Zap Móveis

Como decorar uma sala pequena? Confira as dicas

Spread the love

Saber como decorar uma sala pequena é fundamental para aproveitar o espaço disponível da melhor maneira, com detalhes equilibrados e bom uso do tamanho limitado.

Existem algumas ações simples para criar um ambiente elegante, confortável e com personalidade, aproveitando a área de forma estratégica.

Para isso, separamos dicas essenciais para compartilhar com você e ajudar no processo de decoração. Continue a leitura e saiba como deixar uma sala pequena bonita e aconchegante!

Como decorar uma sala pequena? 7 dicas incríveis

Decorar espaços pequenos pode parecer um desafio, mas a verdade é que basta usar as estratégias corretas para aproveitar a área disponível – mesmo que limitada.

Com o uso inteligente da metragem disponível e alguns toques especiais, a sua sala pode ter uma excelente distribuição de móveis, bom espaço de circulação e uma decoração única. 

Preparamos 7 dicas para ajudar nesse processo. Confira quais são elas a seguir e saiba como decorar uma sala pequena. 

1. Escolha móveis com profundidade pequena

decoração de sala pequena

Retirar da decoração o que estiver grande demais e escolher móveis menores, proporcionais ao tamanho da sala, é um passo fundamental para garantir uma decoração harmoniosa sem prejudicar o espaço disponível.

A mesa de centro, por exemplo, pode ser substituída por uma banqueta – que além de servir de apoio, funciona como assento. 

Outro item que pode ser substituído é a mesa lateral. A dica é investir em esteiras de madeira com porta-copos e colocá-las no braço do sofá.

A sala de estar pequena também não deve ter sofás volumosos. “O melhor é apostar em uma única peça e completar o ambiente com pufes, cadeiras ou poltronas”, afirma Mariana Stella Von Kruger, designer de interiores. 

2. Invista num bom painel

dicas de como decorar uma sala pequena

Em espaços pequenos, repensar a presença de móveis como o rack pode ser um caminho para organizar melhor o ambiente. 

A peça ocupa espaço e pode ser facilmente substituída por um painel na parede destinado à televisão, além de algumas prateleiras para os itens decorativos e demais aparelhos.

O ganho de amplitude em salas pequenas pode ser conseguido ainda por meio do uso de móveis baixos, de pouco volume (estruturas metálicas funcionam bem neste caso) e formato correto. 

Saiba que mesas retangulares e redondas são as mais indicadas, pois deixam um espaço de circulação maior.

3. Aposte em espelhos

decoração de sala simples e elegante

Existem alguns truques visuais que ajudam a ganhar amplitude. Ter espelhos nas paredes e no acabamento dos móveis é a alternativa que mais engana o cérebro. 

O cuidado é não mostrar no reflexo alguma parte indesejável da casa, como fiações aparentes.

Mais uma dica para garantir essa sensação de amplitude é retirar os rodatetos e rodapés da decoração. Tais recursos delimitam a parede e afetam o sentido de continuidade, diminuindo o tamanho da sala.

4. Procure uma boa iluminação

dicas para decorar salas pequenas

Deixar cantos escuros e espaços mal iluminados na casa significa perder espaço, por isso, invista em luzes embutidas. Quando o gesso for rebaixado, algumas opções são:

  • sancas;
  • arandelas;
  • rasgos no teto;
  • lustres e luminárias pendentes.

Leia também: 

Como escolher lustre para sala? Confira as dicas do ZAP!

Inspirações para usar luminárias pendentes na decoração

Caso queira algo uniforme, instale plafons e luzes difusas no teto. Além disso, a decoração do lugar pode também receber iluminação direta. 

Abuse de luminárias de piso ou de trilhos para destacar itens como esculturas e obras de arte. E não deixe de aproveitar as entradas de luz natural e as claraboias presentes na hora de conseguir luminosidade.

5. Escolha cores mais neutras

Um dos primeiros passos para quem deseja saber como decorar uma sala pequena é estudar as cores da decoração. 

O indicado é dar preferência aos tons claros e off-white (branco, bege e cinza) e ter cuidado com as tonalidades vibrantes, como o amarelo e o vermelho.

Uma saída possível é deixar o colorido para alguns móveis ou objetos decorativos de destaque, como quadros

decoração de salas pequenas e modernas

“Uma mesa lateral vintage, um abajur em art nouveau ou uma cristaleira ficam lindos em ambientes neutros. Mas para conferir o ar jovial, nada melhor que apostar em cores vivas e deixar tudo menos obvio”, afirma Mariana.

Outro truque interessante é usar cortinas claras, de linho ou voil, para trazer a sensação de leveza e de um pé direito maior. 

Também é vantajoso instalar papéis de parede lisos, com desenhos pequenos e faixas na vertical – as listras aumentam o pé direito. 

6. Aposte em móveis multifuncionais

como deixar uma sala pequena bonita e aconchegante

Para a decoração de sala pequena, a dica é apostar em itens práticos, com diversas utilidades, como pufes, mesas retráteis e bancadas.

Móveis multifuncionais, como pufes com baús, também ajudam a ganhar espaço e facilitam a organização ao garantir mais locais de armazenamento.

Os biombos e brises são uma ótima opção para salas integradas com outros ambientes, como a cozinha. Eles ajudam a delimitar os cômodos sem ocupar muito espaço. 

7. Atenção ao posicionamento dos móveis

o que colocar na sala de estar pequena

É importante escolher posições estratégicas para garantir o melhor aproveitamento do espaço com uma distribuição inteligente dos móveis. 

Para isso, é necessário tirar as medidas do ambiente e definir o melhor local para os móveis da sala de estar de acordo com o espaço disponível. Outra regra é não atulhar o local com um número exagerado de peças. 

No caso do sofá, por exemplo, vale lembrar da dica de utilizar uma peça única. O recomendado é deixá-lo encostado na parede (mas não na da janela, pois bloqueia a entrada de luz) e evitar o desperdício de espaço.

Encontre seu imóvel para alugar com o ZAP Imóveis

Agora que você já sabe como decorar uma sala pequena, é hora de encontrar o imóvel ideal para colocar as dicas em prática.

O caminho para encontrar um cantinho para chamar de seu é um dos mais importantes, por isso o ZAP Imóveis desenvolveu uma plataforma prática para te ajudar nessa missão.

Basta acessar o nosso site e ativar os filtros de busca de acordo com as suas preferências. Você pode escolher entre casa e apartamento, tamanho do imóvel, localização ou outros detalhes para encontrar um imóvel do jeitinho que sempre sonhou. 

Confira os imóveis para alugar no ZAP Imóveis e encontre o seu novo lar!

Perguntas frequentes sobre como decorar uma sala pequena

O que colocar na parede da sala?

Para ganhar espaço de armazenamento e não prejudicar a área de circulação em ambientes pequenos, a parede pode ganhar estantes e prateleiras. Para personalizar o espaço, quadros, fotos e objetos decorativos são ótimos complementos.

Como decorar a sala gastando pouco dinheiro?

Para economizar na decoração de salas pequenas e modernas, a dica é focar nos detalhes. Quadros, tapetes, plantas e almofadas podem ser encontrados por preços mais acessíveis e dão um toque especial para qualquer ambiente.

A escolha inteligente de cores para pintura das paredes também é um passo simples e econômico, mas que faz toda a diferença. Garimpar móveis usados e renová-los ou apostar no “faça você mesmo” são outras formas de reduzir os custos com a decoração.

Quais são os melhores itens para colocar numa sala pequena?

Móveis multifuncionais e com tamanho proporcional ao tamanho da sala são a base para um ambiente equilibrado, organizado e bem distribuído. Prateleiras e acessórios, como espelhos, também ajudam a ganhar espaço. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas