Condomínio horizontal: as vantagens e desvantagens de morar em um
Com a popularidade dos condomínios, muita gente se depara com tipos específicos, como o condomínio horizontal. Esse é um conceito muito importante para quem quer encontrar um novo lar, especialmente comprado na planta.
Por isso, a Redação ZAP trouxe um guia completo sobre esse tipo de imóvel. Ao longo do conteúdo, você vai entender as características desse condomínio, quais são as principais vantagens e desvantagens de escolhê-lo.
Assim, fica mais fácil entender se é a opção ideal para sua vida. É só continuar a leitura para conferir!
O que é o condomínio horizontal?
Como o próprio nome sugere, um condomínio horizontal é aquele onde as construções são dispostas lado a lado, feitas em um mesmo espaço e divididas por muros.
Cada unidade possui seu próprio terreno e área privativa, mas, em geral, esse conjunto de casas têm áreas comuns, que podem ser usadas por todos os moradores, como:
- portaria;
- ruas internas;
- áreas de lazer.
Além disso, é comum que as construções tenham o mesmo estilo, mas isso não é uma regra. É o caso de casas térreas em condomínio fechado que são projetadas com a mesma fachada, layout e estrutura, por exemplo.
É uma ótima opção para viver com um senso de comunidade e contar com alternativas de lazer, como piscina, churrasqueira e playground, sem abrir mão do espaço e da privacidade de uma casa independente.
Tipos de condomínio comuns no Brasil
De acordo com a pesquisa “Tendências de moradia – perfil comprador” do DataZAP, os condomínios estão entre os principais tipos de imóveis buscados pelos brasileiros para morar.
Segundo os dados, 35% consideram essa opção de moradia, ficando atrás apenas dos bairros planejados.
O que nem todo mundo sabe é que os condomínios podem ser classificados conforme a direção ou a finalidade da construção. Por isso, é possível encontrar diferentes tipos desse imóvel, cada um com suas características específicas.
Se você está em busca do seu novo lar, conhecer cada um desses modelos de moradia é fundamental para entender qual deles se encaixa melhor ao seu estilo de vida.
Confira a seguir as características dos principais tipos de condomínios e suas diferenças em relação ao modelo horizontal.
Vertical
A diferença entre condomínio horizontal e vertical é que o segundo é estruturado em torres, podendo ter um único prédio ou vários. Ele tem vários andares e pode ser construído em um terreno menor.
Esse tipo de construção é muito comum em áreas urbanas mais densas, onde o espaço é limitado.
Residencial
O condomínio residencial, como o próprio nome sugere, é destinado a ser uma moradia fixa ou temporária.
Esse tipo de construção pode ser tanto vertical (prédios de apartamentos) quanto horizontal (casas).
Comercial
O comercial é exatamente o contrário do residencial: é indicado para fins comerciais, podendo abrigar uma única empresa ou várias.
Eles são projetados para atender às necessidades específicas de negócios, por isso oferecem infraestruturas como:
- segurança;
- estacionamento;
- salas de reunião;
- áreas de conveniência.
O objetivo é concentrar serviços e empresas em um mesmo local, facilitando o networking e o acesso dos clientes, assim como reduzindo custos de manutenção dos espaços.
Misto
Por fim, há o condomínio misto, que reúne características dos dois últimos modelos. Ou seja, conta com espaços residenciais e comerciais.
Este tipo de condomínio está se tornando cada vez mais popular, especialmente em grandes centros urbanos.
Isso porque eles oferecem a conveniência de ter serviços, lojas e escritórios próximos às residências, o que contribui para a criação de um ambiente muito mais prático e eficiente.
Quais são as principais vantagens de escolher um condomínio horizontal?
Agora que você já sabe o que é condomínio horizontal, é importante conhecer as vantagens de escolher esse tipo de moradia.
Pensando nisso, reunimos alguns benefícios que podem determinar se ele é uma boa opção para você. Confira mais detalhes a seguir:
1. Áreas comuns
Muitas pessoas não conseguem adquirir um imóvel com piscina, churrasqueira, área fitness, etc.
Nesses casos, o condomínio fechado de casas é uma ótima opção, porque os moradores têm a possibilidade de usar as áreas comuns sem se preocupar com os cuidados diários desses espaços.
Pode haver uma taxa embutida no valor do condomínio, mas ela fica mais em conta considerando o cuidado que essas opções de lazer exigem no dia a dia. As piscinas, por exemplo, precisam ser limpas com frequência.
2. Segurança
Uma prática muito comum dos condomínios é ter uma equipe de segurança contratada. Inclusive, pode haver uma portaria que controle o acesso das pessoas a esse conjunto de imóveis.
Além disso, um dos guardas geralmente faz rondas para garantir mais conforto para os moradores.
3. Privacidade
Quem busca privacidade certamente vai adorar morar em um condomínio. Como falamos, é possível controlar as pessoas que entram e saem do lugar e, por consequência, da sua casa.
As construções também têm um bom espaço entre si, o que separa as rotinas dos vizinhos. Isso é um diferencial em relação ao condomínio vertical, que normalmente é projetado com vários apartamentos em um mesmo andar, mais próximos um do outro.
4. Localização
Na grande maioria das vezes, os condomínios horizontais têm uma localização privilegiada, próxima de grandes centros urbanos.
Por isso, é fácil se locomover no dia a dia e é possível encontrar com tranquilidade um amplo leque de serviços próximos, como escolas, supermercados, trabalho, shoppings, entre outros.
5. Tranquilidade
Com privacidade, segurança e boa localização, a tranquilidade é garantida para os moradores desse tipo de condomínio.
Geralmente, nesses ambientes, é possível ver crianças brincando nas ruas e eventos da comunidade. Por isso, é uma ótima opção para famílias.
6. Convívio
O convívio social é um dos aspectos mais interessantes do condomínio horizontal. É algo superpositivo para crianças, que podem fazer amizades e brincar nos espaços kids que costumam existir nesses conjuntos.
Isso ainda ajuda no próprio convívio da família, que pode se divertir nas opções de lazer disponíveis e interagir com vizinhos.
7. Regras
Outra prática comum dos condomínios é o estabelecimento de algumas regras para o convívio.
Geralmente, elas estão relacionadas a horário para eventos, limite para barulhos e uso das áreas comuns, por exemplo.
É uma boa maneira de criar um ambiente mais harmônico entre todos os moradores, garantindo uma rotina mais leve e tranquila.
Leia também: Complexo de condomínio: vale a pena morar em um?
Quais as desvantagens de morar em um condomínio horizontal?
Apesar das muitas vantagens, morar em um condomínio horizontal também apresenta alguns pontos negativos.
Aqui estão algumas desvantagens a serem consideradas para definir se esse tipo de imóvel atende às suas necessidades:
- taxa de condomínio: manutenção das áreas comuns, segurança e infraestrutura geralmente resulta em uma cobrança extra;
- regras e regulamentos rigorosos: as regras são ótimas para manter a boa convivência, mas também podem limitar os moradores;
- privacidade: apesar de ter terrenos individuais, em alguns condomínios desse tipo são projetados com casas geminadas ou bem próximas umas das outras, o que pode reduzir a privacidade.
Condomínio horizontal ou vertical: qual é melhor?
A escolha do melhor tipo de condomínio depende do estilo de vida e das necessidades pessoais de cada um.
Se você preza por mais espaço e privacidade, o modelo horizontal pode ser a melhor opção. Ele proporciona uma experiência semelhante a morar em uma casa independente, com a segurança e os serviços de um condomínio.
Já se você busca uma localização mais próxima aos centros urbanos e preza por comodidades como academias, coworkings e áreas de lazer, os condomínios verticais podem ser uma boa escolha.
A dica é avaliar as opções disponíveis, definir suas prioridades e visitar os imóveis para conferir se as características atendem suas expectativas e seu estilo de vida.
No ZAP Imóveis você encontra o imóvel ideal em condomínios
Pronto! Agora que você já sabe o que é condomínio horizontal e quais são as principais vantagens de escolhê-lo, está pronto para encontrar o imóvel ideal para você!
Avaliar as características de diferentes tipos de moradia é um passo fundamental para garantir que o seu lar se encaixa perfeitamente nas suas necessidades.
No ZAP Imóveis, você encontra várias casas de condomínio vertical e horizontal.
Com os nossos filtros exclusivos, você pode encontrar o espaço perfeito com mais praticidade: basta selecionar a sua cidade, o bairro de sua preferência e as características que não podem faltar no seu novo lar.
Além disso, na categoria Segurança, você encontra o filtro “Condomínio Fechado”, que te ajuda a encontrar o imóvel ideal com todos os benefícios de um condomínio.