Quais são os principais tipos de telha para telhado?

Imagem do telhado de uma casa

A escolha da telha e do telhado é, normalmente, feita quando a edificação já está quase pronta. Porém, o ideal é que a cobertura seja planejada desde o início do projeto. Pensando nisso, o ZAP Imóveis separou alguns dos principais tipos de telha para telhado para facilitar a sua busca e para agilizar o projeto. 

Quais são os principais tipos de telhas?

A fim de evitar complicações com as mudanças do tempo, ventanias ou com o calor excessivo, é muito importante saber qual a melhor telha para o telhado em questão. Afinal, após o término da reforma, tudo o que nós menos queremos é dores de cabeça, não é? 

Cerâmica

Também conhecida como telha de barro, a telha de cerâmica é a mais antiga e uma das mais utilizadas. Ela proporciona inúmeros benefícios, como um maior conforto térmico e uma maior eficiência em termos de vedação. Além disso, as telhas de cerâmica são muito bonitas visualmente, o que é um ponto crucial.

O melhor tipo de telha de cerâmica é aquela que já vem com um revestimento sintético de fábrica, pois garante mais proteção e durabilidade. Existem as telhas naturais, sem revestimento algum; e as esmaltadas, com película de proteção que, conforme a fabricação, costuma mudar de cor com o tempo.

As vitrificadas também podem ser uma boa opção; são famosas por serem mais resistentes, além de conseguirem evitar a atuação das bactérias, da fuligem e da sujeira. Por isso, facilitam a conservação e acabam sendo mais duradouras. 

Concreto

As telhas de concreto são bastante procuradas no mercado devido à durabilidade e ao conforto térmico. Elas requerem menos madeiramento, o que gera uma economia na estrutura. Contudo, a desvantagem é que elas precisam de uma manutenção e de uma limpeza anual. 

Normalmente, as telhas de concreto não vêm com um esmalte de cobertura. É importante aplicar alguma resina para fazer a proteção e a impermeabilização. Outro benefício diz respeito às diversas opções de cores e de formatos que não estão disponíveis nas de cerâmica, por exemplo.

Fibrocimento

A telha de fibrocimento é relativamente mais barata. Em contrapartida, ela possui uma vida útil mais curta que as demais e não oferece muito conforto térmico. A principal vantagem é que tais telhas podem ser utilizadas em coberturas de poucas inclinações.

Popularizadas pela marca Brasilit, as telhas de fibrocimento são altamente utilizadas em indústrias, galpões e edifícios. Elas estão disponíveis em diversos formatos, como, por exemplo, em versões com grau de ondulação, que imitam as colônias de barro. 

Ecológica

A telha ecológica é feita de fibras naturais recicladas. Durante a produção, são recicladas fibras de madeiras, de sisal, de bananeira ou de coco, além de serem adicionados betume, pigmentos e uma resina especial, responsável por proteger o telhado contra os raios UV. 

Algumas telhas ecológicas podem ser fabricadas com papel reciclado, asfalto ou  resina. Esse é um dos tipos de telha para telhado que devem passar por uma regulação da ABNT, assim garantindo que sejam seguras em relação à resistência e à durabilidade.

Metálica

A telha metálica costuma ser escolhida quando a intenção é cobrir grandes vãos, já que apenas um exemplar dela chega a ter até quatro metros de comprimento. Para construir a cobertura de um galpão, esse tipo de telha está dentre as mais indicadas. Entretanto, ela não proporciona um conforto térmico, o que é uma desvantagem. 

Imagem das telhas do telhado de uma casa

Cuidados durante a instalação de telhas

Agora que você já sabe os principais tipos de telha para telhado, que tal atentar-se a alguns pontos durante a instalação? O primeiro detalhe a se considerar é o grau de inclinação a que elas são mais indicadas. Caso use mais ou menos inclinação do que indicado, terá o risco de entrar calor, água e vento. 

Em conjunto, observe se o produto é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Procure analisar, também, se o tipo de telha combina com o formato do telhado e com o estilo de construção. Normalmente, o arquiteto já define o tipo de telha em relação à estética do projeto. 

É imprescindível contratar um profissional que entenda de estruturação de cobertura, de encaixe e de fixação de telhas. Ele garantirá que a estrutura do telhado está fixada corretamente na estrutura, prevenindo que ela seja tomada por ventos. O material deve ser de qualidade, e cada telha precisa ter suas bordas fixadas.

Blog do ZAP Imóveis: confira mais dicas de construção

Gostou de entender mais sobre os tipos de telha para telhado, além dos principais pontos a se considerar durante a instalação? Visitando o blog do ZAP Imóveis, você encontrará outras dicas essenciais para completar a reforma do seu imóvel da melhor forma possível. 

Além disso, por meio do site do ZAP Imóveis, é possível buscar o lar dos seus sonhos. Seja um imóvel à venda ou para aluguel, você pode utilizar nossos filtros para ver os resultados a partir da faixa de preço, do metro quadrado, da área de lazer, bem como do número de quartos, banheiros e vagas de garagem. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas