Saiba usar as luminárias pendentes na sala de jantar

As luminárias pendentes caíram no gosto das pessoas e se tornaram boas apostas na decoração. Porém, o uso inadequado ou excessivo dessas peças pode deixar o ambiente sobrecarregado e iluminado além do necessário.

Na sala de jantar é recomendável que a distância entre o tampo e a luminária seja de 70 centímetros a 1 metro (Foto: Letícia Ximenes Arquitetura)
+ Escolha a bancada ideal para a sua cozinha
+ Saiba qual é a maneira correta de expor quadros e obras de arte em casa
Saiba mais
Saiba escolher um corrimão bonito e seguro para colocar na escada
Aprenda a decorar uma mesa de brunch
De acordo com a arquiteta Letícia Ximenes, o pendente deve combinar com os móveis, estofados e acessórios do cômodo, ou seja, o estilo da decoração – do clássico ao moderno – deve ser levado em conta na hora de escolher o modelo a ser instalado no teto.
Para medir a altura apropriada para pendurar o lustre é preciso ter em mente o local que vai receber a luz. “Por exemplo, para instalar acima da mesa de jantar é recomendável que a distância entre o tampo e a luminária seja de 70 centímetros a 1 metro, para não criar um desconforto visual às pessoas sentadas”, orienta Letícia. “Evite também o uso de lâmpadas que emitem calor, como as halógenas”, recomenda a especialista.

Luminária deve combinar com o estilo de decoração da sala (Foto: Letícia Ximenes Arquitetura)
Para os arquitetos André Bove e Felipe Raduan, da Raduan Arquitetura, a escolha da lâmpada ideal ajuda a deixar o efeito da luminária pendente mais bonito e adequado. Eles recomendam a luz amarelada para quem quiser tornar o ambiente mais aconchegante. Já a branca é mais adequada para áreas de trabalho.

Projeto residencial com mais de uma luminária pendente da Raduan Arquitetura (Foto: Alessandro Guimarães)
Outra orientação da dupla se dá em relação aos pendentes. Os de foco mais aberto são bem-vindos em áreas de jantar. Por outro lado, os mais fechados podem se encaixar melhor em locais descontraídos.
