Zap Móveis

Entenda o que é painel solar e quais são as vantagens dele

Imagem de um homem analisando um painel solar
Spread the love

A energia solar tem ganhado cada vez mais destaque quando o assunto é economia no consumo. Para usar esse tipo de energia, é necessário instalar painéis de captação. Pensando nisso, você sabe o que é painel solar e como ele funciona?

Apontado como um dos equipamentos que vem ganhando cada vez mais força em tetos de empresas e residências, ele é fundamental para captação de energia solar, garantindo a produção dessa fonte sustentável. Para você entender melhor esse assunto, preparamos um conteúdo completo. Confira.

Quais são os tipos de energia solar mais comuns? 

A energia solar também pode ser chamada de energia fotovoltaica, mas você sabia que ela tem diferentes tipos? A seguir, vamos definir cada um e falar mais sobre o que é painel solar. Confira! 

Energia solar térmica

A energia termossolar ou fototérmica vem do calor captado a partir dos raios solares, por meio de placas ou tubos a vácuo. É considerada uma energia sustentável e muito renovável, pois pode ser usada em instalações pequenas, como usinas térmicas solares. Além disso, o processo de aquecimento a vapor proporciona o uso em residências. 

Com um aquecedor, é possível interligar esse tipo de energia a chuveiros, torneiras ou até piscinas, oferecendo sempre água bem quente. Além disso, ele é muito utilizado em indústrias e, em alguns casos, no sistema de refrigeração para ar-condicionado. 

Energia solar fotovoltaica 

A energia fotovoltaica é a eletricidade produzida a partir da conversão dos raios solares. Quanto maior for a radiação gerada pelo sol e captada pelo painel solar, maior será a produção de energia elétrica. Todo esse processo é considerado uma fonte de energia sustentável, limpa e renovável. 

A produção pode ser realizada apesar de fatores climáticos como dias nublados ou chuvosos. Para todo esse processo ocorrer de maneira segura e bem desenvolvida, utiliza-se o painel solar fotovoltaico. 

Imagem de uma pessoa mexendo um painel solar

Qual é a diferença entre painel solar e painel solar fotovoltaico? 

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de energia solar, vamos falar sobre o que é painel solar e quais são as principais funcionalidades dele. Confira abaixo! 

Painel solar térmico

A superfície do painel faz a captação necessária para transformar a luz solar em um calor aproveitável. Para isso, o calor do raio solar é absorvido por um líquido dentro do painel e, com a ajuda de uma bomba, é devidamente isolado e transportado para um depósito de água quente.  

Os principais componentes deste painel são o cobre e o alumínio, que conseguem absorver uma maior quantidade de luz solar. O calor captado é direcionado para um reservatório térmico, permitindo o aquecimento dentro das residências. 

Painel solar fotovoltaico 

Esse tipo de painel é composto por placas de metal, com células fotovoltaicas de silício, que é um potente material semicondutor. A energia capturada por essa placa é transferida para um inversor, equipamento responsável pela transformação em energia elétrica. 

O inversor vai converter e distribuir a energia, que é chamada de corrente de baixa tensão, permitindo a utilização tanto doméstica quanto industrial. 

Quais são as vantagens da energia solar?

Mesmo que você saiba o que é painel solar, é preciso conhecer as vantagens dela, para obter um bom aproveitamento e escolher o tipo ideal. Para isso, considere sua necessidade, a região em que você está e a quantidade de pessoas que convivem com você. 

A energia solar fotovoltaica tem um ótimo custo-benefício, pois permite a redução do consumo do serviço de energia elétrica, garantindo mais economia. Além disso, esse tipo de painel de energia permite gerar eletricidade para toda a residência, diferentemente do painel térmico, que a distribui apenas para torneiras, chuveiros, etc. 

Já a energia solar térmica ou termossolar traz bastante praticidade, pois você consegue obter ar e água quente em todos os equipamentos de sua residência. Ela garante 90% de radiação de calor, enquanto a fotovoltaica possui uma eficiência de 15 a 20%. 

Para decidir, você também pode consultar empresas especializadas para receber indicações de acordo com a sua rotina. Ainda assim, considere que ambas trazem muitas vantagens, e você contribui para a sustentabilidade em nosso planeta. 

Confira mais dicas no blog do ZAP Imóveis

Agora que você já sabe o que é painel solar, fique de olho no blog do ZAP Imóveis. Aqui, você confere muitas dicas para sua casa e fica por dentro de todas as tendências. Você também pode encontrar imóveis para comprar ou alugar de uma forma bem prática e segura no nosso site. Acesse já!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas