Zap Móveis

Rebaixamento de gesso: custo, vantagens e exemplos de onde usar

rebaixamento de gesso
Spread the love

O rebaixamento de gesso é uma técnica refinada que pode transformar a estética de qualquer ambiente. Funcional e versátil, ela permite criar desde designs simples e minimalistas até detalhes mais elaborados e sofisticados.

Além do incrível efeito visual, esse detalhe proporciona melhorias na acústica e na iluminação do espaço. 

Não à toa, usar gesso no teto tornou-se uma tendência e uma escolha inteligente para quem busca uma decoração personalizada.

Ao longo deste conteúdo, vamos explorar as aplicações desse tipo de acabamento e compartilhar inspirações para você transformar os espaços da sua casa. 

O que é rebaixamento de gesso?

Rebaixamento de gesso é uma técnica que consiste na instalação de placas de gesso abaixo do teto original. Isso permite criar diferentes níveis e formatos para compor a decoração.

Além de esconder imperfeições, fiações e tubulações, o teto rebaixado também possibilita a inserção de iluminação embutida, ideal para deixar os ambientes mais aconchegantes e modernos.

Quais os tipos de rebaixamento de gesso?

tipos de rebaixamento de gesso

É possível escolher entre diferentes tipos de rebaixamento de teto com gesso. Conheça as opções:

  • sanca fechada: consiste no fechamento total da parte central do teto, o que confere um visual mais contínuo;
  • forro de gesso: faz a cobertura total do teto e confere um visual mais uniforme, ideal para ambientes com pé direito muito alto;
  • sanca aberta: esse estilo se destaca pela borda recuada que contorna a lateral do teto e deixa a parte central aberta, ideal para iluminação indireta;
  • ilha de gesso: cria uma área rebaixada como foco no ambiente. A ilha pode ser feita em diferentes formatos e utilizada para destacar uma iluminação com lustres pendentes, por exemplo;
  • sanca invertida: apresenta aberturas nas laterais do teto, voltadas em direção às paredes do cômodo. Esse vão pode ser utilizado para passagem de trilho de cortinas, iluminação ou para esconder elementos estruturais, por exemplo.

Quais são as vantagens desse tipo de acabamento?

Muito além de uma questão estética, o rebaixamento de teto com gesso traz diferentes benefícios para o ambiente, desde funcionalidade e conforto até resistência.

Entre os principais benefícios, vale destacar:

  • opção para disfarçar imperfeições: com o rebaixamento, é possível suavizar irregularidades, oculta fiações, tubulações e outras instalações;
  • estilo personalizado: o rebaixamento do teto com gesso pode ser feito em diferentes formatos, o que possibilita a personalização do espaço;
  • melhoria na iluminação: esse tipo de acabamento em gesso facilita a instalação de luzes embutidas e permite uma iluminação estratégica no cômodo;
  • facilidade na instalação: o material permite um processo de instalação bem simples e rápido, o que proporciona maior versatilidade nesse tipo de acabamento;
  • fornece isolamento acústico e térmico: o gesso contribui para um ambiente mais silencioso, assim como ajuda a manter a temperatura interna, deixando o local mais confortável.

Qual o valor de um rebaixamento de gesso?

O valor desse tipo de rebaixamento varia de acordo com alguns fatores, como tamanho da área de instalação, o tipo de acabamento escolhido e o gesso utilizado. 

Para ter uma ideia de orçamentos, em geral, a média de preço fica em torno de R$100 por metro quadrado.

Vale destacar que esse valor pode ser diferente de uma região para outra. Além disso, a mão de obra escolhida também tem impacto sobre o preço. 

Exemplos de aplicações de rebaixamento de gesso na decoração

O rebaixamento com gesso é uma técnica versátil que se destaca em diversas áreas da casa, proporcionando um toque sofisticado e moderno para a decoração. 

Para te ajudar a incluir esse acabamento no seu lar, separamos alguns exemplos inspiradores de aplicações em diferentes ambientes. Vem conferir e escolher o seu preferido!

Salas

rebaixamento de gesso na sala

O teto rebaixado de gesso com iluminação para sala é a escolha perfeita para deixar o ambiente mais acolhedor e elegante.

As sancas iluminadas conferem um visual moderno, enquanto forros rebaixados criam uma atmosfera mais intimista e são ideais para cômodos com pé direito mais alto.

Lembre-se apenas de escolher uma posição estratégica para a iluminação, evitando que as luzes direcionadas gerem reflexos na TV. 

Cozinhas

teto de gesso na cozinha

O teto rebaixado na cozinha não só permite a instalação de uma iluminação estratégica, como também esconde possíveis vigas, dutos e instalações elétricas.

Uma iluminação direcionada, por exemplo, pode destacar balcões ou ilhas centrais. Além disso, uma sanca invertida sobre a bancada ou um forro trabalhado ajudam a criar um ambiente mais charmoso e cheio de personalidade.

Banheiros

teto de banheiro rebaixado com gesso elegante

Já o teto de banheiro rebaixado com gesso garante um espaço bem iluminado e estiloso. Mesmo em espaços menores, o rebaixamento pode ser aplicado para incorporar luminárias embutidas e criar um visual clean. 

Detalhes minimalistas, como molduras, adicionam um toque de elegância, enquanto as sancas trazem um efeito mais discreto e relaxante.

Leia também: O que é ralo linear e por que optar por ele?

Quartos

quarto com rebaixamento de gesso

Para os quartos, a dica é apostar em um rebaixamento com luzes indiretas, ideais para criar um ambiente acolhedor e perfeito para o seu momento de descanso.

Uma composição com sancas e forros decorativos proporciona um ambiente mais relaxante e intimista. Efeitos luminosos ao redor de cabeceiras ou em molduras no teto podem complementar a decoração.

Ambientes integrados

ambiente integrado com teto de gesso

Em ambientes integrados, o rebaixamento com gesso ajuda a delimitar espaços sem a necessidade de paredes. 

Com o uso de diferentes alturas e estilos, é possível criar uma transição suave entre os espaços com um design harmonioso. 

Usar iluminações específicas para cada área, como cozinha integrada à sala de estar, por exemplo, também é uma maneira de delimitar os cômodos com a ajuda do teto rebaixado.

Conclusão

Rebaixar o teto é uma maneira de trazer um toque de modernidade, versatilidade e elegância para a decoração. 

Seja na criação de detalhes sofisticados, iluminação estratégica ou na ocultação de imperfeições, é fácil observar os benefícios do acabamento com gesso para qualquer ambiente.

Além de ter uma instalação prática, o gesso no teto é resistente e ainda contribui para o isolamento térmico e acústico.

Para garantir o resultado perfeito, é importante contar com um profissional especializado na instalação. 

Aproveite para conferir outras dicas de decoração no blog do ZAP Imóveis. Em nosso conteúdo sobre painel de madeira, por exemplo, você encontra inspirações para usar essa tendência e complementar o estilo da sua casa!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas