Zap Móveis

Taj Mahal passa por restauração para recuperar o brilho do mármore. Veja o vídeo

taj mahal
Spread the love

A Índia é um país que causa divergências de opiniões por suas variedades culturais marcantes expostas em cada canto do país, mas é inegável que lá está uma das obras arquitetônicas mais encantadoras do mundo, o Taj Mahal. Atualmente o mausoléu passa por um processo de restauração do mármore, que deve durar entre três e nove anos.

+ Arquiteto cria 24 combinações diferentes em apartamento de 30 m²

+ Conheça a maior e mais alta piscina de borda infinita do mundo. Vídeo

Localizado na cidade de Agra, distante 200 km da capital Nova Délhi, o Taj Mahal foi construído entre os anos de 1.631 e 1.652 a mando do antigo imperador Shan Jahan. Considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo, a obra foi uma das maiores demonstrações de amor já feitas no planeta.

taj mahal

Restauração do belíssimo Taj Mahal começou pela torre (Foto: Mateus Carvalho)

De tempos em tempos o mármore precisa passar por um processo de restauração por conta da poluição de Agra. Até pouco tempo atrás, o esterco de gado era utilizado para produção de combustível para carros. Hoje em dia o processo está proibido e é punível com multa, mas mesmo assim alguns locais ainda utilizam o esterco para fazer fogueira, por exemplo.

A poluição deixa o mármore com tom amarelado e isso fica nítido durante o processo de restauração. Na visita do ZAP Em Casa já era possível ver a diferença de cor em uma das torres do mausoléu.

Os arqueólogos indianos descobriram que um cosmético milenar chamado Multani Mitti é o melhor produto para trazer o brilho de volta ao Taj Mahal. É uma solução que mistura lama, grãos, leite e cal. é um processo demorado, já que o monumento foi todo construído em mármore branco, com pedras preciosas incrustadas e que mudam de cor com a passagem do dia.

Ficou curioso para ver como está o Taj Mahal? Assista ao vídeo abaixo e veja como está o processo de restauração:

 

+ Zapeando pelo Mundo: Saiba como preparar o tradicional café turco

+ Arquitetura moderna se desenvolve no Líbano. Assista ao vídeo

+ Luminária feita com colher de pedreiro e boa organização transformam quintal

+ Faça uma cuba para pia com tigela de pipoca. Assista

+ Faça você mesmo a decoração do lavabo. Assista ao vídeo

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas