Zap Móveis

Saiba como uma claraboia no banheiro pode transformar a sua casa

Spread the love

Imagine ter um teto de vidro para observar o céu enquanto toma banho ou escova os dentes de manhã. Essa combinação tem potencial para trazer uma energia extra para começar o dia ou renovar as energias após horas de trabalho.

A boa notícia é que você pode transformar esse cenário em realidade com um único recurso decorativo: uma claraboia no banheiro.

Este conteúdo vai compartilhar as inúmeras vantagens de adicionar uma claraboia a esse cômodo, além de fornecer inspirações para todos os tamanhos e estilos de espaços. 

Seja para iluminar um cantinho especial ou criar a sensação de um ambiente maior, vem descobrir como este detalhe pode ser um ponto alto em sua casa!

Quais são os tipos de claraboia para banheiro?

Escolher a claraboia certa para o seu banheiro garante uma transformação completa do espaço, mas é importante saber que existem diferentes estruturas, cada uma com características únicas e funcionalidades específicas.

Conheça os principais tipos:

  • claraboia tubular: opção moderna, conduz a luz por um tubo reflexivo desde o telhado até o cômodo. É compacto e direciona a iluminação de forma mais difusa;
  • claraboia domo: também chamada de claraboia com cápsula, esse modelo traz uma estrutura em formato de esfera com o objetivo de ampliar o alcance da iluminação;
  • claraboia fixa: como o nome sugere, o modelo fixo não oferece uma estrutura móvel e é usado com a única finalidade de ampliar a entrada de luz natural no ambiente escolhido;
  • claraboia ventilada: ao contrário da opção anterior, o tipo ventilado é equipado com caixilhos que se abrem com o auxílio de dobradiças para permitir não apenas a entrada de luz natural, mas também para ventilar o cômodo.

Em geral, o modelo ventilado é o mais indicado para banheiros. Por ter muita água, o banheiro se beneficia da ventilação natural garantida por esse tipo de claraboia – grande aliada para manter o ambiente fresco e evitar acúmulo de umidade.

Como é feita a instalação de uma claraboia no banheiro?

O processo de instalação de uma claraboia inclui cortar uma abertura no teto, inserir adequadamente a estrutura para evitar vazamentos e garantir a vedação. Impermeabilização e revestimento também são etapas importantes. 

Essa não é uma tarefa tão simples, por isso é fundamental contar com um profissional especializado para garantir a instalação correta da claraboia e prevenir problemas como vazamentos, rachaduras ou acabamento ruim.

Cuidados ao instalar uma claraboia no banheiro

Para garantir a segurança e a estruturação correta da claraboia, é importante tomar alguns cuidados no momento da instalação.

O primeiro ponto de atenção é certificar-se de que a localização escolhida para adicionar o elemento não interfere em vigas, encanamentos ou instalações elétricas da casa. 

A escolha do material também é um fator essencial: materiais de qualidade, resistentes e duráveis, bem como um acabamento que previna infiltrações são fundamentais para prevenir problemas de mofo e garantir a preservação da claraboia. 

Além disso, priorize modelos de claraboias com fácil manutenção, e considere também a integração estética com a decoração do seu banheiro.

Vale a pena instalar uma claraboia no banheiro?

A claraboia traz um visual contemporâneo e elegante para o banheiro, mas os benefícios desse tipo de estrutura não ficam apenas no campo da estética.

Entre as vantagens estão:

  • ganho de iluminação natural: a claraboia permite a entrada abundante de luz solar e, com isso, cria um ambiente mais claro e uma decoração afetiva;
  • ambiente mais amplo: a entrada de luz natural cria a sensação de um espaço mais amplo e arejado, efeito valioso para transformar banheiros pequenos;
  • economia de energia: com a entrada de iluminação natural, é possível reduzir a dependência da luz artificial durante o dia, o que reflete em economia na conta de energia;
  • ventilação aprimorada: alguns modelos de claraboias são projetados para permitir a circulação de ar, que ajuda na prevenção de umidade excessiva e problemas causados por ela, como mofo e odores indesejados.

3 exemplos e inspirações de claraboia no banheiro

Para trazer inspiração nesse momento de renovar o banheiro, separamos algumas ideias de claraboia na decoração para compartilhar com você. Confira a seguir!

Claraboia sob a banheira

Com design contemporâneo, a claraboia instalada acima da banheira ajuda a criar uma atmosfera de spa, garante uma visão única e ótimos momentos de relaxamento.

Claraboia com cobertura total do teto

A claraboia que cobre o teto inteiro confere um visual inesquecível para o banheiro, mas vale destacar que é preciso verificar se a estrutura da casa permite esse tipo de instalação.

Claraboia com cobertura parcial

As claraboias parciais são ótimas opções, que oferecem variados tamanhos e trazem um visual incrível quando instaladas de maneira estratégica.

Para banheiros mais compactos, a dica é escolher um ponto de foco no cômodo para direcionar a luz, como o chuveiro, uma parede com detalhes decorativos específicos ou um espelho, por exemplo.

Conclusão

Como vimos, a claraboia é um elemento capaz de trazer muitas vantagens para o banheiro. Da entrada de luz natural ao visual moderno, esse toque especial faz toda a diferença para garantir um ambiente mais relaxante.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados durante a instalação, como fazer a vedação adequada e verificar a existência de canos ou fiações para escolher o local ideal. Para isso, lembre-se de ter o apoio de um profissional especializado.

Para complementar a transformação desse cômodo, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre os principais tipos de revestimentos para banheiro no blog do ZAP Imóveis!

Perguntas frequentes sobre claraboia no banheiro

Como instalar uma claraboia no banheiro?

O processo de instalação de claraboia conta com etapas como corte de abertura no teto, encaixe da estrutura, vedação, impermeabilização e revestimento. É importante contar com um profissional para realizá-las. 

Qual tipo de claraboia é boa para colocar no banheiro?

A claraboia ventilada é a opção mais indicada para o banheiro, pois garante um ambiente mais fresco e evita o acúmulo de umidade. 

Por que colocar uma claraboia no banheiro?

Uma claraboia pode trazer muitos benefícios para o seu banheiro, como aumento da iluminação natural e, com isso, economia de energia, além de melhor ventilação, sensação de amplitude no espaço e visual moderno na decoração.

Como limpar a claraboia de banheiro?

Para limpar a parte interna da claraboia, o ideal é ter uma vassoura ou escovão de cabo longo, capaz de alcançar o vidro, ou utilizar uma escada. Lembre-se de optar por materiais macios e usar produtos específicos para a limpeza de vidraçarias. 

A limpeza externa deve ser pensada já na instalação: uma dica é projetar uma inclinação na claraboia para evitar o acúmulo de sujeiras e simplificar a higienização, assim como um espaço para acessá-la com mais facilidade.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas