Zap Móveis

Veja dicas para transformar azulejos velhos com pintura ou adesivos

adesivo-para-azulejos
Spread the love

Mudar o visual dos azulejos do banheiro ou da cozinha é uma daquelas decisões que trazem consigo um dilema. A reforma vai renovar o visual do ambiente, mas pode provocar dores de cabeça incríveis, desde a escolha de materiais até custos e prazos. Sem falar no quebra-quebra!

adesivo-para-azulejos

Adesivos de azulejos ajudam a renovar o visual da cozinha (Foto: Rafael Munhoz – Revista do ZAP)

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

+ Saiba usar pastilhas além do banheiro e da cozinha

Trocar todos os azulejos leva pelo menos uma semana e você ainda tem que arcar com os custos de mão de obra e a bagunça. Como, então, realizar uma obra rápida, prática, econômica e sem traumas?

Banheiro

Pintar azulejos é uma maneira eficiente de resolver a questão. De acordo com a arquiteta Tania Bertolucci, revestir os azulejos antigos é tão rápido quanto a colocar de azulejo sobre azulejo – uma solução também cogitada como  eficiente quando não se deseja uma reforma radical, daquelas que colocam tudo abaixo.

pintar-azulejos

No banheiro, a pintura só deve ser uma opção para a área externa do box (Foto: Shutterstock)

“No banheiro, a pintura porém deve ficar restrita à área externa do box, por causa da umidade“, explica a especialista. Portanto, no box, a orientação é pela troca dos azulejos.

A pintura na parte externa pode ser feita com tinta epóxi, que possui boa aderência. O trabalho leva em torno de apenas dois dias. Tudo vai depender do tamanho da superfície.

Cozinha

O cômodo apresenta mais opções de revestimentos, como lâminas de vidro, chapas de aço inox e painéis de fórmica TS. Estes materiais resistem à umidade e à constante limpeza com produtos abrasivos.

É possível instalá-los sobre pias, por exemplo. Para a área acima do fogão, que tem uma exposição constante a altas temperaturas, vapor e restos de alimentos, Tania recomenda o vidro temperado ou inox – embora o fator custo, neste caso, talvez não compense.

azulejos-para-cozinha

Materiais para renovar azulejos de cozinha devem ser resistentes à umidade e à constante limpeza com produtos abrasivos (Foto: Shutterstock)

O vidro também requer que os azulejos estejam muito bem aderidos à parede. “O mais em conta nesse caso é o azulejo pintado, mesmo”, material que é orçado na faixa de R$ 20 o metro, o mesmo preço da colocação.

A colocação de azulejos sobre azulejos é desaconselhada pela arquiteta, pois envolve uma série de variáveis que devem ser observadas antes de se executar a reforma: a profundidade da parede; as guarnições e caixas de luz, entre outros detalhes. Tais itens “precisam ser avaliados por um profissional no local, para evitar que futuros problemas advindos desta situação não acabem encarecendo a obra”, avisa.

Além disso, “é perigoso que os azulejos se soltem com o tempo” por conta de estofamentos ou outros transtornos relacionados à vida útil do material. O custo da mão de obra para a colocação também deve ser levado em consideração.

Adesivos para azulejos e azulejos de plástico

Por fim, há uma saída ainda pouco usual, porém prática e de baixo custo: azulejos de plástico podem ser aplicados sobre os revestimentos antigos e fixados com cola de silicone. Existem placas de 3,5 mm de espessura, com diferentes possibilidades de desenhos.

azulejo-para-cozinha-de-plastico

Azulejo de plástico é leve, impermeável e resistente (Foto: Divulgação – Duo Design Studio)

Em algumas áreas, como a pia, é possível também recorrer ao adesivo de azulejo. Descubra como renovar o visual da cozinha com esse recurso.

 

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Faça você mesmo uma mini-horta com latas de alumínio

+ Organize seu banheiro gastando pouco. Assista ao vídeo

+ Inspire-se com pallets de madeira e crie móveis originais

+ Saiba aproveitar retalhos de tecido na decoração da casa

 

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas