Zap Móveis

Como funciona chuveiro a gás e quais são as vantagens dele?

Imagem de uma pessoa tomando banho
Spread the love

Não tem coisa melhor que chegar em casa e tomar um banho bem quente para relaxar, concorda? Por isso, a escolha de um chuveiro faz muita diferença na rotina. Para muitas pessoas, a versão escolhida é o modelo a gás. Pensando nisso, você sabe como funciona chuveiro a gás?

Muitas pessoas se preocupam com o custo do banho, o que está relacionado a um maior consumo de energia elétrica. Inclusive, esse é um dos pontos que tornam o chuveiro a gás mais atrativo. Porém, você sabe quais são as vantagens dessa opção? Continue lendo, porque o ZAP explica! 

Como funciona um chuveiro a gás?

O chuveiro a gás tem um funcionamento bem diferente do chuveiro elétrico. Para aquecer a água, é necessário um aquecedor onde fica o gás. Ele é o equipamento responsável por elevar a temperatura da água.

A princípio, o processo é muito parecido com o do gás de cozinha: a fonte de calor é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que libera a chama que faz o aquecimento. Nesse caso, enquanto a ducha distribui água, o aquecedor fica responsável pela temperatura dela.

Esses aquecedores a gás possuem um componente muito importante chamado de fluxostato, que detecta quando a água é liberada pelo registro. Assim, aciona-se um comando para o aparelho liberar gás para acender a chama e iniciar todo o processo.

Quais são as vantagens do chuveiro a gás?

Agora que você já sabe como funciona chuveiro a gás e todo o procedimento para aquecer a água, a seguir, confira algumas vantagens dele que reunimos para você. 

O chuveiro a gás proporciona uma melhor vazão da água. Como o aquecedor a gás para chuveiro já esquenta a água antes de ela chegar ao banheiro, acontece uma melhor distribuição para o aparelho. Isso contribui para um banho mais quente e uma maior quantidade de água aproveitada.  

O mesmo sistema de aquecimento pode ser utilizado para outros chuveiros ou torneiras na residência, sem a necessidade de instalações complexas que podem gerar custos extras. 

Outros pontos a destacar são a ecoeficiência e a economia, já que ele independe de eletricidade. Usado corretamente, ele contribui para economizar energia, mas vale ressaltar que o consumo pode variar de acordo com o uso de outros aparelhos elétricos. 

Chuveiro a gás ou elétrico: qual o mais econômico?

Com características bastante distintas, um dos principais detalhes a analisar é o gasto com a instalação ou a qualidade do banho. O mais indicado é listar suas prioridades, ou seja, analisar suas necessidades relacionadas ao momento do banho. 

Em resumo, caso você busque mais facilidade e um custo menor na instalação, um chuveiro elétrico de pequena vazão (7 litros/minuto) e da ordem de 4kW, pode se tornar uma ótima alternativa. Já caso a sua preferência seja pela qualidade do banho, um chuveiro a gás natural ou GLP e até mesmo um elétrico com maior potência pode ser considerado.

Imagem de uma pessoa tomando banho

Gás de botijão (GLP) ou gás natural (GN), qual é o mais adequado?

Essa dúvida é muito frequente nos lares brasileiros que contam com chuveiro a gás, mas o que se deve considerar é a economia que os dois tipos de gás podem proporcionar. A escolha também depende bastante da estrutura do local para instalação. 

Um aquecedor para chuveiro pode trabalhar com os dois tipos, mas é necessário comprar um equipamento equivalente para cada tipo de gás, ou seja, um aquecedor para gás natural e outro para o de botijão. Ainda não existe no mercado um modelo que aceite os dois simultaneamente. 

A instalação do gás GLP no aquecedor é muito prática, e o armazenamento se concentra em um vasilhame, onde ele é substituído para reposição. Você pode contar com uma durabilidade a médio prazo.

Já o gás natural é distribuído por uma rede externa, conectada por canos até o seu aquecedor, tornando o uso permanente. Para essa instalação, é importante realizar uma avaliação prévia no local e, caso você more em um edifício, fica ainda mais fácil, pois muitos prédios já são construídos com o encanamento adequado. O valor do serviço costuma ser cobrado mensalmente. 

Já para quem vive em casas térreas, o uso do gás natural depende muito da estrutura do imóvel. Em alguns casos, é necessário instalar toda a conexão com a rede externa de distribuição de gás. Para isso, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada.

Como fazer manutenção de chuveiro a gás?

Para prolongar a utilidade e ter menos complicações, é ideal realizar uma manutenção preventiva do seu aquecedor a gás, uma limpeza periódica dos filtros, dos queimadores e, para os modelos que possuem, das ventoinhas dele. 

Um correto funcionamento do aparelho exige uma vistoria detalhada nas fiações, na regulagem interna e no trocador de calor. Toda essa manutenção é feita por um profissional autorizado pela própria marca do aquecedor, uma vez por ano, preferencialmente. 

Um ponto importante da manutenção é analisar o duto de exaustão. Ele é feito de um material metálico, por isso exige um cuidado especial para se manter conservado. Durante o funcionamento do aquecedor, caso apareçam furos ou amassados na superfície, é o momento de trocá-lo. 

Também é essencial sempre avaliar se há vazamentos nos flexíveis e rabichos, que são os conectores entre a água e o gás. Eles sustentam todo o processo de como funciona chuveiro a gás. 

Confira mais conteúdos no blog do ZAP Imóveis

Ficou bem fácil entender como funciona chuveiro a gás, não é mesmo? Então, que tal conferir nossos outros conteúdos? Acompanhe o blog do ZAP Imóveis para ficar sempre atualizado com as tendências. Além disso, em nosso site, você encontra imóveis para comprar ou alugar de uma forma rápida e segura. Acesse já!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas