Zap Móveis

Fogão a lenha e forno de pizza – Saiba quais são as vantagens e desvantagens de ter em casa

Espaço gourmet
Spread the love

Espaço gourmet

Área gourmet com fogão a lenha, forno de pizza e churrasqueira valoriza o ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

Um espaço gourmet com fogão a lenha, forno de pizza ou uma churrasqueira deixa o ambiente mais divertido e prazeroso para a família. Por isso, vale a pena investir nesse local não só para fazer festas em datas especiais, mas também para reunir familiares e amigos.

+ Balcão refrigerado sob medida otimiza espaço de área gourmet

+ Decore a casa de acordo com a fase de sua vida

Um forno e um fogão a lenha podem dar um charme todo especial. O arquiteto Augdan de Oliveira explica que os dois são normalmente colocados no lugar onde fica a churrasqueira, todos juntos. “Mas já fiz um fogão a lenha dentro de uma cozinha gourmet que tinha equipamentos muito modernos. O dono da casa gostava de cozinhar e fez daquele espaço algo bem interessante”, revela.

Mas, tenha cuidado com a fumaça. “O sistema de exaustão é algo milimetricamente definido e deve ser feito respeitando normas técnicas e por empresas especializadas. Não cabe amadorismo”, alerta o arquiteto.

varanda gourmet

O exaustor é um ponto muito importante para obras em varanda de prédio (Foto: Reprodução/Pinterest)

Em relação à combinação com a decoração, é importante dar atenção ao acabamento e ao estilo que será usado no ambiente. “Forno e fogão com tijolos e revestidos com cimento queimado, por exemplo, ficam bem interessantes. Há também os revestimentos térmicos. O importante é que seja levado em consideração todo o restante da decoração”, lembra Augdan.

A principal vantagem é, sem dúvida, o sabor dos alimentos, que é totalmente diferente em um fogão a lenha ou no forno a lenha. “Mesmo que se usem panelas comuns, os alimentos ficam bem mais saborosos”, ressalta.

Preços

De acordo com Tony Bezerra, vendedor da Bella Telha, para fazer um forno de pizza, um fogão a lenha ou ambos é necessário ter um espaço amplo. “Se o espaço for grande é possível fazer até mesmo em um apartamento”, diz.

O menor forno que existe na loja é de 1,20m x 1,20m e custa cerca de R$ 3 mil, confeccionado em tijolo. Para o fogão, o preço vai depender da disposição, se é vertical ou horizontal. Pensando em um vertical com três furos e de 1,30m, por exemplo, o custo será de R$ 1.500, sem revestimento. Para ter o fogão e o forno com essas medidas é necessário um espaço de 2,50m só para colocar os dois equipamentos.

cozinha com forno e fogão a lenha Comida fica mais saborosa com fogão a lenha (Foto: Reprodução/Pinterest)

A desvantagem é ter menos comodidade, pois o uso de ambos é mais trabalhoso e demorado do que o do fogão e forno a gás.

“No começo, o acendimento manual da lenha também pode resultar em fumaça no ambiente”, finaliza Bezerra.

 

+ Transforme a sua sala em um cinema

+ Veja ideias para usar embalagens na decoração

+ Transforme seu quintal em uma sala de estar ao ar livre

+ Transforme janelas antigas em objetos de decoração

+ Transforme o quarto de empregada em uma área útil. Veja ideias

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas