Zap Móveis

Veja dicas para evitar problemas em um leilão de imóveis

Spread the love

Participar de um leilão de imóveis é permitido para todas as pessoas, mas é preciso se informar sobre todos os detalhes para evitar problemas no futuro. O ideal é consultar um especialista no assunto para se preparar e pesquisar sobre o imóvel leiloado.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Wang Shi Hsin, autor do livro “Investir em Imóveis” e estruturador de negócios imobiliários, chama atenção sobre as informações importantes que o interessado no imóvel deve levantar antes de entrar em um leilão.

Para o especialista, é preciso saber o objetivo da compra do imóvel: se é para uso próprio, investimento, comercial, recreativo ou para ter renda.
“Minha dica é a de olhar pessoalmente, fazer visitas durante o dia e a noite. Se possível, saber se o local está deteriorado, se precisa de reforma. Quem entra em um leilão geralmente não tem acesso ao imóvel”, diz Wang.

Leilão de imóveis

Saiba como evitar problemas em um leilão de imóveis (Foto: Shutterstock)

O administrador de empresas Omar Gambardella foi avisado por um advogado de um imóvel que estava disponível em um leilão. Parecia uma boa oportunidade, pois ele estava 40% mais baixo do que o valor de mercado. Gambardella já tinha casa própria, mas achou que era uma boa hora para investir o dinheiro que tinha guardado. Perguntado se fez um bom negócio, o administrador diz que tem certeza de que foi uma ótima forma de adquirir um bem.

O administrador participou de um leilão extrajudicial, modalidade em que os imóveis financiados por instituições financeiras foram dados em alienação fiduciária para garantia de dívida do contrato. O advogado Cláudio Brandani explica que neste caso o processo é realizado por um leiloeiro oficial contratado pelo próprio banco.

Gambardella conta que só participou do leilão porque o evento foi promovido pelo banco e diz que essa é uma garantia de que toda a documentação do imóvel estava em dia. “Em um leilão particular, é preciso levantar a vida inteira de uma pessoa e se eu desconhecesse alguma ação, eu correria o risco de perder o imóvel”, explica.

A CEO do Leilão Vip, Cristiana Boyadjian Anjos, diz que os lances mínimos são normalmente bem abaixo do valor de mercado. Outra coisa que a especialista chama atenção é para os custos extras. “É preciso levar em conta o valor do arremate, a comissão do leiloeiro, as custas para transferência da titularidade do imóvel e, se for o caso, o do processo para desocupação”, explica Cristiana.

Se ainda tiver dúvidas, é possível acessar o suporte do leiloeiro oficial e da própria empresa que promove o leilão. “Oferecemos a todos os interessados suporte on-line de consultores, que são habilitados a auxiliar o cliente no que for necessário”, finaliza Cristiana.

Dicas para fazer um bom negócio em leilão

(Foto: ZAP em Casa/Felipe do Valle)

(Foto: ZAP em Casa/Felipe do Valle)

Custos sempre por conta dos arrematantes:

– 5% de honorário do leiloeiro;

– ITBI – imposto municipal que é pago sempre que houver transferência de um imóvel;

– Despesas dos cartórios.

*Native AD- Leilão Vip

+ Saiba como fazer uma compra segura em um leilão

+ Saiba como funciona um leilão de imóveis e como participar

+ Leilão oferece imóvel com até 60% de desconto

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas