Zap Móveis

Aprenda a montar um jardim para espaços pequenos

Spread the love

A falta de espaço nas grandes cidades já não é mais problema para quem deseja estar perto do verde. Os grandes centros de jardinagem já oferecem inúmeras opções para montar o próprio jardim de forma harmoniosa – mesmo que ele seja em versão menor e não tenha tantas plantas. Dessa maneira, os jardins pequenos estão ganhando cada vez mais reconhecimento.

+ Cabides podem ganhar vida nova com customização

+ Cama com dossel dá charme ao quarto

Em uma casa pequena, por exemplo,  implementar áreas gramadas é indicado para compor o ambiente. “Junto, recomendamos também criar canteiros em linhas irregulares com plantas como arbustos, flores da estação e pedras ornamentais, para dar movimento ao ambiente”, ensina Guilherme Cândido, um dos sócios da Aquarela Jardins, empresa de jardinagem de Curitiba.

espaco_pequeno
Árvores pequenas, madeira e móveis de ferro deixam o quintal convidativo. (Foto: Reprodução/Pinterest)

As varandas de apartamentos também podem receber plantas. A melhor opção, nesse caso, são os jardins suspensos, montados em suportes presos às paredes do ambiente. Peças em madeira, como bancos e mesas; e objetos de metal, como gaiolas e suporte de velas, conferem um charme especial ao ambiente.

O fundo de madeira serve como suporte para as plantas e dá um tom rústico e aconchegante ao ambiente. (foto: Pinterest)
O fundo de madeira serve como suporte para as plantas e dá um tom rústico e aconchegante ao ambiente. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Nos dois ambientes, o cuidado na hora de escolher as plantas é fundamental para manter a beleza do local. “No geral, quanto mais escura for a folha da planta, mais na sombra ela pode ficar e, quanto mais espessa for a folhagem, menos luz ela precisa”, explica o especialista. Ele também reforça a importância de se observar o clima na hora de escolher as espécies e do controle de ervas daninhas, que podem se propagar e contaminar todo o jardim principalmente durante a primavera e o verão.

Dicas de espécies para o seu jardim

Sol pleno (plantas que precisam de mais de quatro horas de sol por dia)

Palmeiras, arbustos, lavandas, cravina, petúnia, gerânio, vinca, onze horas, hibiscus e as gramas são carlos, coreana e esmeralda.

Meia sombra (plantas que precisam de luminosidade, mas devem evitar o sol entre às 10h e 17h)

Grama amendoim ou preta, trapoeraba, hera, rabo-de-gato, areca, bambu, marianinha, torênia, kaizuka.

Plantas de sombra (luz indireta por cerca de duas horas ao dia)

Xanadu, lírio da paz, véu-de-noiva, antúrio, palmeira, palmeira ráfis, pleomele, lambari, barba-de-serpente, moreia, dianela, dinheiro-em-penca.

Veja também:

+ Veja como fazer um jardim vertical em qualquer espaço da casa

+ Veja dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa

+ Veja como fazer um jardim para as crianças

+ Saiba montar um kit de ferramentas de jardim para cuidar das plantas

+ Ombrelones são boas opções para fazer sombra no jardim

+ Veja como fazer um jardim na área externa da casa

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas