Zap Móveis

O que são os tijolos ecológicos e porque estão em evidência?

imagem de um tijolos ecológicos em uma construção
Spread the love

Em um mundo cada vez mais consciente da necessidade de práticas sustentáveis, o conceito de eco-friendly também está na construção — e que não se resume somente às obras.

Entre as diversas inovações voltadas para a construção sustentável, os tijolos ecológicos têm se mostrado uma solução promissora e eficaz: alinha respeito ao meio ambiente com eficiência construtiva. 

Você tem curiosidade de entender melhor o que são eles? Nesse conteúdo, vamos explorar o que são os tijolos ecológicos, seus benefícios e diferenciais. Acompanhe!

O que são tijolos ecológicos?

Tijolos ecológicos, também conhecidos como tijolos sustentáveis, são materiais de construção inovadores projetados para minimizar o impacto ambiental da construção civil.  

Em palavras mais diretas: são produzidos através de processos que reduzem significativamente a emissão de CO2. 

A adoção desse tipo de material representa um passo importante em direção a práticas de construção mais verdes, alinhadas com o crescente movimento global por soluções habitacionais que respeitem o meio ambiente.

Quais são os materiais utilizados na fabricação de tijolos ecológicos?

Os tijolos sustentáveis destacam-se pela diversidade de materiais que podem ser utilizados em sua fabricação, indo além dos componentes tradicionais. 

A base para a maioria destes tijolos é o solo, especialmente aquele com uma boa proporção de argila, que confere a resistência necessária após a prensagem. 

A ele, adiciona-se uma quantidade moderada de cimento, atuando como estabilizante, para garantir a durabilidade e a resistência mecânica do tijolo.

Além desses ingredientes básicos, uma característica marcante é a incorporação de resíduos industriais reciclados.

Cinzas volantes, provenientes de usinas termelétricas; resíduos de construção triturados; serragem e outros subprodutos de madeira; e até mesmo plásticos moídos são exemplos disso.

Inclusive, isso melhora certas propriedades dos tijolos, como isolamento térmico e acústico.

Outro componente que pode ser adicionado à mistura é a cal, que ajuda a melhorar a trabalhabilidade e a cura do tijolo, além de aumentar sua resistência à umidade. 

Em alguns processos, são utilizados também aditivos naturais que ajudam a otimizar a mistura, conferindo-lhe características específicas conforme a necessidade do projeto.

Quais são os benefícios ambientais dos tijolos ecológicos?

Os tijolos ecológicos representam uma evolução significativa na construção civil, oferecendo múltiplos benefícios ambientais que contribuem para a sustentabilidade do setor.

 Entre suas vantagens mais notáveis, podemos citar:

  • Redução do consumo de recursos naturais: a fabricação  demanda menos matéria-prima virgem em comparação com os tijolos tradicionais. O uso de solo e materiais reciclados minimiza a exploração de recursos naturais, como a argila, cuja extração pode levar à degradação ambiental;
  • Menor emissão de gases de efeito estufa: a produção elimina ou reduz significativamente a necessidade de queima em fornos, um processo intensivo em energia que contribui para a emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa. Essa característica faz deles uma opção mais limpa;
  • Utilização de materiais reciclados: ao incorporar resíduos industriais e outros materiais reciclados em sua composição, os tijolos promovem a economia circular dentro do setor de construção. Isso não só desvia esses materiais dos aterros sanitários, mas também diminui a demanda por novos recursos;
  • Eficiência energética: além dos benefícios diretos na produção, os tijolos sustentáveis contribuem para a construção de edificações mais eficientes do ponto de vista energético. Suas propriedades de isolamento térmico podem reduzir o consumo de energia para aquecimento e resfriamento, tendo impacto na pegada de carbono, por exemplo;
  • Conservação da água: o processo de fabricação geralmente requer menos água do que os métodos tradicionais, contribuindo para a conservação desse recurso vital.

Como é o processo de fabricação de tijolos ecológicos?

O processo de fabricação se distingue significativamente do método tradicional de produção de tijolos, principalmente pela sua abordagem sustentável e pela redução de impactos ambientais. 

Embora possa variar ligeiramente dependendo dos materiais específicos utilizados e das tecnologias empregadas, o processo geralmente segue algumas etapas fundamentais:

1. Seleção dos materiais que serão utilizados na fabricação dos tijolos, o que pode incluir uma combinação de solo, cimento (em menor quantidade, atuando como estabilizante), e materiais reciclados, como cinzas volantes ou resíduos de construção;

2. Após a seleção, os materiais são misturados com água até atingirem a consistência apropriada para a moldagem. A proporção de água deve ser suficiente para permitir a compactação, mas não tanta que enfraqueça o tijolo;

3. A mistura é então transferida para moldes, onde é compactada para formar os tijolos. A compactação pode ser realizada manualmente, com prensas manuais, ou com o uso de prensas hidráulicas ou pneumáticas, que garantem uma compactação uniforme e densidade adequada, aumentando a resistência dos tijolos.

4. Uma vez moldados, os tijolos são retirados dos moldes e submetidos a um processo de cura. A cura pode ser natural, onde os tijolos são deixados para secar ao ar livre, protegidos da luz direta do sol e da chuva, ou pode ser acelerada em câmaras de cura controladas. Este processo permite que os tijolos ganhem força e durabilidade ao longo do tempo.

5. Após a cura, os tijolos são submetidos a testes de qualidade para garantir que atendam aos padrões necessários de resistência, durabilidade e uniformidade.

Diferenças entre o tijolo ecológico e o tijolo comum

tijo ecológico

A principal distinção entre o ecológico e o comum reside no processo de fabricação. 

Ao evitar a etapa de queima, ele não apenas preserva a qualidade do ar ao não emitir CO2, mas também representa uma economia significativa de energia. 

Além disso, enquanto o tijolo comum é produzido a partir de argila, o que exige altas temperaturas que impactam negativamente o meio ambiente, o ecológico incorpora materiais sustentáveis e reciclados, o que reduz a extração de recursos naturais.

Outra diferença notável é a eficiência térmica proporcionada pelos tijolos ecológicos, que contribui para edificações mais sustentáveis e economicamente vantajosas a longo prazo.

Os tijolos ecológicos têm a mesma resistência que os tijolos convencionais?

Muitos tijolos sustentáveis possuem resistência estrutural comparável aos tijolos convencionais, ou seja, são adequados para diversas aplicações na construção.

Posso utilizar o tijolo ecológico em todos os tipos de construções?

Sim, dá para usar tijolos ecológicos em uma ampla variedade de construções, abrangendo desde projetos residenciais até empreendimentos comerciais, industriais e edifícios públicos.

 A adaptabilidade aos diferentes contextos de construção se deve à sua robustez, eficiência térmica e sustentabilidade, o que faz com que seja uma escolha versátil para quase qualquer tipo de edificação. 

Embora a viabilidade de uso dependa das exigências estruturais específicas de cada projeto, eles são capazes de atender a uma gama diversificada de necessidades de construção.

 Em muitos casos, os tijolos não apenas cumprem com as demandas técnicas dos projetos, mas também contribuem para a conquista de certificações ambientais.

Anuncie seu imóvel ecológico no Zap Imóveis

A tendência ecológica não se limita apenas aos tijolos, ainda que seja um ponto de partida da construção. 

Propriedades que destacam o uso de materiais sustentáveis, como os tijolos ecológicos, podem atrair um público mais consciente do impacto ambiental de suas escolhas de moradia. 

Isso pode ser um diferencial competitivo no mercado de compra de imóveis, pois demonstra um compromisso do morador com a sustentabilidade e o bem-estar do planeta.

Anuncie seu imóvel no Zap Imóveis!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas