Zap Móveis

Aprenda a escolher capas e almofadas para sofás

Spread the love

As capas para sofá protegem o estofado contra poeira, manchas e conservam seu móvel por mais tempo. Mas elas também tornam-se fundamentais quando o orçamento está apertado e queremos fazer uma mudança no ambiente. O mais importante é saber aliar decoração e função.

A arquiteta e designer Raquel Antunes, de São Paulo, lembra que, além das capas, existem protetores, que não cobrem completamente o sofá, e mantas, que são mais decorativas e ficam sobre uma parte do móvel.

“As capas, feitas sob medida ou pronta entrega, cobrem totalmente o sofá, sendo a opção que mais protege a longevidade do móvel”, afirma Raquel.

Manta é uma boa opção para decorar o sofá e ainda proteger (Foto: Shutterstock)

A arquiteta e digital influencer da área de arquitetura Isa Domingues acha que a melhor opção são as capas feitas sob medida. “O encaixe perfeito é o segredo de tudo, feitas pelas mãos de um bom profissional e com tecido de qualidade. Sem pontas frouxas, rugas. Vai parecer um sofá novo”.

Opte sempre por capas sobre medida (Foto: Shutterstock)

Isa diz que o material mais indicado é a sarja, que resiste melhor às lavagens e ao desgaste do dia a dia. “Os tecidos impermeabilizados também são uma boa opção, impedem a passagem de líquidos e facilitam a limpeza. Para lugares com grande incidência solar, escolha tecidos claros”.

E para quem pensa ficar retirando a capa toda vez que chega uma visita, esqueça! “Na verdade, o ideal é manter a capa quando você recebe pessoas, principalmente crianças, ou animais que podem acabar manchando ou danificando o móvel”, ressalta Raquel.

Almofadas

Elas podem ser toque final da decoração da sala, com cores contrastando com o resto do ambiente. São a parte descontraída, que permite mudar com facilidade a cara de todo o espaço.

Permita-se ousar nas cores das almofadas (Foto: Shutterstock)

“Então permita-se ousar. Se preferir cores homogenias, abuse das texturas: ondas, altos relevos, quadriculados. Estampas também são bem-vindas”, detalha a arquiteta Isa Domingues

Segundo a arquiteta e designer Raquel Antunes, uma dica boa para não errar é o equilíbrio entre os materiais, cores e estampas. “Se o seu ambiente já é bem colorido e decorativo, opte por tons e tecido mais neutros. Agora se você tem o mobiliário mais neutro use e abuse das cores e materiais”.

(Foto: Shutterstock)

almofadas neutras é uma boa pedida (Foto: Shutterstock)

Isa orienta a escolher tamanhos proporcionais ao encosto do sofá. “Nem grandes demais, para não perder o desenho da sua mobília, nem muito pequenas, o que acaba perdendo a força no todo da decoração”.

+ Saiba como inserir a Costela-de-Adão no ambiente

+ Veja dicas de como usar móveis com as hairpin legs na decoração

+ Veja como usar almofada kilim na decoração

+ Saiba como pequenas mudanças fazem a diferença no ambiente

+Veja banheiros com decoração tropical

+ Veja como usar flamingos e abacaxis na decoração

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas