o que é condomínio horizontal e quais são as principais vantagens de escolhê-lo. No ZAP Imóveis, você encontra várias casas de condomínio. Também temos filtros exclusivos para você achar o espaço ideal na sua cidade. Acesse nosso site e confira!

Aproveite para conhecer nosso blog. Temos conteúdos sobre mercado imobiliário, decoração, estilo de vida e outros assuntos. Assim, você escolhe seu imóvel e já sabe como montá-lo com a ajuda das nossas dicas. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas