O que é o ralo de fundo da piscina? Para que serve?

Com o calor e o clima quente, as piscinas de condomínios costumam ficar sempre cheias. É uma das principais diversões da criançada, mas os pais devem ficar atentos aos riscos de acidentes. Por esse motivo, é importante saber o que é o ralo de fundo da piscina

A instalação incorreta, sem o auxílio de um profissional, pode causar o efeito reverso do que o ralo de fundo da piscina proporciona. Caso não saiba muito bem sobre o assunto, continue a leitura: o ZAP Imóveis conta o objetivo do ralo, quais são os riscos e como contorná-los.

Ralo de piscina: entenda mais sobre ele

Afinal, o que é e para que serve o ralo de fundo da piscina? Ele nada mais é do que um dispositivo responsável pela sucção da água pela motobomba. Esta é uma parte indispensável da piscina, já que elimina a água para filtrá-la, aquecê-la ou até mesmo levá-la à hidromassagem, caso haja alguma ao redor. 

Além disso, o ralo é usado para esvaziar a piscina quando for necessário. Por esses motivos, é importante que a piscina tenha mais de um ralo funcionando durante o uso e a manutenção do ambiente. Antes de comprá-lo, leve em consideração o volume da piscina, a potência da motobomba, a filtração e o método construtivo.

Quais são os possíveis acidentes?

Já sabendo o que é o ralo de piscina, é hora de se informar sobre os possíveis acidentes. Segundo a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), as piscinas foram responsáveis por 1,6% de todos os casos de afogamento, mas representam 53% de todos os casos com crianças entre um e nove anos.

Isso acontece com mais facilidade com crianças, pois a força da sucção da água é muito forte. Ao mergulhar, ou simplesmente ao nadar no fundo da piscina, a criança pode ficar presa ao entrar em contato com a rede de proteção. Por isso, é preciso ter bastante cuidado, bem como tomar medidas drásticas para prevenir esse tipo de acidente.

Como prevenir os acidentes?

Considerando o que é o ralo de fundo da piscina e a facilidade com que um acidente em piscina pode ocorrer devido a ele, é preciso se prevenir de mais uma forma. Confira algumas dicas com o ZAP Imóveis.

Tampa de proteção

A tampa de proteção é um item essencial para todos os ralos de fundo da piscina. O ambiente não pode ser usado caso ela não esteja em excelentes condições. Além disso, ela precisa estar instalada corretamente, o que reforça o fator de contratar um profissional especializado para realizar a instalação. 

“Sem a grade de proteção, o risco de afogamento fica muito perigoso. A água da piscina não pode estar turva, porque impossibilita a visão do ralo de fundo, e algum corpo pode ficar preso”, afirma o engenheiro químico formado pela USP e especialista em segurança de piscinas, Nilson Maierá.

Imagem da área externa de uma casa com piscina

Instale 2 ralos de fundo

Procure utilizar mais de um ralo, tendo uma distância de mais de 1,5 m entre eles. Este fator evita a obstrução da passagem de água para a motobomba. Quando um deles estiver tampado, a passagem de água acontecerá inteiramente pelo outro ralo, evitando possíveis acidentes.

Ralo antisucção

Outra opção é a utilização do ralo antisucção; como o nome já sugere, tem o objetivo de impedir que acidentes ocorram. Ele é projetado para que o corpo humano não consiga obstruir a passagem de água. O preço é relativamente mais elevado, porém o investimento vale a pena.

Manutenções

Todas as piscinas precisam de manutenções periódicas. A recorrência da manutenção em piscinas coletivas é maior que as caseiras. O ideal é que ela seja feita semanalmente; dessa forma, se algo fora do comum estiver acontecendo, o banho dos moradores será interrompido imediatamente.

Cuidados durante o divertimento!

Outra dica para evitar acidentes é não sentar no ralo. Assim como o cabelo, o corpo pode ser sugado da mesma forma. Com essas prevenções, as crianças podem se divertir sem muita preocupação, sempre usando boias. Para as crianças de até quatro anos, é importante que elas estejam acompanhadas por um responsável.

Blog do ZAP Imóveis: confira mais dicas para o bom funcionamento do seu imóvel!

Gostou de saber mais sobre o que é o ralo de fundo da piscina e qual é a sua importância? Visite o blog do ZAP Imóveis e confira mais dicas para evitar acidentes e manter o seu imóvel sempre funcionando perfeitamente. Há sugestões para reforma, construção de ambientes e muito mais. 

Caso esteja à procura do imóvel dos seus sonhos, o ZAP Imóveis também consegue ajudar! O site do ZAP disponibiliza filtros exclusivos que fazem com que a sua busca seja ainda mais certeira. Você pode filtrar os resultados a partir da faixa de preço, do metro quadrado, bem como pelo número de quartos, banheiros e vagas de garagem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas