Zap Móveis

Aromaterapia pode mudar o clima de diversos ambientes da casa

aromaterapia-lavanda
Spread the love

Deixar a casa com um cheiro bom pode ser mais vantajoso do que se imagina. O clima da residência pode mudar com a ajuda da aromaterapia. Os aromas são provenientes dos óleos essenciais, substâncias naturais extraídas de flores, frutas, sementes, cascas e raízes.

aromaterapia-lavanda

Uma gota de lavanda no travesseiro pode ajudar o morador a relaxar (Fotos: Shutterstock)

+ Faça você mesmo uma mini-horta com latas de alumínio

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

Tais substâncias podem ser aplicadas em casa com diferentes funções. Algumas ajudam a estimular a concentração na área de trabalho e estudo, enquanto outras servem para relaxar antes de dormir.

Clássico, o óleo essencial de lavanda tem efeito relaxante. Conheça outros aromas terapêuticos para espalhar pelo lar e seus respectivos benefícios:

– Alecrim: estimula a concentração, sendo indicado para áreas de trabalho e estudo.

aromaterapia-alecrim

Use alecrim e estimule a concentração

– Aloe Vera: calmante, auxilia na meditação.

– Lavanda: não só vence a insônia, mas também a depressão, tensão e cansaço. Uma gota no travesseiro ajuda a relaxar, assim como em difusores ou em spray, borrifado no ambiente.

– Bergamota: estimula o entusiasmo; bom para utilizar no living em dias de festa.

– Tangerina, gerânio e capim-limão: geram alegria, paz e serenidade, para reuniões em família. Útil em casos de ansiedade, tristeza, desânimo e letargia.

– Olíbano: é revigorante; excelente para dissolver ressentimentos e mágoas. É um óleo que promove o perdão e liberta do passado.

– Rosa: tem poder de sedução e aumenta a autoestima.

aromaterapia-rosas

Aroma da rosa pode fazer bem para a automestima

– Patchouli: é sedativo; pode ser usado para casos de fadiga e ansiedade. Também usado em casos de obesidade, pois auxilia a diminuir a compulsão alimentar.

– Gerânio: é equilibrante; reduz alterações de humor durante a TPM e menopausa, ansiedade, estresse e sentimentos de culpa.

– Eucalipto: refresca quartos de doentes. Anti-reumático, analgésico e descongestionante. Purifica os ambientes carregados de energia psíquica negativa, principalmente após as brigas e discussões.

– Cravo: ajuda na autoconfiança e estimula a coragem.

Receitas caseiras para aromaterapia:

Ferver cascas de laranja ou limão para extrair o óleo essencial dessas frutas serve para relaxar e umidificar o ambiente nos dias secos. O aroma da laranja misturado com cravo e canela é bactericida, fungicida e anti-mofo. E óleo essencial de cedro com lavanda ou lemongrass com laranja e lavanda também têm essa mesma ação.

aromaterapia-laranja

Misturado com cravo e canela, aroma da laranja se transforma em um poderoso bactericida, fungicida e anti-mofo

Os óleos cítricos e herbais usados no quarto pela manhã ajudam a despertar. Para depois do almoço e durante o trabalho, alecrim e hortelã evitam a letargia no escritório. À noite, fique com os relaxantes na sala de TV.

Como espalhar os aromas

Existem muitas as maneiras de uso dos óleos essenciais na sua casa. As mais comuns são:

– Spray: coloque água em um borrifador comum de plantas e nele adicione algumas gotas de óleo essencial. Em geral, a medida é de 15 ou 20 gotas para 125 ml de água. Agite a mistura antes de usar.

aromaterapia-spray

Prático, spray pode espalhar bons aromas pela casa

– Queimadores e difusores de óleos: os difusores vêm geralmente acompanhados de um recipiente onde se coloca água e depois algumas gotas do óleo escolhido; na sua parte inferior há um lugar para colocar uma vela acessa que vai aquecer delicadamente água, fazendo com que o óleo seja liberado.

– Direto na água quente: para um efeito de última hora, experimente pingar algumas gotas de óleo essencial dentro de um recipiente com água quente. O aroma não dura tanto quanto nos difusores, mas funciona bem para festas, jantares e quartos de pessoas doentes.

 

+ Conheça as plantas que podem melhorar o ar da casa

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

+ Bonsais podem levar harmonia para a decoração da casa

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas