Boiserie: o que é e como usar na decoração

Spread the love

Já ouviu falar em boiserie? A palavra francesa pode ser estranha para os menos íntimos da decoração, mas você, certamente, já viu uma boiserie por aí.

A pronúncia correta de boiserie é “boasserrí” e esse termo francês dá nome a um recurso de decoração que pode fazer toda a diferença no ambiente. 

Se você ainda não sabe o que é boiserie ou quer dicas de como usá-la na decoração, acompanhe esse artigo preparado pela ZAP especialmente para você! 

O que é boiserie?

Boiserie é uma espécie de moldura de paredes. A boiserie remonta à França do século XVIII e por muito tempo foi sinônimo de decoração clássica e sofisticada. 

Além de dar um toque especial na decoração de paredes, a boiserie pode ajudar no isolamento térmico do espaço. 

Normalmente, as boiseries são aplicadas nas paredes de salas de estar e quartos, mas a criatividade e o estilo podem fazer desse item parte dos mais diversos espaços. 

A boiserie normalmente tem o formato clássico de uma moldura de quadro, retangular, e pode aparecer em diferentes materiais. 

Modelos de boiserie

Embora a palavra boiserie tenha origem em “bois”, que significa madeira em francês, a evolução da decoração adaptou as boiseries para diferentes realidades, e hoje o item pode aparecer em diversos materiais, como cimento, gesso, poliuretano e a tradicional madeira.

O formato da boiserie também pode mudar. Do tradicional retangular ao quadrado, a boiserie também pode ser feita sob medida e adaptada ao contexto do espaço que será instalada. 

Veja quais são os modelos de boiserie mais usados na decoração: 

Boiserie de madeira 

A tradicional boiserie de madeira, como era utilizada nos palácios da realeza francesa, ainda se faz presente na decoração atual. 

O material é mais clássico, confere ar sofisticado e refinado aos ambientes. No entanto, é um material mais caro e requer manutenção frequente para manter a qualidade e boa aparência.

Boiserie de gesso 

A boiserie de gesso é a queridinha quando o assunto é adornos para parede. O material é o mais utilizado, por ser acessível, versátil e de fácil instalação. 

Após moldado, o gesso pode ser pintado ou revestido com papel de parede ou adesivo, ampliando as possibilidades de personalização. Opção perfeita para quem quer uma boiserie do seu jeitinho!

Imagem: (Reprodução/Adobe Stock)

Boiserie de plástico 

Outra opção de boiserie de fácil aplicação e baixo custo é a boiserie de plástico. Normalmente, o material utilizado neste modelo de boiserie é o PVC, e as molduras são comercializadas com fitas autocolantes para facilitar a aplicação. 

A boiserie de plástico é uma ótima opção para quem quer contar com esse item de decoração em banheiros ou cozinhas. Isso porque o plástico, diferente da madeira e do gesso, não absorve umidade, se tornando perfeito para ambientes mais úmidos como estes.

Boiserie de poliuretano 

O poliuretano é um material sintético que imita a madeira, mais leve e resistente que a natural. Depois de gesso, esse é o material mais utilizado nos modelos de boiserie.

A boiserie de poliuretano, assim como a de plástico, é uma boa opção para ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas. 

A dica de ouro caso você opte por uma boiserie de poliuretano é pintar a moldura com tinta acrílica, para adequá-la a sua decoração e aumentar a durabilidade da boiserie. 

Boiserie de cimento queimado 

Técnica que caiu nas graças dos amantes de decoração nos últimos anos, o cimento queimado também pode ser uma ótima base para boiserie. 

Se você é fã de decoração mais industrial e moderna, a boiserie de cimento queimado pode ser uma ótima opção.

Como o próprio nome sugere, a técnica consiste em utilizar uma camada de cimento na parede com boiserie, criando um item resistente e duradouro. 

Como usar boiserie na decoração?

Agora que você já sabe o que é boiserie e quais são os modelos de boiserie possíveis, é hora de anotar as dicas para usar esse recurso na melhor forma na sua decoração. 

1. Escolha o material correto


A escolha do material da boiserie é muito importante para acertar na decoração.

Se você vai instalar a moldura boiserie em lugares secos, como salas de estar e quartos, é possível usar boiseries de diversos materiais como gesso, plástico ou madeira. A versatilidade é maior, já que o item não ficará exposto à umidade.

Se a boiserie for utilizada na decoração do banheiro ou da cozinha, ambientes com maior incidência de umidade, vale a pena investir em uma boiserie de poliuretano ou plástico, materiais sintéticos que não absorvem umidade e são fáceis de instalar.

Na hora de escolher o material da sua boiserie, também vale pensar no clima local: a moldura vai adornar as paredes de uma casa de praia, por exemplo? Escolha um material mais resistente!

2. Combine boiseries com quadros e placas

A boiserie pode ser um ótimo recurso para acompanhar outros itens da decoração, como quadros e placas.

O item, mais clássico, pode ajudar a destacar elementos mais contemporâneos e divertidos como quadros de diferentes tamanhos e placas.

A moldura boiserie também pode criar um efeito visual interessante acompanhando arandelas e pendentes.

3. Cuidado com a altura e o tamanho do ambiente

Na hora de incluir a boiserie na decoração da sua casa, tome cuidado com o tamanho do ambiente em que a moldura será inclusa.

Quanto mais altas forem instaladas, maior a possibilidade da boiserie ajudar a “achatar” o ambiente.

Ou seja: se o pé direito do espaço é padrão, vale a pena instalar a boiserie de forma mais centralizada.

Em ambientes pequenos, também é importante tomar cuidado para não pesar e tornar o espaço visualmente poluído. Neste caso, uma boa dica é usar a boiserie da mesma cor da parede, utilizando materiais mais delicados e com larguras menores.

Casas ou apartamentos com pés direitos altos podem abrigar molduras boiserie mais altas e maiores, mas também é importante tomar cuidado com a delicadeza da moldura que estará em proporção destacada na parede com boiserie.

4. Acabamentos perfeitos para sua boiserie

A tinta acrílica pode ser uma ótima aliada da boiserie na decoração. Além de dar um toque de cor todo especial, esse tipo de acabamento ajuda a revestir a peça e aumentar a durabilidade da boiserie.

O mesmo vale para massa corrida. Com cuidado, esse pode ser um ótimo acabamento para proteger sua boiserie e deixá-la impecável.

Se sentir dificuldade, peça ajuda a um profissional para pintar ou revestir a sua boiserie.

5. Mescle estilos

A boiserie é um elemento clássico, que remete à sofisticação da realeza francesa. Isso não significa, no entanto, que esta moldura só seja bem vinda em ambientes de decoração clássica e super sofisticada.

Aproveite a versatilidade da boiserie e mescle estilos na sua decoração, apostando na moldura para acompanhar outros elementos mais industriais e modernos, por exemplo.

A cor e o acabamento da boiserie também podem apontar para uma mescla interessante de estilos. Já pensou em uma parede Magenta, a cor do ano de Pantone, com uma bela boiserie? O clássico pode (e deve!) ser um aliado da decoração lúdica e moderna! 

A moldura boiserie é um elemento versátil e democrático que veio diretamente da França clássica para dar um toque especial nos mais diversos tipos de decoração. O item pode ser o que faltava na decoração do seu espaço para dar um toque todo especial!

Em busca de um imóvel para decorar com suas boiseries? O ZAP tem o que você procura!

Agora que você viu o que é e como usar boiserie na decoração, que tal encontrar o imóvel dos sonhos para decorar do jeito que você sempre quis?

No ZAP Imóveis, há uma variedade de casas e apartamentos nas principais regiões do país. 
Acesse o site e aproveite todas as melhores opções! Se preferir, faça o download do app do ZAP e comece agora a sua busca para a conquista da casa própria.

Mais vistos

Mais lidas