Zap Móveis

Quarentena: 7 maneiras para incorporar suas paixões na decoração da casa

Spread the love

Estamos vivendo um período de distanciamento social, devido a pandemia do novo coronavírus. Muitos brasileiros estão em casa seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. E para sua quarentena ficar mais leve e divertida, você já pensou em aproveitar esses dias para incorporar suas paixões na decoração da casa?

Seu lar reflete quem você é, e isso vai muito além do que uma seleção de móveis e pinturas de bom gosto. Por que não celebrar suas paixões incorporando-as à sua decoração? Quando seus talentos, habilidades e hobbies são exibidos como parte natural de sua decoração, você se sente mais inspirado e mais à vontade.

Você não precisa refazer sua vida para incorporar suas paixões à decoração da casa. Em muitos casos, apenas uma pequena alteração de armazenamento ou posicionamento fará toda a diferença – e você pode até economizar dinheiro porque está usando itens que já possui.

Se algo o faz feliz, traga-o para fora e deixe brilhar.

decoração da casa

Aproveite o tempo em casa e deixe o seu lar ainda mais parecido com você (Foto: Shutterstock)

Armazene suas ferramentas ao alcance do braço

Muitos Hobbies criativos vêm com ferramentas bonitas. Não esconda seus pincéis ou fios – mostre com orgulho!

Certifique-se de colocar as ferramentas usadas com freqüência em locais acessíveis, onde você pode pegá-las. Nada é pior do que ser inspirado a criar e ter que tirar um violão da parede ou extrair uma agulha de crochê da parte traseira de um armário. Uma boa regra é manter tudo o que você usa uma vez por semana ou mais ao seu alcance. Tenha a certeza que, mantendo esses objetos ao seu alcance, você ficará mais motivado a colocar a mão na massa e os dias em casa, serão mais felizes.

Exibir equipamentos sazonais o ano todo

Imagine que você é um surfista, certamente existe uma época do ano (inverno) em que sua prancha fica escondida ou parada. Mantenha suas paixões sazonais vivas, mantendo-as à vista, mas fora do caminho. Aproveite os espaços da sua casa para decorar com a sua bike, o seu patins ou qualquer outro equipamento que você ama.

Monte esquis ou varas de pesca sobre uma porta na entressafra. Se você tem espaço acima dos armários da cozinha, é um ótimo lugar para o lindo conjunto de fondue que você usa apenas no inverno. Você pode até montar uma raquete de canoa no teto – ou toda a canoa, se houver espaço. A coisa boa sobre a maioria dos equipamentos sazonais é que você o usa fora, para que não precise se preocupar muito com o armazenamento intermediário.

decoração da casa

Se você é apaixonado por Surf, exponha sua prancha na decoração do seu lar (Foto: Pinterest)

Coloque seus talentos para trabalhar

Dê às suas paixões criativas espaço para brilhar nesse período que você está em casa. Se você é ótimo em caligrafia, escreva uma lista elegante de planejamento de refeições para a sua semana ou crie uma lista emoldurada de regras da casa.

Os marceneiros podem fazer qualquer coisa, de tábuas de corte a móveis. Se você bordar, faça suas próprias capas de almofada e toalhas de mão embelezadas. Os oleiros, depois de encher o armário da caneca, ramificam-se para fazer plantadores e ganchos de parede.

Para praticamente qualquer arte ou artesanato, existe uma aplicação prática, por isso, é um desafio divertido encontrar a sua.

Deixe sua coleção contar uma história

Quando você é colecionador, cada peça tem uma história. Como um todo, os itens de uma coleção contam uma narrativa de sua própria história e como eles entraram em sua vida.

Não deixe sua coleção guardada, mantenha em um local de honra, onde toda a história possa se reunir. Armários e prateleiras de exibição são ótimos para objetos 3D, como objetos de vidro, figuras e objetos antigos, e os álbuns são perfeitos para selos, fotos antigas e objetos efêmeros. E, claro, um arranjo de parede planejado oferece muito espaço para pôsteres de filmes antigos, obras de arte ou objetos montados. Seja qual for sua coleção, aproveite o tempo em casa e arrume um cantinho para exibir seu gosto.

decoração da casa Uma coleção de louças de porcelanas clássicas ganha destaque na decoração (Foto: Pinterest)

Use decoração para inspirar ação

Se você precisar de um pouco de motivação para praticar sua paixão, deixe sua decoração inspirar ação. Combine cada objeto inspirador com o local em que você provavelmente precisará de um impulso.

Se você não está se sentindo como sempre, exiba seus utensílios antigos em sua cozinha. Para ajudar com o bloqueio de escritor, exiba seu diploma, sua carta de aceitação do primeiro arremesso ou as primeiras edições especiais de seus livros favoritos sobre a sua mesa. Pendure medalhas e fotos atléticas de você na linha de chegada sobre a lixeira, perto da entrada, para encorajá-lo a correr. É um ótimo momento para abrir o baú com coisas do passado e se inspirar.

Ah, esse exercício também ajuda passar o tempo, além da decoração da casa.

Combine a vibração da sala

Em geral, lembre-se do propósito da sala ao decidir onde exibir seus objetos de valor. Não basta ir até onde você tem espaço disponível na parede; reserve um tempo para encontrar o ajuste certo.

Uma prateleira de brinquedos antigos de palhaço pode ficar ótima em um escritório ou sala de jogos, mas pode não parecer tranquila em seu quarto. E suas chuteiras de futebol de campeonato ou uma bola de futebol assinada podem ser uma inspiração perfeita na sua sala.

Tesouros suaves dão o clima

Algumas de suas posses são apenas para você e despertam lembranças e sentimentos especiais quando você os vê ou toca. Se você tem um objeto que traz conforto, coloque de acordo com a forma como ele se sente. Essa pedra da praia faz você se sentir calmo? Mantenha ao seu lado.

Se o cachimbo velho do seu avô ajuda você a se lembrar como ele te ensinou a ler, guarde em uma estante de livros ou em sua mesa.

Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode trazer suas paixões para a decoração da casa. Espero que essas ideias o inspirem a trazer os seus pertences mais importantes para a sua decoração, para que você possa manter essas paixões vivas em sua vida diária. E com essas dicas, você pode aproveitar o final de semana com tempo livre em casa, para se inspirar.

Leia Mais:

+ Quarentena: Ideias para organizar os brinquedos das crianças

+ Veja as melhores plantas para apartamento

+ Aproveite o tempo e aprenda a fazer um mural de fotos 

+ Encontre o seu novo imóvel sem sair de casa 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas