Sanca invertida: o que é e como aplicar

Spread the love

Alguns detalhes na decoração podem fazer toda a diferença no visual da casa. É o caso da sanca invertida: um elemento simples que muda completamente o espaço, trazendo ares de sofisticação e aconchego para o ambiente.

Além de ser um elemento decorativo visual por si só, a sanca invertida permite também trazer iluminação diferenciada para o espaço. Com criatividade, é possível fazer da sanca invertida um diferencial para a decoração do lar. 

Você sabe o que é a sanca invertida e como ela é aplicada? Confira a seguir. 

O que é sanca invertida?

Sanca invertida é um tipo de acabamento decorativo aplicado no teto, normalmente feito em gesso. Uma espécie de forro diferente do convencional, a sanca invertida apresenta aberturas laterais voltadas para as paredes do ambiente, proporcionando um efeito de “teto flutuante”. 

A sanca invertida normalmente é instalada a cerca de 15 centímetros do teto, permitindo a passagem de fiações elétricas e “esconder” outros elementos da estrutura do espaço.

Além do impacto visual que a sanca invertida causa por si só, nas suas aberturas laterais normalmente é instalada iluminação, com fitas de LED ou spots. Existem também a possibilidade de utilizar o vão da sanca invertida como espaço para passagem de trilhos de cortina, por exemplo.

Apesar do mais tradicional ser retangular ou quadrado, a sanca invertida é versátil e permite a instalação em diferentes formatos.

Onde usar a sanca invertida?

A sanca invertida é um elemento decorativo bastante versátil, o que permite sua instalação em qualquer espaço da casa. 

Os espaços mais usados para instalação da sanca invertida são: sala de estar e sala de jantar e quarto. 

Em ambientes como estes, a sanca invertida pode ser utilizada para destacar ou delimitar alguns espaços, como a área da TV ou a cabeceira da cama. 

Além de ambientes inteiros, a sanca invertida também pode ser utilizada em uma parte do espaço, a depender do efeito que se pretende no projeto. 

Na cozinha, por exemplo, a sanca invertida pode ser utilizada para destacar o espaço da ilha, além de permitir iluminação diferenciada para o ambiente. 

Como aplicar sanca invertida?

A instalação na sanca invertida é simples, mas requer alguns cuidados. O ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado neste tipo de acabamento para evitar problemas.

Alguns dos materiais normalmente utilizados na aplicação da sanca invertida são: 

  • Moldura da superfície (gesso ou isopor)
  • Massa de gesso
  • Fita de LED ou spots 
  • Lixa de superfície 
  • Tinta ou verniz

Com os materiais em mãos, é hora de iniciar a aplicação da sanca invertida: 

1- Preparação do espaço: O primeiro passo para aplicação da sanca invertida é a preparação do ambiente, cobrindo todo o espaço para evitar que o gesso e a tinta sujem móveis, piso etc.

2 – Moldura: Para preparar a moldura da sanca invertida, é importante medir com cuidado que ela irá ocupar. Com a moldura no tamanho correto, é necessário fazer o acabamento das bordas, dando o formato desejado, antes da fixação.

3 – Fixação da sanca invertida: Com a moldura preparada, é hora de fixá-la no teto. A fixação da sanca invertida é feita com massa de gesso própria para a fixação, encontrada em lojas de material de construção. Neste passo, é importante tomar cuidado para que a sanca seja fixada de forma reta e uniforme.

4 – Iluminação: Após fixar bem a sanca invertida no teto, a instalação das fitas de LED ou spots de luz deve ser feita. Normalmente, a iluminação é fixada na própria sanca, para garantir o efeito de luz indireta. 

5 – Acabamento: O último passo é fazer o acabamento da sanca invertida, lixando eventuais imperfeições da superfície e selando-a com tinta própria para este tipo de material ou verniz

Manutenção da sanca invertida

Apesar de bonita e versátil, a sanca invertida exige alguns cuidados na manutenção para garantir sua durabilidade.

É importante evitar a umidade da superfície da sanca invertida de gesso, já que esse material é poroso e pode ser facilmente danificado ao entrar em contato com água e outros líquidos. 

Para a manutenção da sanca invertida de gesso, é importante manter uma rotina de limpeza da superfície. 

A limpeza da sanca invertida deve ser feita com um pano limpo e levemente umedecido, para retirada do pó que se acumula no vão. 

Em geral, a limpeza da sanca invertida de gesso requer apenas o pano úmido com água, mas há quem prefira usar uma mistura de sabão ou multiuso diluído para umedecer o pano para retirar o pó e outras sujeiras. O mais importante é garantir que a superfície não fique molhada. 

Outra dica importante na manutenção da sanca invertida é fazer uma checagem da estrutura de tempos em tempos, para garantir que não há rachaduras ou outros danos na sanca. 

Caso qualquer imperfeição seja identificada, vale a pena contar com a ajuda de um profissional para uma checagem mais detalhada e eventuais reparos. 

Instalada de forma correta e com os devidos cuidados na manutenção, a sanca invertida é um elemento que pode fazer toda a diferença em um ambiente, trazendo sofisticação ao espaço. 

Conte com o ZAP Imóveis para encontrar o imóvel ideal!

Ficou inspirado com as possibilidades da sanca invertida e já imagina esse elemento decorativo na sua nova casa? Agora, é hora de ir em busca do seu imóvel dos sonhos. Para isso, conte com o ZAP Imóveis!

No site, você encontra milhares de anúncios de apartamentos e casas de todos os tamanhos e tipos. Acesse o site, use os filtros de busca e encontre seu imóve ideal!

Mais vistos

Mais lidas