Zap Móveis

Descubra qual é a diferença entre flat e loft 

Imagem de um homem e uma mulher olhando um imóvel
Spread the love

Os apartamentos pequenos estão se tornando cada vez mais populares no Brasil, principalmente nas grandes cidades. Contudo, esses imóveis são divididos em vários tipos. Por isso, você precisa saber qual é a diferença entre flat e loft antes de começar a procurar uma nova residência.

Morar em um apartamento pequeno tem algumas vantagens, principalmente para quem vai viver sozinho. Isso porque é mais fácil e rápido cuidar de um imóvel menor. Sendo assim, confira, a seguir, qual é a diferença entre flat e loft e escolha o que for melhor para você.

O que é um loft?

Os lofts começaram a se popularizar nas décadas de 60 e 70 em Nova York, nos Estados Unidos. Os primeiros imóveis desse tipo eram antigos galpões industriais reformados para poderem servir como moradia. 

Logo os lofts se tornaram populares, principalmente entre os artistas, pois, além de serem mais baratos do que os outros tipos de habitação, possuíam uma proposta completamente diferente para a época.

A principal característica de um apartamento tipo loft é ser completamente aberto e integrado; o único cômodo que possui divisórias é o banheiro. Além disso, esse empreendimento também traz muitos elementos da arquitetura industrial, como tijolos, vigas e canos à mostra.

Outra característica marcante desse tipo de imóvel é que ele possui grandes janelas, o que ajuda a valorizar muito a iluminação natural. Os lofts ainda têm um pé direito alto, o que faz com que o ambiente pareça ser mais amplo.

O que é um flat?

Um flat é um apartamento pequeno, normalmente um pouco maior que um quarto de hotel, que está localizado em um prédio que possui serviços de limpeza e de lavanderia inclusos na taxa de condomínio. 

Sendo assim, morar ou se hospedar em um flat, também conhecido como apart-hotel, é como ficar em um quarto de hotel — a única diferença é que os flats são maiores e têm mais cômodos, como copa, cozinha e sala.

Além disso, outra característica de um apartamento tipo flat é que ele não possui cômodos integrados, ou seja, nesse imóvel, há divisões claras entre o quarto, o banheiro, a copa, a cozinha e a varanda.

Imagem de um homem parado dentro de um imóvel

Qual é a diferença entre flat e loft?

A principal diferença entre flat e loft é que o primeiro é um apartamento com serviços de hotel, já o segundo é um imóvel convencional, no qual os moradores não têm acesso às facilidades oferecidas por uma rede hoteleira.

Outra diferença entre flat e loft está relacionada à arquitetura desses empreendimentos. O primeiro não é reconhecido por apresentar um design específico. Além disso, ele também não possui elementos característicos de um tipo de construção, como pé direito duplo.

Já o loft é reconhecido por ter uma arquitetura muito particular, que consiste no uso de elementos industriais, com instalações aparentes, janelas altas, amplas e por apresentar revestimentos rústicos, como o cimento queimado.

Outra diferença entre flat e loft é que o primeiro, na maioria das vezes, não possui cômodos integrados, já os lofts possuem ambientes totalmente integrados e sem divisórias. 

Qual escolher, um flat ou um loft?

Tanto o flat como o loft são apartamentos pequenos e funcionais. Esses imóveis são ideais para casais sem filhos ou para quem quer morar sozinho. Além disso, caso você só precise passar alguns dias da semana em uma cidade por causa do trabalho, também pode valer a pena investir nesse tipo de imóvel.

Todavia, existem algumas diferenças entre os lofts e os flats que você precisa levar em consideração na hora de escolher onde vai morar. Se você não tem tempo para cuidar da casa e quer ter mais comodidade no seu dia a dia, vale a pena alugar um flat, já que, no valor do condomínio, já estão inclusos serviços de limpeza e lavanderia.

Alguns flats também contam com restaurantes e servem café da manhã todos os dias, o que deixa a rotina dos moradores do local ainda mais prática e eficiente.

Caso você não goste de ambientes integrados e abertos, também é melhor optar por um flat, já que, na maioria das vezes, esse tipo de imóvel possui divisões entre os cômodos.

No entanto, se você gosta de ambientes modernos, amplos e com um toque da arquitetura industrial, vale a pena investir em um loft. Além disso, um imóvel como esse pode ser ideal para quem gosta de dar festas, já que é possível aproveitar todos os espaços do local para receber os convidados. 

Encontre um flat ou um loft no ZAP Imóveis

Se você está procurando um flat ou um loft, saiba que, no ZAP, há várias opções de imóveis espalhadas por todo o país. Além disso, no nosso site, é muito fácil encontrar a propriedade que você deseja, basta apenas digitar a sua cidade e selecionar o tipo de imóvel que você quer comprar ou alugar.

Acesse o nosso site e confira todos os imóveis disponíveis; além dos flats e lofts também é possível encontrar studios, kitnets, apartamentos e casas. Portanto, certamente você vai encontrar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas