Zap Móveis

Diferença entre flat e apartamento: conheça esses tipos de imóveis e em qual deles investir

Imagem da decoração da sala de estar de um imóvel
Spread the love

Casa, apartamento, kitnet, flat… Existem diferentes tipos de imóveis residenciais, e escolher o ideal para o seu estilo de vida pode ser uma tarefa confusa. Afinal, qual é a diferença entre flat e apartamento e como decidir qual é o melhor? 

Se você tem dúvidas quanto ao tipo de espaço residencial no qual investir, seja para compra ou aluguel, o ZAP Imóveis ajuda! Confira, neste artigo, quais são as principais diferenças entre os tipos de imóveis e comece a procurar o ideal para você.

O que é um flat?

O flat é conhecido também por apart-hotel pelos serviços disponíveis que o morador encontra. Menor que um apartamento e maior que um quarto de hotel, a metragem de um flat pode variar bastante, mas, geralmente, possui até 65 m². 

A principal diferença entre flat e apartamento é que o primeiro conta com atividades oferecidas por um hotel, como limpeza diária, refeições, lavanderias e outros serviços cobrados juntos à taxa do condomínio.

Além desse tipo de apartamento com serviço de hotel, os flats são compostos, em sua maioria, por uma sala, um quarto, uma cozinha e um banheiro pequeno, ou seja, com um espaço interno mais funcional e mobiliado.

Muitas pessoas também podem confundir um apartamento tipo flat e uma kitnet — apesar de semelhantes em alguns pontos, esses dois tipos de imóveis se diferenciam não apenas no preço, mas também na disposição dos cômodos.

As kitnets, normalmente, possuem espaços reduzidos sem ambientes com divisórias, isto é, um único ambiente para todos os cômodos da casa. Já os flats são projetados pensando na funcionalidade e praticidade, com marcações para cada cômodo.

Apartamento

Ainda que um apartamento pequeno tenha metragens semelhantes a alguns flats, os imóveis se diferenciam pela divisão dos cômodos e pelas possíveis áreas de lazer oferecidas em cada um.

Um apartamento padrão possui uma área maior que um flat, com espaços mais definidos entre os quartos, as salas, as cozinhas, os banheiros, as lavanderias e as varandas. Entretanto, não é um imóvel que dispõe de serviços como limpeza diária e restaurantes integrados à taxa do condomínio.

Flat ou apartamento?

Como você viu, a diferença entre flat e apartamento está mais na disposição dos ambientes e nos serviços oferecidos do que na própria metragem de cada imóvel. Hoje em dia, não é difícil encontrar flats que são até maiores que um apartamento comum, mas como decidir o que é melhor para você?

Além de saber se você prefere viver em um ambiente amplo, com maior espaço entre os cômodos ou com divisões funcionais, mas, ao mesmo tempo, acolhedoras, é preciso pensar e definir qual é o seu intuito ao comprar ou alugar um imóvel.

Imagem de uma mulher olhando a paisagem da varanda de um imóvel

Aluguel

Se você procura uma casa temporária, mesmo que por alguns anos, e tem uma rotina atarefada que não permite dar conta dos afazeres domésticos, o flat é a opção mais indicada. Seja para alugar ou comprar, esse tipo de imóvel é, também, recomendado para quem pretende morar sozinho.

Outra diferença entre flat e apartamento é que o segundo, seja pequeno ou espaçoso, é mais recomendável para quem precisa de um ambiente amplo e consegue dispor de tempo para a limpeza da casa e outras tarefas do dia a dia.

Mesmo com uma ajuda doméstica, o que é bem comum na vida de pessoas que moram em qualquer tipo de imóvel, o cuidado com um apartamento pode levar mais tempo que o cuidado diário de um flat.

Por fim, mas não menos importante, o custo-benefício entre flat e apartamento pode ajudar a definir qual é o melhor modelo de moradia para você. Se o seu caso for alugar um imóvel, o flat pode sair um pouco mais caro, uma vez que ele tem serviços exclusivos e recepção 24h inclusos no preço do condomínio.

Já um apartamento padrão, vazio ou mobiliado, tem o valor do aluguel, IPTU, gás, luz etc., além do condomínio, que pode variar de acordo com as áreas de lazer disponíveis no edifício. É preciso ressaltar: um apartamento alugado permite uma decoração e vivência menos impessoal que em um flat.

Compra

Se a intenção for investir na compra de um imóvel, o principal ponto é a localização dele. Comprar um flat implica que a decoração pode ser feita de acordo com o seu gosto e, futuramente, você pode alugá-lo, dependendo da demanda daquele ponto. 

A compra de um apartamento também pode resultar, a longo prazo, em uma possível locação, mas ele é um bom investimento para quem procura viver a dois ou em família, bem como criar laços com vizinhos e criar uma rotina doméstica.

Encontre o seu imóvel no ZAP!

Agora que você sabe a diferença entre flat e apartamento, é hora de começar a procurar pelo seu imóvel! No site do ZAP, você encontra milhares de opções para comprar ou alugar que cabem no seu orçamento.

Além dos flats e apartamentos padrões, você também pode procurar studios, kitnets, casas de condomínios e até mesmo imóveis que ainda estão na planta. Basta ajustar os filtros disponíveis no site do ZAP e encontrar a sua próxima residência!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas