Zap Móveis

Saiba quais flores perfumadas cultivar em casa

Spread the love

As flores perfumadas compõem um ambiente agradável e fazem bem por representar o contato com a natureza, tão necessário para o ser humano. Há dois tipos de flores: as de corte, que são colocadas em arranjos e vasos com água, e as plantadas. O perfume das flores de corte dura cerca de dois dias, mas nas plantadas o aroma se mantém presente enquanto elas forem cultivadas.

Há diversas opções de perfumes de flores para serem colocados na decoração. Mais fracos ou mais fortes (Fotos: Divulgação)

Há diversas opções de perfumes de flores para serem colocados na decoração. Mais fracos ou mais fortes (Fotos: Divulgação)

Confira, abaixo, algumas espécies para se ter em casa e os respectivos tipos de fragrâncias que elas exalam:

+ Saiba o que pedir de presente no chá de panela

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

 + Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais 

Lantana trepadeira e lantana camara: Têm um perfume suave e atraem borboletas, por causa da substância adocicada que soltam, segundo o paisagista Eri Lima. Os dois tipos de lantana possuem aroma semelhante ao capim santo.

“Ela é toda colorida e dá uma flor pequena e delicada. As lantanas são de pequeno porte (até 40 cm) e médio porte (80 cm). Elas devem receber sol o dia inteiro ou meia sombra (sol de manhã ou à tarde), explica o paisagista. “Se for ambiente fechado ou com luz artificial, ela não se desenvolve”.

Gardênia jasminóide: Ela tem um perfume mais forte, semelhante ao aroma da dama da noite. Lima diz que a flor exala este perfume por volta as 18h e permanece cerca de 30 minutos, depois o aroma fica mais suave. Ela pode pegar sol pleno, ou seja, ficar exposta ao sol o dia todo. Ela é derivada de um jasmim e floresce no inverno, de acordo com Lima. Possui porte médio. “Se a pessoa tiver um espaço pequeno, tem a mini-gardênia, que vai de 25 até 30 centímetros de altura”, comenta o paisagista.

Dama da Noite: A fragrância da dama noite é forte e é exalada entre 19h e 20h, mas permanece durante a madrugada. “Para quem tem apartamento pequeno e não gosta de cheiro forte, não é recomendado”, alerta Lima. Esta flor é de grande porte (de 1,50 cm a 3 metros) e precisa tomar sol o dia inteiro, pois na sombra não se desenvolve.

Adélia: Ela tem um perfume forte. Esta espécie dá uma folha delicada que lembra uma taça de champanhe. Por emitir uma substância adocicada, ela também atrai abelhas e insetos, afirma Eri Lima.

Jasmim-manga: tem um perfume suave, mas é indicada para uma varanda com um espaço razoável, pois é de grande porte.

Manacá: O perfume desta flor é forte, meio amadeirado. Ela também atrai insetos. É uma planta de jardim, indicada para sacada grande e arejada, pois tem que pegar o sol o dia inteiro, de acordo com o paisagista Eri Lima. Ele recomenda que seja plantada em um vaso grande, de 70 cm de altura por 40 cm de largura, pois suas raízes são grossas e precisam de espaço para não atrofiarem.

Lavanda: Tem perfume suave e é de porte pequeno. A lavanda só exala o perfume se for tocada, explica Lima. Ela é conhecida por ser usada na produção de perfumes.

Calendula: Possui aroma suave, exalado no fim da tarde, e também é utilizada em cosméticos. Tem porte médio.

Lírios importados e nacionais: A fragrância é quase imperceptível durante o dia, porém à noite é mais forte, principalmente quando a casa fica fechada, explica o designer de interiores Francisco Ruiz. Ela tem porte pequeno. Os lírios importados não se desenvolvem em ambientes muito quentes, alerta o paisagista Eri Lima.

Camélia: Seu perfume é sútil, tem médio porte e é recomendada para varandas maiores e arejadas.

Rosas têm aromas bem suaves

Rosas têm aromas bem suaves

Angélica: O perfume é acentuado, mas não é forte, com exceção do período do verão. “Deixa a casa super perfumada o dia inteiro. Ela é encontrada em floriculturas especializadas ”, orienta Ruiz. Possui porte pequeno.

Rosa Branca e Rosa cor-de-Rosa: Elas têm aromas bem suaves. É necessário chegar bem próximo para sentir o perfume, segundo o designer Francisco Ruiz. Seu porte é pequeno.

 

+ Saiba quais são as melhores plantas para a casa de um homem

+ Veja quais são as melhores plantas para ambientes fechados

+ Aprenda a regar as plantas em períodos de economia de água

+ Confira dicas para fazer uma horta no apartamento

+ Aprenda a criar e cultivar uma horta em casa em pequenos espaços. Veja o vídeo

+ Veja como fazer uma horta criativa com pouco espaço 

+ Bonsais podem levar harmonia para a decoração da casa

+ Hotéis para plantas são boas opções para quem vai reformar ou viajar

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas