Zap Móveis

Saiba como escolher tapete para sala

Imagem de duas pessoas desenrolando um tapete para sala
Spread the love

Você já escutou aquele famoso ditado: a primeira impressão é a que fica? Pensando nisso, a sala de estar é um dos primeiros lugares que visitamos em uma residência e onde passamos a maior parte do tempo. Um elemento que faz parte dela são os tapetes, mas você sabe como escolher tapete para sala

Ele é considerado um dos acessórios de decoração mais versáteis que você pode encontrar: é sempre utilizado, independentemente do tamanho do cômodo. Isso porque existem diversos tipos de tapete, com cores, tamanhos, materiais e estampas variadas. 

Com muitas finalidades, um tapete ajuda você a decorar sua sala e criar um clima mais acolhedor em sua casa. Você pode usá-lo para separar ambientes, esconder algum defeito e ainda proteger o piso dos riscos gerados por móveis ou objetos. 

Em um projeto de decoração, o tapete para sala é um dos últimos itens a serem considerados. Antes mesmo de adquiri-lo, observe os móveis e os acessórios para definir uma harmonização entre eles de forma mais assertiva. A seguir, o ZAP ajuda você a escolher o ideal. 

Então, como escolher tapete para sala?

Apesar da grande variedade de modelos disponíveis, tem como escolher tapete para sala de maneira fácil. Para ajudar nessa tarefa, listamos alguns pontos que precisam ser considerados para compor a sua decoração.

Tamanho da sua sala de estar 

O primeiro passo é identificar o tamanho da sua sala de estar, para encaixar a peça no local. Você pode posicioná-la conforme sua preferência, sua necessidade e o tipo de cômodo. 

Alguns modelos de tapete para sala são projetados para a parte central. Nesse caso, uma dica importante é procurar por peças maiores para prender embaixo do sofá. Isso tornará o ambiente mais seguro, prevenindo acidentes. 

Dimensões e formatos

As medidas do tapete são outro fator que faz a diferença. Elas não precisam estar predefinidas, mas, para você ter mais liberdade de escolha, opte por tamanhos diferentes. Assim, você não depende apenas de lojas com tamanhos sob medida. 

Aliás, você encontra tapetes retangulares, redondos ou quadrados. Os quadrados e retangulares são ótimos para corredores e entradas. Já os redondos podem destacar móveis ou até luminárias.

Imagem de dois adultos e duas crianças deitados em um tapete para sala

Cores 

Outra dica sobre como escolher tapete para sala é observar cuidadosamente a cor. O visual se destaca bastante em uma decoração, por isso o critério fica um pouco mais rigoroso. Sabia que os tons mais escuros podem diminuir o ambiente? Para salas amplas, é uma ótima solução para a cor do seu tapete. 

Para facilitar, você pode começar a focar na finalidade atribuída ao seu tapete. Se ele for um complemento para algum móvel ou espaço em sua casa, aposte em cores mais neutras e texturizadas. Uma boa opção para um preenchimento mais aconchegante são os tapetes felpudos e até feitos de fibra de sisal. 

Já pensando em como escolher tapete para sala pequena, prefira as cores mais neutras e claras. Elas ampliam a percepção do seu ambiente e aparentam uma harmonia singular com o mobiliário. 

Estilo

Seu estilo também faz parte de como escolher tapete. Se ele é mais jovial e moderno, a ideia é ousar em cores como: preto, vermelho, branco e azul. Em estilos mais clássicos, você pode optar por tapetes feitos de lã de algodão. 

Já se sua sala for mais formal, utilize persas, pois ainda estão em alta. Originais do continente asiático, eles têm um estilo mais tradicional, são versáteis, transmitem conforto e se destacam em contrastes elegantes e texturizados. 

Material 

É muito importante avaliar a qualidade do material para o tapete durar a longo prazo. Os materiais mais comumente encontrados no mercado são: lã, couro, acrílico e fibra sintética. 

O tapete de lã costuma ser mais durável e macio, e possui maior diversidade de cores disponíveis. Já o acrílico contém uma ótima textura e é muito semelhante à lã, mas tem um custo-benefício mais interessante. 

Os modelos fabricados em poliéster são os famosos tapetes felpudos e brilhantes. Eles são comumente usados em sala de TV, pois oferecem bastante conforto e acolhimento. Já para quem tem algum tipo de alergia, é interessante considerar os tapetes feitos com fibra sintética. 

Para quem é tutor de pets, é bacana apostar em modelos feitos com fibras sintéticas, como nylon e poliéster. Isso porque eles absorvem menos sujeira do que os de fibras naturais.

Para finalizarmos, mais uma dica superimportante: para facilitar a rotina, existem modelos com antiderrapantes no mercado. Eles são antiqueda e se fixam melhor no piso. 

Confira mais dicas no blog do ZAP Imóveis

Agora que você já descobriu como escolher tapete para sala, que tal conhecer outros conteúdos? O blog do ZAP Imóveis sempre traz tendências para ajudar em tudo que você precisa na sua casa. Além disso, no site do ZAP, você encontra imóveis para comprar ou alugar de uma forma rápida e segura. Acesse já!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas