Zap Móveis

Lareira sem uso pode ser o canto mais charmoso da casa

Spread the love

Lareiras são como objetos decorativos em muitas casas, especialmente quando a estação do ano não é o inverno. Mas o espaço pode ter infinitas utilidades mesmo quando não está sendo mais usado.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

A arquiteta Melina Romano, da Melina Romano Arquitetura e Interiores, ensina que a lareira pode ser uma aliada na decoração do ambiente. “Além de servir como apoio para vasos e porta-retratos, pode receber plantas, velas e até um cesto com revistas para compor o ‘decor’. Além disso, pode ser decorada com lenhas, que dá um ar despojado ao ambiente”, diz.

home

A lareira pode ser uma aliada na hora de decorar. Na parte superior é possívvel apoiar vasos, quadros e o que mais a imaginação permitir (Foto: Reprodução/Pinterest)

Outras funções

A profissional conta ainda que é possível criar uma estrutura interna para armazenar garrafas de vinho ou outras bebidas. “A vantagem é que em vez de ter um aparador em outro lugar, aproveitamos a área sem utilidade e fazemos dela um ponto de atenção do ambiente”, explica ela.

lareira_funcao

Se o local estiver sem uso, pode servir para guardar livros (Foto: Reprodução/Pinterest)

O bacharel em filosofia Peter Fussy mudou-se para um apartamento que contava com uma lareira “falsa”, apenas decorativa. Resolveu transformar o que tinha em uma espécie de bar. “Achei que as garrafas ficariam bonitas ali na lareira e experimentei já durante a mudança. Parecia uma ideia bastante prática. Não fiz nada além de colocar as garrafas da melhor maneira e incluir alguns itens decorativos. A solução do bar ficou bem melhor que o uso original”, relembra.

Acredite: aqueles livros jogados dentro do armário ou espalhados pela casa combinam com sua lareira desativada. É uma ideia super criativa preencher o buraco com livros, que pode receber uma prateleira para apoiá-los, ou simplesmente deixá-los empilhados no chão. Mas lembre-se de preencher toda esta área.

Cuidados básicos

lareira_cuidados

A lareira necessita de alguns cuidados especiais (Foto: Reprodução/Pinterest)

A arquiteta Melina explica que não é indicado que a lareira seja utilizada sem uma tela de proteção, que evita possíveis acidentes. Também é preciso prestar atenção se planejar ter uma televisão bem acima dela, assim como alguma marcenaria, como prateleiras, pois é necessária uma distância de segurança devido ao calor emitido, caso o local esteja ativado.

O ideal é que antes de receber alguma decoração, este espaço seja totalmente limpo, assim como qualquer outro espaço. “Quando não usada, a lareira necessita de menos cuidados, mas não podemos esquecer de fazer uma limpeza periódica, para manter os objetos e o ambiente sempre limpos”, completa a profissional.

 

+ Saiba como montar uma mesa para fondue em casa

+ Inspire-se na decoração industrial

+ Para o Dia das Mães! Confira diferentes tipos de decoração

+ Lareira para todos os gostos e bolsos

+ Lareiras elétricas: saiba como funcionam e conheça seis modelos diferentes

+ Lareiras oferecem aconchego à decoração

+ Você sabe fazer fogo para acender a lareira? E a churrasqueira? Veja dicas

+ Portáteis e ecológicas, lareiras a alcool ganham as casas

+ Conheça as opções de lareiras funcionais e decorativas

+ Lareiras para deixar os ambientes mais quentinhos e aconchegantes

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique AQUI e cadastre-se! 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas