Zap Móveis

Crie um espaço zen para relaxar e meditar

espaço zen
Spread the love

espaço zen

O futon ou tatame é uma boa ideia para compor o espaço zen (Foto: Reprodução/Pinterest)

A rotina de trabalho chega a cansar as pessoas ao final do dia. Ainda mais  é necessário cuidar das tarefas de casa. Mas o que fazer para relaxar em seu próprio lar? Um espaço zen, para descansar ou meditar, pode ser a solução para aliviar as tensões e ter noites de sono mais leves.

+ Veja como decorar os cantinhos da casa com itens de academia

+ Transforme o quarto de empregada em uma área útil. Veja ideias

Para começar a montar esse cantinho é preciso escolher o melhor local da casa. Segundo a arquiteta Daniela Zaffari, é fundamental definir o lugar mais calmo e que permita um razoável isolamento do restante dos ambientes.

O espaço mais indicado para o cantinho zen é próximo ao jardim, isso se você morar em uma casa. Mas, hoje em dia, já é possível criar um pequeno jardim até no apartamento.

“O importante é que, em ambas as situações, o ambiente seja dotado de pleno conforto térmico, acústico e lumínico”, diz Daniela. Para melhorar ainda mais, a arquiteta sugere utilizar ar-condicionado, luminárias com dimmer e revestimentos que absorva barulhos externos.

espaço zen jardim

O ideal é que o espaço zen fique perto do jardim (Foto: Reprodução/Pinterest)

Cores

As cores têm o poder de interferir na vida das pessoas, de acordo com Daniela. “De forma geral, no entanto, tons que lembram a natureza são mais relaxantes, como tonalidades claras de azul, verde e bege”, diz.

As cores mais fortes, como laranja, amarelo e vermelho podem dar uma sensação oposta. “O importante é o que cada cor significa para cada um. Um amarelo clarinho pode lembrar a infância do morador, por exemplo, o que pode ser bem repousante”, afirma Daniela.

sofá espaço zen

Cores claras devem predominar no ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

Móveis e acabamentos

A escolha dos materiais vai depender do uso que terá o ambiente. “Quem já está mais adiantado na prática da meditação pode querer caminhar e, nesse caso, deve-se cuidar os pisos muito lisos”, orienta a arquiteta.

Se o objetivo for apenas relaxar, ou criar um ambiente para leitura, uma rede já é uma ótima ideia. Não ocupa espaço e é adaptável a qualquer espaço. O único problema é que a rede pode induzir ao sono. Segundo especialistas em meditação, é importante ficar na posição sentada. Sendo assim, um tatame ou Futon seriam boas opções.

“Não utilize móveis fixos. Pense numa distribuição com peças leves e de circulação fluída”, diz.

espaço zen com rede A rede é uma boa opção por ser muito versátil (Foto: Reprodução/Pinterest)

Acessórios

Que tal decorar o ambiente com uma fonte de água corrente para relaxar ainda mais e evitar o barulho externo? “Tenho visto muitas estatuetas de origem tailandesa que ficam lindas junto a vasos de flores e trazem a lembrança da cultura oriental”, sugere Daniela. Velas aromáticas também podem compor o ambiente.

As plantas também são boas opções para o espaço zen. “Todos os elementos que nos tragam a percepção de estar em um lugar calmo e tranquilo podem ser utilizados. Basta cuidar para escolher as espécies mais adequadas ao interior dos ambientes”, finaliza Daniela.

acessório oriental

Acessórios orientais deixam o ambiente ainda mais leve (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

+ Inspire-se na natureza para decorar a casa

+ Lagos e cascatas são opções de natureza para a varanda de seu apartamento

+ Bonsais podem levar harmonia para a decoração da casa

+ Fitas de LED dão mais charme e conforto à decoração

+ Ombrelones são boas opções para fazer sombra no jardim

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas